Boas estou acabar trabalho de colega que imigrou e deixou um tubo VD 20 em cada quarto de habitação, para as duas tecnologias Cooxial e rede UTP em cada quarto.
A dúvida é e uma vez que ainda não fiz a frequência para o ITED 3, por isso desconheço e segundo me informaram que agora era por as medidas exteriores do tubo! o ITED 2 era 25mm interior.
Por isso peço ajuda de se o tubo VD 20 dá para esta aplicação de duas tecnologias, a distancia média de cada tomada é de 10MT.
Obrigado.
Tubagem para tomada única!
-
- Curioso
- Registado: 02 set 2010, 00:44
- Has thanked: 1 time
Re: Tubagem para tomada única!
Boas amigo.
Tudo VD 20 é suficiente para as 2 tecnologias, atendendo ao ITED 3.
A distância máxima recomendada é de 15 metros, por isso está dentro do previsto.
Tudo VD 20 é suficiente para as 2 tecnologias, atendendo ao ITED 3.
A distância máxima recomendada é de 15 metros, por isso está dentro do previsto.
Com os melhores cumprimentos,
Engº. Tiago Santos
Engº. Tiago Santos
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Been thanked: 8 times
Obrigado Eng Tiago pela resposta, no caso é num andar (prédio com dez fracções) mas estou a acabar este, presumo pelo que aprendi ainda no ITED 2
era um tubo 25mm por isso a minha diferença? tem um tubo de 20 em VD em cada quarto são (3) um na cozinha, um também na sala dois tubos de 20 que será para a Zap com 3 caixas fundas - Cooxial + rede + e 2 para F.O.
Tem dois tubos a 32mm para a escada.
Pergunto caso me queira dar a sua opinião se está dentro do regulamento ITED 3 ?
Obrigado.
era um tubo 25mm por isso a minha diferença? tem um tubo de 20 em VD em cada quarto são (3) um na cozinha, um também na sala dois tubos de 20 que será para a Zap com 3 caixas fundas - Cooxial + rede + e 2 para F.O.
Tem dois tubos a 32mm para a escada.
Pergunto caso me queira dar a sua opinião se está dentro do regulamento ITED 3 ?
Obrigado.
-
- Curioso
- Registado: 02 set 2010, 00:44
Boa noite,
Não estou a perceber o que indicou. tem de ser mais claro.
No ITED 2 por exemplo, era possível aplicar 1 cabo UTP e 1 cabo coaxial T100 numa tubo VD20 (mas se fosse tubo ERM/Isogris já tinha de ser de 25mm). Isto tem a ver com o material previsto (diâmetro exterior do cabo e o diâmetro interior do tubo).
No ITED 3 as exigências diminuíram (alteração da formula, que passa a referenciar o diâmetro exterior do tubo e não o interior).
No caso que refere, tem de existir projeto. Logo tem que consultar o que é pedido e se o mesmo respeita a 2ª ou 3ª Edição do ITED.
A execução da obra tem que respeitar o projeto e a legislação que vigorava na altura do processo de licenciamento.
Não estou a perceber o que indicou. tem de ser mais claro.
No ITED 2 por exemplo, era possível aplicar 1 cabo UTP e 1 cabo coaxial T100 numa tubo VD20 (mas se fosse tubo ERM/Isogris já tinha de ser de 25mm). Isto tem a ver com o material previsto (diâmetro exterior do cabo e o diâmetro interior do tubo).
No ITED 3 as exigências diminuíram (alteração da formula, que passa a referenciar o diâmetro exterior do tubo e não o interior).
No caso que refere, tem de existir projeto. Logo tem que consultar o que é pedido e se o mesmo respeita a 2ª ou 3ª Edição do ITED.
A execução da obra tem que respeitar o projeto e a legislação que vigorava na altura do processo de licenciamento.
Com os melhores cumprimentos,
Engº. Tiago Santos
Engº. Tiago Santos
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Been thanked: 8 times
Obrigado pela resposta! não existe projecto, este fogo foi mandado executar pelo dono da obra uma vez que fez a renovação da sua habitação.
Mas segundo parece exigiu ao técnico que começou a obra para cumprir o regulamento do ITED.
Aí que apanhei o que estava instalado no mesmo!
Por isso a duvidas do tubo VD 20 instalado! por quarto para as duas tecnologias.
Cumprimentos.
Mas segundo parece exigiu ao técnico que começou a obra para cumprir o regulamento do ITED.
Aí que apanhei o que estava instalado no mesmo!
Por isso a duvidas do tubo VD 20 instalado! por quarto para as duas tecnologias.
Cumprimentos.
CAOR Escreveu:Boas estou acabar trabalho de colega que imigrou e deixou um tubo VD 20 em cada quarto de habitação, para as duas tecnologias Cooxial e rede UTP em cada quarto.
A dúvida é e uma vez que ainda não fiz a frequência para o ITED 3, por isso desconheço e segundo me informaram que agora era por as medidas exteriores do tubo! o ITED 2 era 25mm interior.
Por isso peço ajuda de se o tubo VD 20 dá para esta aplicação de duas tecnologias, a distancia média de cada tomada é de 10MT.
Obrigado.
Sou novato nestas andanças.
Mas o ITED 3 apresenta uma formula para o diametro externo mínimo do tubo

d_n é o diametro externo do cabo n
O tubo de 20 mm é o minimo permitido nas instalações individuais.