Análise ao Óleo Transformador
Análise ao Óleo Transformador
Bom dia,
existe algum decreto que dite de quanto em quanto tempo é que se deve mandar analisar o óleo dum Transformador?
Neste caso estamos a falar de um transformador 100kVA dum PT AS, que em 20 anos nunca foi analisado.
alguém tem experiência nesta área?
thanks
existe algum decreto que dite de quanto em quanto tempo é que se deve mandar analisar o óleo dum Transformador?
Neste caso estamos a falar de um transformador 100kVA dum PT AS, que em 20 anos nunca foi analisado.
alguém tem experiência nesta área?
thanks
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Re: Análise ao Óleo Transformador
Muito boa noite,
Neste momento já devia ter realizado a analise aos PCB´s é obrigatório por lei a algum tempo.
Aproveito para informar que o ministério do ambiente anda de volta disso, ainda a pouco tempo tive de apresentar os certificados das instalações pelas quais sou responsável.
Relativamente as analises ao óleos dos transformadores tudo depende do que cada técnico deseja para o futuro da instalação, eu por exemplo faço as seguintes:
- Aspeto
- Cor
- Teor de agua
- Índice de acidez
Depois dos resultados obtidos no ano seguinte posso fazer as seguintes analises
- Lamas
- Sedimentos
- Tensão interfacial
Neste momento já devia ter realizado a analise aos PCB´s é obrigatório por lei a algum tempo.
Aproveito para informar que o ministério do ambiente anda de volta disso, ainda a pouco tempo tive de apresentar os certificados das instalações pelas quais sou responsável.
Relativamente as analises ao óleos dos transformadores tudo depende do que cada técnico deseja para o futuro da instalação, eu por exemplo faço as seguintes:
- Aspeto
- Cor
- Teor de agua
- Índice de acidez
- Lamas
- Sedimentos
- Tensão interfacial
Cumprimentos
Rocha
Rocha
Boas,Rocha_28359 Escreveu:Muito boa noite,
- Aspeto
- Cor
- Teor de agua
- Índice de acidez
- Lamas
- Sedimentos
- Tensão interfacial
obrigado pelas resposta.
Mas fiquei sem saber a periodicidade com que deve ser feita essa análise.
O custo dessas análises deve ser incutido ao cliente correto?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
tem aqui u exêmplo de um manual de manutenção de transformadores a óleo.
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WE ... ues-br.pdf
Ohmico
tem aqui u exêmplo de um manual de manutenção de transformadores a óleo.
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WE ... ues-br.pdf
Ohmico
-
- Curioso
- Registado: 05 mar 2015, 12:04
- Been thanked: 7 times
Boas
Trabalhei numa empresa, que fazia manutenção a PT todos os anos, e mandava-mos analisar todos os anos.
Cpts
Trabalhei numa empresa, que fazia manutenção a PT todos os anos, e mandava-mos analisar todos os anos.
Cpts
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Tudo depende do estado do transformador e do óleo.Quadrista Escreveu:Boas
Cpts
Em certos casos faço anualmente outros faço de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Com o resultado na mão é que verificas o que é necessário para intervir ou não.(podes ter que fazer uma filtragem, etc..)
Depois de teres valores aceitáveis, podes fazer anualmente como indica o "Rocha_28359".
É claro que quem paga é o cliente, onde deves de mencionar os custos e os relatórios das análises.
Cump.
Mário
Como é a 1ª vês que vais fazer deves de fazer tudo, ou seja uma análise completa.markoni Escreveu:Boas,Rocha_28359 Escreveu:Muito boa noite,
- Aspeto
- Cor
- Teor de agua
- Índice de acidez
- Lamas
- Sedimentos
- Tensão interfacial
obrigado pelas resposta.
Mas fiquei sem saber a periodicidade com que deve ser feita essa análise.
O custo dessas análises deve ser incutido ao cliente correto?
Com o resultado na mão é que verificas o que é necessário para intervir ou não.(podes ter que fazer uma filtragem, etc..)
Depois de teres valores aceitáveis, podes fazer anualmente como indica o "Rocha_28359".
É claro que quem paga é o cliente, onde deves de mencionar os custos e os relatórios das análises.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Stark Escreveu:O que são os PCB´s?Rocha_28359 Escreveu:Muito boa noite,
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bifenilpoliclorado
http://www.isq.pt/service.aspx?menuid=2 ... 21381&bl=1