Tamanho importa?
Tamanho importa?
Amigos,
Um motor mais forte ligado diretamente na rede elétrica de uma casa aguenta suprir a demanda da mesma sem baterias? Vamos supor que o local tem vento forte sempre. vamos imaginar uma casa usando o consumo com geladeira, televisão lâmpada e ventilador.
Ou pelo menos quantos % deste consumo conseguiria o motor segurar.
Qual a potência recomendada de um motor para este cenário?
Gostaria da resposta para ter uma noção da capacidade de um motor.
sou novato na área e gostaria de fazer um projeto caseiro de energia eólica.
ainda estou iniciando as pesquisas e preciso de um norte.
Abraço!!!
Um motor mais forte ligado diretamente na rede elétrica de uma casa aguenta suprir a demanda da mesma sem baterias? Vamos supor que o local tem vento forte sempre. vamos imaginar uma casa usando o consumo com geladeira, televisão lâmpada e ventilador.
Ou pelo menos quantos % deste consumo conseguiria o motor segurar.
Qual a potência recomendada de um motor para este cenário?
Gostaria da resposta para ter uma noção da capacidade de um motor.
sou novato na área e gostaria de fazer um projeto caseiro de energia eólica.
ainda estou iniciando as pesquisas e preciso de um norte.
Abraço!!!
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
Re: Tamanho importa?
Pois tb não percebi muito bem, mas ele não quer um motor , mas sim um gerador (eólica).
Mas tens mesmo vento de dia e de noite?
De qualquer das formas primeiro tens de saber a potência dos teus consumos e depois a potência da eólica.
Mas tens mesmo vento de dia e de noite?
De qualquer das formas primeiro tens de saber a potência dos teus consumos e depois a potência da eólica.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
basta googlar pela net e encontrará muita informação sobre aero-geradores.....
mas como lhe foi dito, primeiro estime a potencia necessária....
mas como lhe foi dito, primeiro estime a potencia necessária....
Jaime Reis
Amigos, desculpe mas não fui claro na minha pergunta.
Um sistema de gerador eólico sem baterias é viável? Ou seja, se não usar baterias em conjunto com o gerador, vamos ter uma produção de energia que vai fornecer energia suficiente para os eletros da casa?
Lembrando que é em local com muito vento e o sistema é ligado direto na rede elétrica.
Grato!
Um sistema de gerador eólico sem baterias é viável? Ou seja, se não usar baterias em conjunto com o gerador, vamos ter uma produção de energia que vai fornecer energia suficiente para os eletros da casa?
Lembrando que é em local com muito vento e o sistema é ligado direto na rede elétrica.
Grato!
-
- Curioso
- Registado: 13 set 2014, 18:05
- Been thanked: 4 times
No meu ver não, mas como em tudo há excepções. Se for um local com bastante vento e constante não precisa de baterias, mas não me acredito que tenha sempre vento, só você é que sabe.
- nunomsmota
- Curioso
- Registado: 30 mar 2009, 00:15
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 1 time
Boas,leoneiva Escreveu:Amigos, desculpe mas não fui claro na minha pergunta.
Grato!
É possível interligar um sistema eólico para Autoconsumo (sem baterias), mas, sempre que este não produzir, continua a necessitar de comprar a energia do seu fornecedor de electricidade habitual.
|Kit Gerador Eólico + Inversor de Rede|
.
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
-
- Curioso
- Registado: 06 mai 2015, 11:27
- Has thanked: 8 times
Pouco percebo deste assunto mas indo pela lógica, sem baterias para armazenar, a gestão do sistema deve ser difícil. Imagine uma noite com muito vento e pouco consumo. O que acontece à energia a ser produzida em excesso? tem de ser injetada da rede... acho que a EDP é capaz de não gostar muito da ideia.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 out 2014, 22:36
- Been thanked: 2 times
Quando refere “tamanho” se está a falar da altura a que se instala o rotor, (embora para alturas pequenas não se observem grandes diferenças), mas por norma a velocidade do vento aumenta com a altitude, logo para alturas superiores é expectável que a produção seja superior.
Se o “tamanho” for em relação à potência do aerogerador também se podem notar diferenças, normalmente os fabricantes para cada gerador fornecem uma curva de potência que indica a produção expectável para as diferentes velocidades do vento. Muitas vezes as maiores diferenças entre as curvas de potência estão associadas com o tipo de controlo do gerador.
Outro aspecto é que por vezes os locais com “vento forte”, não significa que sejam propícios para a produção eólica, por exemplo a turbulência interfere na produção, e nos locais com muita turbulência a produção tende a ser menor e obriga a manutenções mais frequentes. Por isso recomendo que inicialmente realize uma análise do recurso.
Também é necessário analisar o seu consumo, verificar qual é a ponta máxima, o vazio, idealmente será até uma análise da evolução horária.
Se a habitação que pretende alimentar se encontra off-grid nesta situação será necessário recorrer a baterias para garantir a continuidade e fiabilidade do sistema.
Caso se encontre ligada a rede, pode desprezar as baterias, mas nesta situação recomendo que realize uma comparação do valor que esta solução lhe permite economizar na factura eléctrica com o seu investimento de forma a verificar se é viável avançar para a sua implementação.
Se o “tamanho” for em relação à potência do aerogerador também se podem notar diferenças, normalmente os fabricantes para cada gerador fornecem uma curva de potência que indica a produção expectável para as diferentes velocidades do vento. Muitas vezes as maiores diferenças entre as curvas de potência estão associadas com o tipo de controlo do gerador.
Outro aspecto é que por vezes os locais com “vento forte”, não significa que sejam propícios para a produção eólica, por exemplo a turbulência interfere na produção, e nos locais com muita turbulência a produção tende a ser menor e obriga a manutenções mais frequentes. Por isso recomendo que inicialmente realize uma análise do recurso.
Também é necessário analisar o seu consumo, verificar qual é a ponta máxima, o vazio, idealmente será até uma análise da evolução horária.
Se a habitação que pretende alimentar se encontra off-grid nesta situação será necessário recorrer a baterias para garantir a continuidade e fiabilidade do sistema.
Caso se encontre ligada a rede, pode desprezar as baterias, mas nesta situação recomendo que realize uma comparação do valor que esta solução lhe permite economizar na factura eléctrica com o seu investimento de forma a verificar se é viável avançar para a sua implementação.
- miguel11
- Curioso
- Registado: 14 abr 2009, 11:51
- Been thanked: 2 times
Boa noite,
Primeiro convém perceber se o sistema é "on-grid" ou "off-grid".
Segundo, calcular o consumo referentes aos equipamentos (necessidade), potência, nº de horas de utilização, perfil de utilização da habitação (fins de semana, férias, etc..)
Não esquecer que por norma um aerogerador só atinge o sua potêncica nominal com velocidades no intervalo de 9-12m/s.
As vezes a utilização de um sistema híbrido (éolico + fotovoltaíco + baterias ou gerador) é mais compensatório.
Em portugal pode consultar aerogeradores ná página da Windup.pt
Cumps,
Primeiro convém perceber se o sistema é "on-grid" ou "off-grid".
Segundo, calcular o consumo referentes aos equipamentos (necessidade), potência, nº de horas de utilização, perfil de utilização da habitação (fins de semana, férias, etc..)
Não esquecer que por norma um aerogerador só atinge o sua potêncica nominal com velocidades no intervalo de 9-12m/s.
As vezes a utilização de um sistema híbrido (éolico + fotovoltaíco + baterias ou gerador) é mais compensatório.
Em portugal pode consultar aerogeradores ná página da Windup.pt
Cumps,
Desculpe entrar neste post, estou com um problema em um grupo gerador HEIMER DPC-650,75KVA 220V, quando para a forca ele demora cerca de uns 10s para entrar e quando volta a energia ele sai mais a tensao da rede demora uns 3s para voltar,antes entrava sem perceber e agora esta apresentando uma falha de sofre frequencia, nao tenho o manual deste grupo gerador,estou desconfiado da placa de controle,mais queria uma opiniao.Desde ja agradeco.