Interruptores de luz "des-sincronizados"

srd
Curioso
Curioso
Registado: 21 ago 2012, 21:23
Has thanked: 2 times

Interruptores de luz "des-sincronizados"

Mensagem por srd »

Viva!

Na sala de estar temos dois interruptores para a luz principal, uma em cada lado da sala.
Ao contrário do que estou habituado a luz só liga quando ambos estão para baixo. Isto cria um problema porque às vezes de noite o interruptor distante está para cima e mexer no interruptor mais próximo não faz nada, tendo nós que percorrer a sala no escuro para "sincronizar" ambos.

Nós preferíamos que a luz ligasse e desligasse sempre que um interruptor é pressionado independentemente da direcção. A minha questão é se isso é algo simples de se fazer?

Muito obrigado!
Manuel33283
Curioso
Curioso
Registado: 12 out 2015, 09:04
Has thanked: 24 times

Re: Interruptores de luz "des-sincronizados"

Mensagem por Manuel33283 »

Viva,

Ao invés de interruptores coloque comutadores de escada. O ponto de comutação é indiferente, pode ligar e desligar de qualquer ponto da sala.
Esq ESC DPL.jpg
Esq ESC DPL.jpg (34.97 KiB) Visto 3385 vezes
Manuel33283
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

Desde já obrigado Manuel.

Vou ler um pouco sobre esse tipo de comutador e tentar perceber se preciso de comprar algo novo e se consigo fazer sozinho.
Manuel33283
Curioso
Curioso
Registado: 12 out 2015, 09:04
Has thanked: 24 times

Mensagem por Manuel33283 »

srd Escreveu:Desde já obrigado Manuel.

Vou ler um pouco sobre esse tipo de comutador e tentar perceber se preciso de comprar algo novo e se consigo fazer sozinho.
Coloquei uma imagem de ligação entre dois comutadores de escada duplos, mas só necessita de dois comutadores simples.
Manuel33283
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Has thanked: 3 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por travassos »

Parece-me que ou tem 2 interruptores em série o que a meu ver não faz sentido nenhum uma vez que não poupa sola dos sapatos e ainda se torna "ligeiramente" irritante ou tem de facto 2 comutadores de escada mas que estão mal ligados.
Verifique na parte de trás dos aparelhos o que tem afinal, tome em atenção que se o que tem são 2 interruptores (só tem 2 setas, uma em cima - onde liga fio de entrada, e outra em baixo- onde liga fio de saída ou lâmpada) então tem que trocar os aparelhos por comutadores de escada. Se já tem os aparelhos certos (comutador de escada) então verifique se estão bem ligados.

Cump,
Travassos
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

Olá de novo,

Estive a desmontar os aparelhos e confesso que fiquei baralhado com o que vir.

Dá-me até ideia que de um lado tenho um comutador de escada duplo e do outro um interruptor normal, também duplo.

Como podem ver nas fotografias, de um lado temos:

- 1 cabo azul que vai de cima a baixo pela parede;
- 1 preto que vem de cima;
- 4 castanhos, 3 que vêm de cima e 1 que vem de baixo (que se liga no ponto inferior esquerdo)
2.jpg
22.jpg
Do outro lado temos 1 preto e 2 castanhos.
1.jpg
11.jpg
A luz só acende quando ambos os botões esquerdos estão colocados para baixo. Os botões direitos dos aparelhos não fazem nada até porque na sala só há uma luz.

Dá para compreender que esquema nos foi colocado aqui?

Obrigado
lowfps
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2015, 14:27
Been thanked: 4 times

Mensagem por lowfps »

o segundo comutador não é so de uma tecla?
SE esse for o caso isso simplesmente falta um fio entre o preto e a alimentação do segundo comutador de escada. E trocar o castanho de sitio.
22.jpg
22.jpg (68.81 KiB) Visto 3379 vezes
Eles ussaram preo para alimentação castanho para comutação ple menos parece. mas depois ligaram isso mal
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas,
Identifica os tres fios que vem do outro comutador (2 castanhos e 1 preto) e liga-os da mesma maneira. o preto na seta de saida no lado oposto as duas entradas onde ligas os castanhos.
Cump.

Rochinha
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

lowfps Escreveu:o segundo comutador não é so de uma tecla?
SE esse for o caso isso simplesmente falta um fio entre o preto e a alimentação do segundo comutador de escada. E trocar o castanho de sitio.
22.jpg
Eles ussaram preo para alimentação castanho para comutação ple menos parece. mas depois ligaram isso mal

Não, os comutadores por fora são exactamente iguais, isto é, têm ambos duas teclas. Mas por dentro são claramente diferentes.
Sugere que faça outra alteração? Obrigado.
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

Mestreclima Escreveu:Boas,
Identifica os tres fios que vem do outro comutador (2 castanhos e 1 preto) e liga-os da mesma maneira. o preto na seta de saida no lado oposto as duas entradas onde ligas os castanhos.
Agradeço a sugestão mas poderia explicar novamente o que disse? Não consegui entender exactamente o que devo fazer.
lowfps
Curioso
Curioso

Mensagem por lowfps »

srd Escreveu:
22.jpg

Não, os comutadores por fora são exactamente iguais, isto é, têm ambos duas teclas. Mas por dentro são claramente diferentes.
Então tens de trocar o segundo porque o que tens ai é um comutador de lustre. E tens de trocar para um comutador de escada de um tecla e assim fica tudo a funcionar.

Comutador de lustre e para ligar duas lâmpadas independentes
Ps- se fores da zona de coimbra/aveiro avisa que eu dou ai um salto e resolvo isso quase de borla(tens de pagar uma mini) Mada pm se isso se aplicar
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

lowfps Escreveu:
srd Escreveu:
22.jpg

Então tens de trocar o segundo porque o que tens ai é um comutador de lustre. E tens de trocar para um comutador de escada de um tecla e assim fica tudo a funcionar.

Comutador de lustre e para ligar duas lâmpadas independentes
Ps- se fores da zona de coimbra/aveiro avisa que eu dou ai um salto e resolvo isso quase de borla(tens de pagar uma mini) Mada pm se isso se aplicar
Viva, agradeço imenso mas é uma pena que não seja dessa zona :) Vou ter mesmo que me safar sozinho.

Mas já agora, só uma dúvida. Diz que um comutador de lustre serve para ligar duas lâmpadas independentes. Mas um comutador de escada duplo (que é o que eu julgava ter ali) não serve também para ligar duas lâmpadas independentes?

Outra coisa que não entendo é porque é que os aparelhos que eu tenho são diferentes. Não deveriam ser os dois iguais?
lowfps
Curioso
Curioso

Mensagem por lowfps »

srd Escreveu: Viva, agradeço imenso mas é uma pena que não seja dessa zona :) Vou ter mesmo que me safar sozinho.

Mas já agora, só uma dúvida. Diz que um comutador de lustre serve para ligar duas lâmpadas independentes. Mas um comutador de escada duplo (que é o que eu julgava ter ali) não serve também para ligar duas lâmpadas independentes?

Outra coisa que não entendo é porque é que os aparelhos que eu tenho são diferentes. Não deveriam ser os dois iguais?
Um comutador de escada duplo tambem da para ligar duas lampadas independentes( mas estas a usar um coisa mais cara). Nas situações mais simple sim deveriam ser iguais. Mas por vezes e necessário usar um comutador de escada duplo com um simples do outro lado( normalmente para ligar a luz da divisão(usado como comutador) e para ligar a luz do exterior(que e só ligada e desligada naquele local).

http://www.efapel.pt/fotos/editor2/Tecnica_PT.pdf
srd
Curioso
Curioso

Mensagem por srd »

Certo.
Então se entendi bem:

1- Quem fez a instalação "enganou-se" e colocou num lado um comutador de escada duplo e no outro comutador de lustre duplo, quando devia ter colocado 2 comutadores de escada simples.

2- A minha solução é comprar um comutador de escada simples e colocar o preto no canto em cima e os castanhos em baixo, correcto?

Mas agora surgiu-me outra questão. Ao ver o ficheiro que me enviaste verifiquei que nestes casos o número de cabos num comutador é igual no outro. A minha pergunta é: visto que no primeiro eu tenho 5 cabos e no segundo 3, para onde vão os outros 2 cabos e o que estão a fazer no primeiro comutador?
lowfps
Curioso
Curioso

Mensagem por lowfps »

srd Escreveu:Certo.
Então se entendi bem:

1- Quem fez a instalação "enganou-se" e colocou num lado um comutador de escada duplo e no outro comutador de lustre duplo, quando devia ter colocado 2 comutadores de escada simples.

2- A minha solução é comprar um comutador de escada simples e colocar o preto no canto em cima e os castanhos em baixo, correcto?

Mas agora surgiu-me outra questão. Ao ver o ficheiro que me enviaste verifiquei que nestes casos o número de cabos num comutador é igual no outro. A minha pergunta é: visto que no primeiro eu tenho 5 cabos e no segundo 3, para onde vão os outros 2 cabos e o que estão a fazer no primeiro comutador?
1- Correcto.

2- Sim e é isso que queres. Se vires bem pelo esquema por isso e que so funcionava quando ambos estavam em baixo.

Tu tens duas teclas nesse comutador de escada duplo isso não vai ligar a outro comutador que não estas a ver neste momento?. Como não tem lampada dizes tu não ha por ai outro comutador com um tecla que não esteja a ser usado?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”