Arranque Bomba Poço Agua

Responder
Jp25
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 jan 2016, 04:34

Arranque Bomba Poço Agua

Mensagem por Jp25 »

Boas pessoal . Estou aqui com umas duvidas . O motor/bomba do poço do homem ta puxar muita corrente cada vez que liga e as luzes equipametos sufrem uma baixa de corrente durante 2 sec . Tudo funciona normalmente mas visto eu ser adepto do perfecioniso gostava de por aquilo direito .ate porque nao e la muito bom para a electronica aquelas constantes falhas de corrente cda vez liga a bomba. Pronto o motor é monofasico e disseme ele que é de 9cv. Corrente quadro ta nos 25 A penso eu.Mesmo sendo poste fim de linha esta situacao nao devia acontecer .ja andei la a ver tem la contactor reles. Gostav de sabes se é possivel colocar la algum tipo de arrancador para nao comer tanta corrente no arranque. Uma ajudinha acerca de solucao era bem vindas . Comprimentos
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Arranque Bomba Poço Agua

Mensagem por mitos »

Bom dia,
não existem motores monofásicos com 9 CV.

Mesmo assim em determinadas zonas onde a linha de alimentação já está sobrecarregada (principalmente em zonas rurais) é normal durante o arranque de um motor existir interferência pois a tensão na linha vai cair momentaneamente
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
mitos Escreveu:Bom dia,
não existem motores monofásicos com 9 CV.
Mesmo assim em determinadas zonas onde a linha de alimentação já está sobrecarregada (principalmente em zonas rurais) é normal durante o arranque de um motor existir interferência pois a tensão na linha vai cair momentaneamente
O pessoal não faz a apresentação, e nós temos que adivinhar onde estão e qual a tensão.
Tentando adivinhar deve de ser Brasil, onde há potencia não normalizadas (CE), mas...ficamos aguardando por mais noticias.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Jp25
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Jp25 »

Pois nao sabia por onde conhecar . Quanto a potencia do motor nao sei qual e mas em relacao a zona fica em vila nova famalicao fregesia gaviao por tras da vieira de castro .. sem sabendo a potendia do motor e mesmo sendo fim de linha tem alguma solucao alem de trocar por um motor menos potente ???
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Jp25 Escreveu:Pois nao sabia por onde conhecar . Quanto a potencia do motor nao sei qual e mas em relacao a zona fica em vila nova famalicao fregesia gaviao por tras da vieira de castro .. sem sabendo a potendia do motor e mesmo sendo fim de linha tem alguma solucao alem de trocar por um motor menos potente ???
9CV monofásico não existe.
Nem sei se alguma vez existiu.

Se existisse, era menino para se atirar para cima dos 200A só no arranque...
Logo, o pequenito disjuntor de 25A nem respirava...
E já está a ver que mesmo que passe para metade de potência, seria metade da corrente e mesmo assim, os 25A são curtos.
Tente averiguar qual a potência real desse motor.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

E eu a tentar adivinhar se não seria 110 ou até bifásico (com diversas tensões) do Brasil, e sai que é cá. Oh "Jp25" mas a potencia é 9CV ou não é? Não é de certeza.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Manuel Simoes
Curioso
Curioso
Registado: 14 jan 2016, 20:15
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por Manuel Simoes »

É normal no arranque de um motor eléctrico há sempre uma queda de tenção que se nota principalmente na iluminação e se for no final de linha ainda pior, porque a tensão eléctrica já está abaixo do normal devido ao comprimento da linha desde o PT até aquele ponto. A solução para este problema, para mim, seria montar um variador electrónico de frequência, que faz o arranque suave do motor, só deixa ser a solução porque é um equipamento caro.

Manuel Simões
Manuel Simões
Jp25
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Jp25 »

Realmente o motor n deve ser 9cv . Deve ser 1 ou 1.5 .nao tem esquema e motor nta a vista .... agora variador frequencia e pra esquecer devido ao preco . E um arrancador progressivo q dizem ??? Existe pra monifasico ??? Ja agora sou de portugal . Braga . Famalicao.
Responder

Voltar para “Dúvidas”