Calcular seção dos cabos em instalação doméstica?

Responder
Andcarlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 nov 2015, 12:44

Calcular seção dos cabos em instalação doméstica?

Mensagem por Andcarlos »

Bom dia, A instalação elétrica da minha casa está sendo refeita, pq a atual é mto precária(e perigosa até). A minha dúvida é ?como calcular a seção dos cabos a utilizar nas tomadas ? Li em alguns sites para somar a potências dos aparelhos e dividr pela tensão(I=P/V), mas isso me parece absurdo, uma vez que não ficaram todos os aparelhos ligados ao mesmo tempo. Essa é a maneira correta ? Se não, qual é a maneira correta? Não serei eu a fazer a instalação, visto que não tenho experiência, Só estou perguntando aqui pq o eletricista não vem essa semana e como gosto muito da área fiquei curioso a cerca do procedimento e também já quero calcular o preço dos fios e etc.

Segue aqui a tabela dos aparelhos de minha casa com as respectivas potencias:

http://i.imgur.com/ln8ZDvb.png

Desculpe caso esteja cometendo algum erro, se isso não for possível, apagerei o tópico imediatamente. obrigado.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Calcular seção dos cabos em instalação doméstica?

Mensagem por joao-pt »

Segundo me parece estás no Brasil e não conheço a legislação que se aplica aí para poder opinar muito, pelo que percebi existem tensões de 127V e 220V, encontrei num blog (http://chiquinhoeletricista.blogspot.pt ... o-fio.html) uma tabela com os valor daí, em relação à legislação que se aplica terás de perguntar a alguém da área aí no Brasil.
Andcarlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Andcarlos »

Obrigado pela resposta João.
Então, a tensão daqui é 127V, esqueci de mencionar no primeiro post. Já tinha dado uma lida nesse site, porém não entendi como funciona essa distância, tentei entender, mas parecem valores que envolvem um calculo cujo qual eu desconheço. Existe algum material q eu possa consultar quanto a esse tipo de calculo ? Tenho procurado mas não encontrei nada, talvez esteja procurando da maneira errada.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Sim, tem uma maneira de calcular, aquela tabela foi um resumo que já alguém fez.
Calcula-se desta maneira:
http://www.voltimum.pt/artigos/artigos- ... mpadas-led
Imagem
S: secção do condutor em mm²
I: intensidade de corrente de cada lâmpada --> Ilâmpada = Plâmpada/U = 150/230 = 0,65 A cosφ = 1 (salvo outra indicação do fabricante)
n: número de receptores --> 20
L: longitude da linha até ao último receptor --> 14 + 19 x 6 = 128 m
L1: longitude da linha até ao primeiro receptor --> 14 m
γ: conductividade de Cu a 90 ºC --> 45,5 m/(Ω∙mm²)
ΔU: queda de tensão máxima admissível em V --> 3% de 230 V --> 0,03 x 230 = 6,9 V
Imagem
Andcarlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Andcarlos »

Muito obrigado joão. agora entendi perfeitamente este cálculo. Aqui o eletricista recomendou utilizar cabos 4mm² para todas as tomadas. Tenho uma dúvida para o aterramento deverá ser utilizado fio 4mm² também ou pode ser 2,5mm² ?

Já comprei o fio de 4mm² conforme ele recomendou, mas realmente era necessário 4mm ? tendo em vista os aparelhos que listei, que a residência é de 36m² e temos aproximadamente 32 pontos de eletricidade(interruptores e tomadas) ?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Como comecei por dizer, não conheço a legislação brasileira, certamente que o electricista de que falas conhece bem a legislação. Por isso não quero opinar muito e acabar por recomendar alguma ilegalidade no Brasil.

4,0mm2 parece-me adequado para a maioria dos teus equipamentos, pode até justificar-se aumentar para 6,0mm2 nalguns casos e diminuir para 2,5mm2 noutros.
miguel11
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Been thanked: 2 times

Mensagem por miguel11 »

Boas,

Segue abaixo, uma folha de cálculo muito para o calculo de secção de condutores.

https://www.dropbox.com/s/itmycjl5k329s ... o.xls?dl=0

Cumps
Stark
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2015, 07:07
Has thanked: 1 time

Mensagem por Stark »

Miguel,

Essa tua ferramenta parece-me excelente. Prevê os factores de corecção, coisa que normalmente foge aos métodos empíricos da nossa malta...~

Se foste tu que a elaboraste, parabéns.
miguel11
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2009, 11:51

Mensagem por miguel11 »

boa noite...

Agradeço Stark, mas essa ferramenta não é da minha autoria, é facultada nos seminários da Certiel.

Cumps,
lucn
Curioso
Curioso
Registado: 25 out 2015, 05:18
Has thanked: 2 times

Mensagem por lucn »

Muito obrigado pela partilha
Responder

Voltar para “Dúvidas”