Medição de enrolamentos de motores
-
- Curioso
- Mensagens: 60
- Registado: 31 jul 2012, 15:27
- Localização: Cascais
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Medição de enrolamentos de motores
Antes de mais quero agradecer e desejar um feliz natal e um ótimo ano novo.
Estou a fazer um estudo de motores trifásicos 380v AC estrela triangulo, e deparei-me com uma duvida e gostava que alguém me ajudasse se for possível claro.
Gostava de saber os cálculos para calcular a resistência dos enrolamentos de um motor em termos de valor ohm (símbolo: Ω), vamos supor que tenho um problema com um motor fiz o teste com um mega e esta bom com a carcaça , mas o motor não funciona , tenho de medir os valores dos enrolamentos e que cálculos posso fazer para chegar a uma conclusão que os enrolamentos estão ok?
Muito Obrigado
Estou a fazer um estudo de motores trifásicos 380v AC estrela triangulo, e deparei-me com uma duvida e gostava que alguém me ajudasse se for possível claro.
Gostava de saber os cálculos para calcular a resistência dos enrolamentos de um motor em termos de valor ohm (símbolo: Ω), vamos supor que tenho um problema com um motor fiz o teste com um mega e esta bom com a carcaça , mas o motor não funciona , tenho de medir os valores dos enrolamentos e que cálculos posso fazer para chegar a uma conclusão que os enrolamentos estão ok?
Muito Obrigado
Re: Medição de enrolamentos de motores
Qual é o objectivo dos cálculos? Se o teu objectivo é analisares problemas num motor, então interessam-te os rolamentos (aquecimento excessivo e esforço acrescido por falta de lubrificação ou desgaste), a resistência de isolamento (enrolamentos - carcaça), resistência dos enrolamentos (medição feita sem qualquer ligação, entre os 2 terminais de cada enrolamento), corpos estranhos no interior, ligações e apertos.
Para medires os enrolamentos tens duas situações, uma é quando tens os 6 terminais acessíveis, desta forma medes a resistência entre os 2 terminais de cada enrolamento A1-A2, B1-B2, C1-C2. Outra é quando tens apenas 3 terminais acessíveis, desta forma vais medir entre AB, BC e CA, depois esse valor é dividido por 2 caso a ligação esteja em estrela ou multiplicado por 1,5 caso seja em triângulo.
Para medires os enrolamentos tens duas situações, uma é quando tens os 6 terminais acessíveis, desta forma medes a resistência entre os 2 terminais de cada enrolamento A1-A2, B1-B2, C1-C2. Outra é quando tens apenas 3 terminais acessíveis, desta forma vais medir entre AB, BC e CA, depois esse valor é dividido por 2 caso a ligação esteja em estrela ou multiplicado por 1,5 caso seja em triângulo.
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 754
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Localização: Funchal
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Re: Medição de enrolamentos de motores
hmmm, Medir a resistência vai ser difícil pois são da ordem dos miliohms e variam com a temperatura. Pense antes em corrente por fase, ou seja, se tiver um desfasamento no consumo de corrente por fase, superior a 10%, pode considerar que o motor está desiliquilibrado. Atenção que deve ter uma alimentação onde a tensão não varia acima dos 2%.
Neste link encontra uma boa explicação:
http://www.fluke.com/fluke/uses/comunid ... and-drives
Neste link encontra uma boa explicação:
http://www.fluke.com/fluke/uses/comunid ... and-drives
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Medição de enrolamentos de motores
Boas
Resistencia ohmica
Indutancia
Isolamento
Amperagem
Só com estes quatro valores é que podes dizer se está bom ou não.
Não é possível calculares os valores se não souberes qual a secção de fio, numero de espiras e as ligações da bobinagem.
Podes fazer uma "assinatura eléctrica do motor".
Cump.
Mário
Se estamos a falar de um motor trifásico de rotor em curto-ciruito, temos o seguinte:andremdlopes Escreveu:Antes de mais quero agradecer e desejar um feliz natal e um ótimo ano novo.
Estou a fazer um estudo de motores trifásicos 380v AC estrela triangulo, e deparei-me com uma duvida e gostava que alguém me ajudasse se for possível claro.
Gostava de saber os cálculos para calcular a resistência dos enrolamentos de um motor em termos de valor ohm (símbolo: Ω), vamos supor que tenho um problema com um motor fiz o teste com um mega e esta bom com a carcaça , mas o motor não funciona , tenho de medir os valores dos enrolamentos e que cálculos posso fazer para chegar a uma conclusão que os enrolamentos estão ok?
Muito Obrigado
Resistencia ohmica
Indutancia
Isolamento
Amperagem
Só com estes quatro valores é que podes dizer se está bom ou não.
Não é possível calculares os valores se não souberes qual a secção de fio, numero de espiras e as ligações da bobinagem.
Podes fazer uma "assinatura eléctrica do motor".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Mensagens: 60
- Registado: 31 jul 2012, 15:27
- Localização: Cascais
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Re: Medição de enrolamentos de motores
Boa noite a todos e obrigado pelas respostas, mas vi que não é fácil ter um cálculo para uma resistência homica de um enrolamento.....
Em termos de isolamento o mega resolve, para saber se o enrolamento está a consumir mais ou menos que outro medição pinça, .....
Cálculo de resistência com valores que tenho complica
Tem de haver um cálculo para acharmos esse valor , vou continuar a pesquisa
Obrigado
Em termos de isolamento o mega resolve, para saber se o enrolamento está a consumir mais ou menos que outro medição pinça, .....
Cálculo de resistência com valores que tenho complica

Tem de haver um cálculo para acharmos esse valor , vou continuar a pesquisa
Obrigado
Re: Medição de enrolamentos de motores
Há forma de calculares, tal como o Mário referiu mas precisas de saber a secção do fio, o seu comprimento (pelo numero de espiras), as ligações e a resistividade do fio.
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Medição de enrolamentos de motores
É complicado, porque às vezes desconhecemos as técnicas e os materiais usados pelo fabricante para produzir o motor. Logo irá influenciar em muito, a resistência dos enrolamentos do mesmo.
Podemos é ter valores típicos para motores da mesma potência, mas continuamos a saber o mesmo. Por exemplo, concluir que um motor de 5,5kW tem uma resistência de 2,5 ohm por enrolamento, não nos diz nada se ao lado temos outro igual (mas de fabricante diferente) e com uma resistência de 3,2 ohm.
Agora, posso é concluir que para o mesmo motor, dois enrolamentos de 2,5 e o terceiro 3,2ohm, aí sim posso suspeitar que algo está errado com ele...
Quem diz motores, diz por exemplo balastros ferromagnéticos. As resistência são diferentes, entre fabricantes, mas andam todos à volta de um determinado valor. Como é obvio, esse valores nunca são na ordem de grandeza de 50% a mais ou a menos...
Mas num balastro as coisas são muito, mas mesmo muito mais simples...
Resumindo, por causa da variedade de variáveis num motor, a resistência não é previsível com fórmulas.
Podemos é ter valores típicos para motores da mesma potência, mas continuamos a saber o mesmo. Por exemplo, concluir que um motor de 5,5kW tem uma resistência de 2,5 ohm por enrolamento, não nos diz nada se ao lado temos outro igual (mas de fabricante diferente) e com uma resistência de 3,2 ohm.
Agora, posso é concluir que para o mesmo motor, dois enrolamentos de 2,5 e o terceiro 3,2ohm, aí sim posso suspeitar que algo está errado com ele...
Quem diz motores, diz por exemplo balastros ferromagnéticos. As resistência são diferentes, entre fabricantes, mas andam todos à volta de um determinado valor. Como é obvio, esse valores nunca são na ordem de grandeza de 50% a mais ou a menos...
Mas num balastro as coisas são muito, mas mesmo muito mais simples...
Resumindo, por causa da variedade de variáveis num motor, a resistência não é previsível com fórmulas.
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 1911
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: Medição de enrolamentos de motores
Boas,
parece-me não ser de grande utilidade a medição da resistência óhmica dos enrolamentos de um motor de rótor em CC.
De qualquer modo, pode submeter o enrolamento a medir, a uma tensão CC variável, controlada através de um amperímetro, fixando-a num valor que depois deverá ser aplicado aos outros enrolamentos do mesmo motor para comparação. R=U/I.
Ohmico
parece-me não ser de grande utilidade a medição da resistência óhmica dos enrolamentos de um motor de rótor em CC.
De qualquer modo, pode submeter o enrolamento a medir, a uma tensão CC variável, controlada através de um amperímetro, fixando-a num valor que depois deverá ser aplicado aos outros enrolamentos do mesmo motor para comparação. R=U/I.
Ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Medição de enrolamentos de motores
Boas
Para a resistência ohmica tens que ter um miliohmímetro, e o valor dos enrolamentos tem que ser igual.
Quando há um problema com um motor, deves de fazer tudo o que já foi descrito mais uma análise de vibrações mas com espectro, e não esquecer as harmónicas se lá estiverem.
Cump.
Mário
Quando digo "isolamento" é tudo, PI, PD, DAR.andremdlopes Escreveu:Boa noite a todos e obrigado pelas respostas, mas vi que não é fácil ter um cálculo para uma resistência homica de um enrolamento.....
Em termos de isolamento o mega resolve, para saber se o enrolamento está a consumir mais ou menos que outro medição pinça, .....
Cálculo de resistência com valores que tenho complica![]()
Tem de haver um cálculo para acharmos esse valor , vou continuar a pesquisa
Obrigado
Para a resistência ohmica tens que ter um miliohmímetro, e o valor dos enrolamentos tem que ser igual.
Quando há um problema com um motor, deves de fazer tudo o que já foi descrito mais uma análise de vibrações mas com espectro, e não esquecer as harmónicas se lá estiverem.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Mensagens: 60
- Registado: 31 jul 2012, 15:27
- Localização: Cascais
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Re: Medição de enrolamentos de motores
Muito mas muito obrigado a todos pelo vosso tempo e disponibilidade. Bom natal a todos obrigado
-
- Curioso
- Mensagens: 49
- Registado: 28 dez 2010, 15:15
- Localização: Viseu/ Aveiro
Re: Medição de enrolamentos de motores
Boas em relação à medição da resistência ohmica no estator é possível que ao medir um motor trifásico de 5,5kw dar um valor de resistência igual nos 3 enrolamentos mas que esse valor varie entre uma dada faixa de valores (2,7 a 3,1ohms) mas esta variação acontece nos 3 enrolamentos ou seja se deixar as pontas do multímetro a medir um enrolamento este tem variações de 2,7ohm a 3,1ohm e o mesmo acontece para os restantes enrolamentos.
Isto é normal ou é sinal de que algo está mal.
O motor é controlado por um variador de velocidade.
Isto é normal ou é sinal de que algo está mal.
O motor é controlado por um variador de velocidade.
Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: ricsilva1990@gmail.com
EMAIL: ricsilva1990@gmail.com
Re: Medição de enrolamentos de motores
Se mais nada se passa não tem que se preocupar.
Como já foi dito a medida da resistência dos enrolamentos dum motor não é método aplicável para diagnostico de avaria .
Se tiver duvidas utilize a pinça amperimétrica para verificar o equilíbrio entre fases.
Como já foi dito a medida da resistência dos enrolamentos dum motor não é método aplicável para diagnostico de avaria .
Se tiver duvidas utilize a pinça amperimétrica para verificar o equilíbrio entre fases.
Cps.
- Mário
- Team Apoio
- Mensagens: 8131
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Localização: Lisboa
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Medição de enrolamentos de motores
Boas
Cump.
Mário
Se o motor é "novo" o valor é "ou deve de ser" igual nos 3 enrolamentos. Se o motor já queimou e foi reparado, o valor pode não dar igual.silvasporting Escreveu:Boas em relação à medição da resistência ohmica no estator é possível que ao medir um motor trifásico de 5,5kw dar um valor de resistência igual nos 3 enrolamentos mas que esse valor varie entre uma dada faixa de valores (2,7 a 3,1ohms) mas esta variação acontece nos 3 enrolamentos ou seja se deixar as pontas do multímetro a medir um enrolamento este tem variações de 2,7ohm a 3,1ohm e o mesmo acontece para os restantes enrolamentos.
Isto é normal ou é sinal de que algo está mal.
O motor é controlado por um variador de velocidade.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."