Tubo VD vs Tubo GRIS

CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por CAOR »

O pré cablado desde que seja dimensionado com tubo rígido (atenção que vários fabricantes) Um AZUL muito bom! qual o problema! desenfiar? daqui uns anos?
O trabalho á despesa já não existe e orçamentos só pelo mais baratinho e fazer o trabalho sozinho se se quer ter trabalhito!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

CAOR Escreveu:O pré cablado desde que seja dimensionado com tubo rígido (atenção que vários fabricantes) Um AZUL muito bom! qual o problema! desenfiar? daqui uns anos?
O trabalho á despesa já não existe e orçamentos só pelo mais baratinho e fazer o trabalho sozinho se se quer ter trabalhito!
O problema é que o tubo pré-cablado não é permitido por lei, quando este fica por baixo das argamassas, metido em roços.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Proibido por Lei? debaixo de argamassas? dentro de roços?

Bem gostaria de saber qual o decreto lei? (lei não á! existe normas de boa execução) que informa isso?

Já agora para que servia o referido tubo cablado? estou a falar anelado com fio V 1,5 e 2,5 mm?

Á Anos que coloco este tipo de tubo e nunca me foi colocado pelos inspetores da Certiel que tal não era admissível!
Aliás já não coloco tubo VD á Anos a não ser tipo Exterior com cabo VV.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

CAOR Escreveu:Proibido por Lei? debaixo de argamassas? dentro de roços?

Bem gostaria de saber qual o decreto lei? (lei não á! existe normas de boa execução) que informa isso?

Já agora para que servia o referido tubo cablado? estou a falar anelado com fio V 1,5 e 2,5 mm?

Á Anos que coloco este tipo de tubo e nunca me foi colocado pelos inspetores da Certiel que tal não era admissível!
Sim, existe legislação que obriga a isso, chamar de decreto lei é forte, é uma Portaria... É um documento normativo e vinculativo, de aplicação obrigatória, que manda à fava qualquer "regra de boas práticas" que são passadas de boca em boca e ajustadas de acordo com o belo prazer de alguns...
Não pode exigir um documento oficial, quando o que apoia o seu argumento, é baseado num documento oficioso...

É um documento de pesada leitura, mas no ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.". Já agora, os tubos redondos, são condutas circulares... Roços são os rasgos nas paredes...
O tubo pré cablado é bom para colocar em paredes e tectos falsos por exemplo, que não colide com o referido ponto.

E como era de esperar, como é que um inspector da certiel um dia em conversa irá sonhar que a sua instalação foi feita dessa forma? Ele por acaso acompanhou a obra?
É o mesmo que dizer, como é que ele vai adivinhar que a ligação à terra é feita em varetas, e não à estrutura metálica do prédio? Ele por acaso tem acesso a essas ligações? Ele também não vai fazer um raio-x ao prédio... Ele apenas sonha que as pessoas saibam alguma coisa da regras técnicas...
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Nas ITED o tubo anelado com superfície interior corrugado é permitida em tetos falsos e paredes ocas. Proibidas nas restantes opções. Nas instalações eléctricas segue o mesmo principio? É permitido em tetos falsos tubos com paredes interiores que não sejam lisas e proibidas nas restantes?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times

Mensagem por migjac »

migjac Escreveu:Nas ITED o tubo anelado com superfície interior corrugado é permitida em tetos falsos e paredes ocas. Proibidas nas restantes opções. Nas instalações eléctricas segue o mesmo principio? É permitido em tetos falsos tubos com paredes interiores que não sejam lisas e proibidas nas restantes?
Alguém ajuda?
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Has thanked: 12 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por nfh »

Tenho exatamente a mesma dúvida: qual é o tipo de tubo que é normalmente utilizado para instalações elétricas?
E qual é o diâmetro mais comum?
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Has thanked: 12 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por nfh »

quero aprender Escreveu: 10 abr 2012, 23:54 VD à vista fica bem ...
Ou mesmo calha tecnica ...

Agora para embutir ? Isogris , ou anelado ... mais rapido ... se bem que o anelado é de evitar ...
O comentário já vai longe no tempo, mas o tubo anelado, por comparação com Isogris, faz alguma diferença (se estivermos a falar de tubagem que anda em tectos falsos e portanto nunca será betonado)?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times

Mensagem por eng_jersilva »

nelmindo Escreveu: 17 dez 2015, 00:59
CAOR Escreveu:Proibido por Lei? debaixo de argamassas? dentro de roços?

Sim, existe legislação que obriga a isso, chamar de decreto lei é forte, é uma Portaria... É um documento normativo e vinculativo, de aplicação obrigatória, que manda à fava qualquer "regra de boas práticas" que são passadas de boca em boca e ajustadas de acordo com o belo prazer de alguns...
Não pode exigir um documento oficial, quando o que apoia o seu argumento, é baseado num documento oficioso...

É um documento de pesada leitura, mas no ponto 522.8.1.1, da Portaria n.º 949 de 2006, diz o seguinte " — Os condutores e os cabos só devem ser enfiados nas condutas embebidas em roços nos elementos da construção após a colocação destas.". Já agora, os tubos redondos, são condutas circulares... Roços são os rasgos nas paredes...
O tubo pré cablado é bom para colocar em paredes e tectos falsos por exemplo, que não colide com o referido ponto.

E como era de esperar, como é que um inspector da certiel um dia em conversa irá sonhar que a sua instalação foi feita dessa forma? Ele por acaso acompanhou a obra?
É o mesmo que dizer, como é que ele vai adivinhar que a ligação à terra é feita em varetas, e não à estrutura metálica do prédio? Ele por acaso tem acesso a essas ligações? Ele também não vai fazer um raio-x ao prédio... Ele apenas sonha que as pessoas saibam alguma coisa da regras técnicas...

Boa tarde,

antes demais desculpem o "desenterrar" deste tópico mas uma vez que tive necessidade de me esclarecer sobre o assunto da tubagem pré cablada vejo-me também na necessidade de dar o meu contributo.

Então relativamente a permissão ou não do uso da tubagem pré cablada, depois de ler alguns tópicos sobre este assunto e ter lido o ponto 522.8.1.1 das RTIEBT, que foi aqui referido, a minha interpretação é que, neste ponto, nada impede o uso deste tipo de tubagem "tubagem pré cablada" , o impedimento a que se refere este ponto, é o de não se poder enfiar condutores/cabos antes de estes estarem embutidos CASO o tubo em questão seja o típico "tubo normal" se assim se pode chamar, isto é, se usar um tudo VD, GRIS, etc, não posso eu enfiar os condutores/cabos nesses mesmos tubos e depois embeber esse tubo+condutor nos roços...
Esta é a minha opinião. No entanto tentarei clarificar este assunto junto da CERTIEL/LIQ/IEP.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “Dúvidas”