Antes de mais muito boa noite a todos e a este forum q tem ajudado. Nunca tinha participado até agora que preciso de ajyda e opinoes de pessoas q possam dar algum valor.
Este ano adquiri um apartamento para remodelar inserido num predio com 2 andares (cafe r/c e 1 andar e 2 andar apartamentos). A casa ja tem uns anitos e nestes ultimos anos esteve desabitada mas achamos q seria uma casa engracada apos remodelacao. Ate aqui tudo bem.
1a coisa que fiz foi pedir entao contador a edp. Por telefone disseram q estava tudo bem ate que na semana q deveriamos combinar c a edp a visita, telefonam a dizer q e necessario uma certificacao da certiel para se proceder a instalacao do contador.
Alguem ja teve um caso destes? O 1 andar tem electricidade....
Agora apos falar com pessoas, existe um historial com a casa com antigo proprietario e necessario alterar tubagens e instalacao da caixa da rua para o quadto existente dentro do predio e podera ser necessario refazer toda a instalacap electrica do ptedio p os 2 andares pq da forma que esta agora devido aos diametros usados podera nao ser possivel ter a certificacao da certiel.
Alguem sabe de alguma lei que me podera proteger em relacao a esta situacao?
Muito obrigado a todos
MJ
ajuda - apartamento antigo EDP nao instala contador
Re: ajuda - apartamento antigo EDP nao instala contador
Boas,
Uma vez que o contrato de fornecimento de energia do andar na altura foi anulado pelo propriétario, agora é necessário um certificado de exploração passado pela CERTIEL apenas do andar, a pedido de um técnico inscrito na DGE.
Cps
ALMS
Uma vez que o contrato de fornecimento de energia do andar na altura foi anulado pelo propriétario, agora é necessário um certificado de exploração passado pela CERTIEL apenas do andar, a pedido de um técnico inscrito na DGE.
Cps
ALMS
A caixa da rua deve ser a portinhola, que é da responsabilidade da EDP a sua eventual substituição. Dentro do prédio deve existir um quadro de colunas para alimentar os dois apartamentos e a loja se esta não tiver um ramal independente. Nas remodelações são permitidos diâmetros de tubos inferiores relativamente a prédios novos, mas as questões de segurança devem estar de acordo com as RTIEBT.
Nas remodelações o DL 272/92 obriga a certificar a instalação.
Nas remodelações o DL 272/92 obriga a certificar a instalação.
Muito Obrigado pelas respostas
O "filme" continua. Como o predio na sua totalidade tem uma potência superior a um x valor, estão agora a pedir um projecto electrico.
->alguem sabe se esse projecto electrico pedido é de todo o prédio? (nao tive oportunidade de falar com o electricista)
-> O projecto pedido vai ser usado para validar a instalação de todo o prédio? (se for assim estou tramado pq ninguem vai fazer obras para me resolver o problema)
tudo para colocar um contador............
Obrigado
O "filme" continua. Como o predio na sua totalidade tem uma potência superior a um x valor, estão agora a pedir um projecto electrico.
->alguem sabe se esse projecto electrico pedido é de todo o prédio? (nao tive oportunidade de falar com o electricista)
-> O projecto pedido vai ser usado para validar a instalação de todo o prédio? (se for assim estou tramado pq ninguem vai fazer obras para me resolver o problema)
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O projeto é para todo o prédio, já que é este acaba por ultrapassar o valor mínimo exigido para obrigar a fazer projeto. e não o seu apartamento ou o troço que alimenta o seu apartamento.joaomac77 Escreveu:Muito Obrigado pelas respostas
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
R/c-1º-2º ultrapassa a potência é Dtr e Esq ? só se for o estabelecimento? tente saber qual a potência contratada para estabelecimento e as outras fracções?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
O projeto e da coluna montante, junto com o projeto vai estar uma ou mais fichas eletrotécnicas a identificar todos os locais de consumo e respetivas potências, e respetivos coeficientes de simultaneidade
Se a coluna montante não tiver condições para a potência desse novo local de consumo, vai depois do projeto aprovado ter de fazer nova coluna montante, pedir certificação, é a instalação do novo local de consumo também vai ser alvo de certificação, é claro vai ter de pagar reforço de ramal, pagar viabilidade do aumento de potência na EDP, é alguma paciência, pois todo este processo demora alguns meses, executar projeto, EDP dar viabilidade do aumento de potência, Certiel aprovar projeto, executar obra, pedir certificações, demora uns meses, mas não desanime é vá em frente.
[Lquote="joaomac77"]Muito Obrigado pelas respostas
Obrigado[/quote]
O projeto e da coluna montante, junto com o projeto vai estar uma ou mais fichas eletrotécnicas a identificar todos os locais de consumo e respetivas potências, e respetivos coeficientes de simultaneidade
Se a coluna montante não tiver condições para a potência desse novo local de consumo, vai depois do projeto aprovado ter de fazer nova coluna montante, pedir certificação, é a instalação do novo local de consumo também vai ser alvo de certificação, é claro vai ter de pagar reforço de ramal, pagar viabilidade do aumento de potência na EDP, é alguma paciência, pois todo este processo demora alguns meses, executar projeto, EDP dar viabilidade do aumento de potência, Certiel aprovar projeto, executar obra, pedir certificações, demora uns meses, mas não desanime é vá em frente.
[Lquote="joaomac77"]Muito Obrigado pelas respostas
Obrigado[/quote]
Cpts.
Energy
Energy