Corrente de arranque de um motor
Corrente de arranque de um motor
Olá
Será que alguém me poderia informar como calcular a corrente de arranque de um motor bem como o tempo de arranque, caso não esteja indicados nas chapas de características.
Obrigado
Será que alguém me poderia informar como calcular a corrente de arranque de um motor bem como o tempo de arranque, caso não esteja indicados nas chapas de características.
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Re: Corrente de arranque de um motor
Em motores assíncronos, penso que é entre 5 a 7 vezes a I nominal. o tempo depende do esforço a que esta sujeitojasa Escreveu:Olá
Obrigado
Cump.
Rochinha
Rochinha
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
De aquilo que se ouve dizer, é que anda à volta dos 6 a 7x a In e que deve ter uma duração máxima de 5s, se escolhermos o arranque directo. Se o arranque demorar mais do que isso, devemos escolher outro método para fazer arrancar esse motor.jasa Escreveu:Olá
Obrigado
Completando aquilo que já fui dito se o motor não for sujeito a muito esforço num arranque estrela triângulo podes meter o temporizador para 30 segundos...
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Devemos optar por outro no caso de ser superior a 5s ou 5CV ?nelmindo Escreveu:De aquilo que se ouve dizer, é que anda à volta dos 6 a 7x a In e que deve ter uma duração máxima de 5s, se escolhermos o arranque directo. Se o arranque demorar mais do que isso, devemos escolher outro método para fazer arrancar esse motor.jasa Escreveu:Olá
Obrigado
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
andre_05 Escreveu:Completando aquilo que já fui dito se o motor não for sujeito a muito esforço num arranque estrela triângulo podes meter o temporizador para 30 segundos...
30 segundos é demais!!!!
Jaime Reis
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Deixo algumas considerações que considero importantes sobre este tema:
O cos fi no arranque dos motores deve ser considerado 0.35, isto caso não seja indicado outro valor pelo fabricante.
Valores típicos para a corrente de arranque:
- arranque direto: 6xIn;
- arranque estrela-triângulo: 3xIn;
- arranque através de resistências rotóricas: 2.2xIn;
- arranque eletrónico: 1xIn.
O cos fi no arranque dos motores deve ser considerado 0.35, isto caso não seja indicado outro valor pelo fabricante.
- Anexos
-
- 1.JPG (20.26 KiB) Visto 2748 vezes
-
- 2.jpg (10.96 KiB) Visto 2748 vezes
-
- 3.jpg (10.47 KiB) Visto 2748 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
Os limites citados (das Regras Técnicas), é aplicado apenas à rede de distribuição em BT.joaoosvaldo Escreveu:Deixo algumas considerações que considero importantes sobre este tema:
Se tivermos PT próprio, a conversa é outra.
E sim, concordo com os valores apresentados no caso das correntes, excepto na corrente por arranque electrónico. 1xIn é teórico... O arranque "suave" é para a carga e não para a rede...
Retirado algures e perdido no tempo:
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
jaimereis Escreveu:andre_05 Escreveu:Completando aquilo que já fui dito se o motor não for sujeito a muito esforço num arranque estrela triângulo podes meter o temporizador para 30 segundos...
30 segundos é demais!!!!
Depende se for algo que nao faca grande esforço ate podes meter 5 segundos... Dando o exemplo de um motor de uma aspiração, e claro da cv do motor.
Mestreclima Escreveu:Devemos optar por outro no caso de ser superior a 5s ou 5CV ?nelmindo Escreveu:De aquilo que se ouve dizer, é que anda à volta dos 6 a 7x a In e que deve ter uma duração máxima de 5s, se escolhermos o arranque directo. Se o arranque demorar mais do que isso, devemos escolher outro método para fazer arrancar esse motor.jasa Escreveu:Olá
Obrigado
se for de 5cv consegues com arranque directo superior convem ser por exemplo com estrela triangulo.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
andre_05 Escreveu:jaimereis Escreveu:andre_05 Escreveu:Completando aquilo que já fui dito se o motor não for sujeito a muito esforço num arranque estrela triângulo podes meter o temporizador para 30 segundos...
30 segundos é demais!!!!
Depende se for algo que nao faca grande esforço ate podes meter 5 segundos... Dando o exemplo de um motor de uma aspiração, e claro da cv do motor.
Boas,
se não fizer grande "esforço" arranca directo!
Já agora, esta conversa dos 5seg versos 30seg seria melhor perceber a existência desse retardamento, e que ele terá de ser adaptado caso a caso dependendo da potência do motor e da inércia da máquina, sendo regulado em função da descida da curva de arranque.
Também convém referir que no caso de ter de se recorrer a tempos mais elevados deverá ser instalada protecção térmica em estrela?
Ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
O retardamento está relacionado com a norma IEC 60947-4-1, que classifica as proteções dos relés térmicos.ohmico Escreveu:andre_05 Escreveu:jaimereis Escreveu:andre_05 Escreveu:Completando aquilo que já fui dito se o motor não for sujeito a muito esforço num arranque estrela triângulo podes meter o temporizador para 30 segundos...
30 segundos é demais!!!!
Boas,
se não fizer grande "esforço" arranca directo!
Já agora, esta conversa dos 5seg versos 30seg seria melhor perceber a existência desse retardamento, e que ele terá de ser adaptado caso a caso dependendo da potência do motor e da inércia da máquina, sendo regulado em função da descida da curva de arranque.
Também convém referir que no caso de ter de se recorrer a tempos mais elevados deverá ser instalada protecção térmica em estrela?
Ohmico
Ir é a corrente regulada, que normalmente é igual à In do motor.
Um de classe 5, a corrente de arranque só pode ser 7x Ir e durante o máximo de 5s.
O de classe 10 já permite ir até 10s
Classe 20 até 20s
Classe 30 até 30s
Daí os valores dos tempos definidos. Se os motores demorarem muito a arrancar, as proteções vão disparar.