INSTALAÇÃO ANTIGA E SEM PROJETO

Responder
rguerreiro.frg
Curioso
Curioso
Registado: 18 mar 2013, 22:42

INSTALAÇÃO ANTIGA E SEM PROJETO

Mensagem por rguerreiro.frg »

Boas, Caros colegas

tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida, se alguem tenha passado o mesmo que eu

Actualmente, a legislação diz que para potencias superior a 50 kva, é necessário projeto...

Eu pergunto: e Se a instalação for antiga com cerca de 30 anos, e que na altura nunca houve projeto, será que agora terá de ser feito um projecto para pedir certificações?

Passo a explicar... Estou a tentar pedir uma certificação para uma loja num centro comercial com cerca de 30 anos, e a certiel está a pedir-me o projecto do centro comercial. Fui à EDP, disseram que não existia, fui à Camara, disseram que não existia, fui ter com a administração do centro, disseram que não existia... :shock: :shock:
Existe alguma lei, decreto, etc, que isente as instalações eléctricas antigas de projecto ? è porque assim não for o proprietario da loja tem literalmente, de "mãos atadas"... :roll:

obrigado a todos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: INSTALAÇÃO ANTIGA E SEM PROJETO

Mensagem por ohmico »

Boas,

o centro comercial teve e ter projecto na altura da construção / licenciamento.

Tem que indagar quem foi o construtor e contactá-lo, se ainda existir, para este lhe indicar quem fez o projecto, e de seguida bater-lhe à porta...

Ohmico
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Boas!

À 30 anos a legislação já obrigava a projetos para potências acima de 50KVA, só que realmente existem situações como as que descreve, na altura a EDP era a entidade que vistoriava e aprovava as instalações, logo na minha opinião é responsável de primeira linha em não cumprir a legislação, e será quem terá de solucionar o problema.

Cumprs.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Josecalado Escreveu:Boas!

À 30 anos a legislação já obrigava a projetos para potências acima de 50KVA, só que realmente existem situações como as que descreve, na altura a EDP era a entidade que vistoriava e aprovava as instalações, logo na minha opinião é responsável de primeira linha em não cumprir a legislação, e será quem terá de solucionar o problema.

Cumprs.
Se a EDP diz que não tem projecto, mas a instalação tem um contrato superior a 50kVA, então deve ser apuradas responsabilidade dentro da EDP.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Dependendo do contrato assinado pelo logista, é da responsabilidade do Centro Comercial, fornecer todos os elementos, e diligenciar alterações ao projeto existente, para eventuais aumentos de potências das lojas, etc.

rguerreiro.frg Escreveu:Boas, Caros colegas

tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida, se alguem tenha passado o mesmo que eu

Actualmente, a legislação diz que para potencias superior a 50 kva, é necessário projeto...

Eu pergunto: e Se a instalação for antiga com cerca de 30 anos, e que na altura nunca houve projeto, será que agora terá de ser feito um projecto para pedir certificações?

Passo a explicar... Estou a tentar pedir uma certificação para uma loja num centro comercial com cerca de 30 anos, e a certiel está a pedir-me o projecto do centro comercial. Fui à EDP, disseram que não existia, fui à Camara, disseram que não existia, fui ter com a administração do centro, disseram que não existia... :shock: :shock:
Existe alguma lei, decreto, etc, que isente as instalações eléctricas antigas de projecto ? è porque assim não for o proprietario da loja tem literalmente, de "mãos atadas"... :roll:

obrigado a todos
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”