Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa
Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa
Boas Pessoal
preciso de alguma ajuda para levar saber se este esquema eléctrico seja viável:
Estive a pensar em fazer uma alteração de minha campainha sonora para uma campainha que quando a tocassem na portaria, acendesse cá em cima no apartamento uma luz, e a parte sonora da campainha fosse desactivada.
É uma campainha normal, segue uma foto:
Precisava saber qual lâmpada comprar e como instalar os fios.
fico grato por alguma ajuda
Estive a pensar em fazer uma alteração de minha campainha sonora para uma campainha que quando a tocassem na portaria, acendesse cá em cima no apartamento uma luz, e a parte sonora da campainha fosse desactivada.
-
- Curioso
- Registado: 05 mar 2015, 12:04
- Been thanked: 7 times
Re: Esquema Para transformar campainha Sonora em campainha Luminosa
Boas
Tens que comprar suporte de lampada e lampada de 12 Volts alternos.
Ligas os fios azul e branco/castanho no suporte de lampada.
Cpts
Tens que comprar suporte de lampada e lampada de 12 Volts alternos.
Ligas os fios azul e branco/castanho no suporte de lampada.
Cpts
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Pode sempre tambem associar um relé temporizado, e assim mantem a luz ligada ou a piscar pelo tempo que achar conveniente, após cada toque de campainha.
Pode sempre tambem associar um relé temporizado, e assim mantem a luz ligada ou a piscar pelo tempo que achar conveniente, após cada toque de campainha.
GOLX Escreveu:Boas Pessoal
Cpts.
Energy
Energy
Quadrista,
Obrigado pela ajuda!
Percebi bem, vou comprar as peças e acredito que vai correr bem o esquema, vou tentar já fazê-lo amanhã.
ENERGY,
Obrigado pelo complemento, foi mesmo a calhar, pois acredito que um curto e único foco de luz ao tocarem a campainha pode não ser o suficiente para eu perceber que alguém chama na portaria caso esteja distraído, mas se a lâmpada acesa por 10 segundos após o toque será mais perceptível e o esquema será perfeito pra mim.
Andei agora a pesquisar e vi que tem modelos os relés temporizados, este esquema pede algum modelo em especial? preciso de falar que o relé é para ser utilizado num esquema de 12 volts na hora que o for comprar?
obrigado pela ajuda
cump a todos
Obrigado pela ajuda!
Percebi bem, vou comprar as peças e acredito que vai correr bem o esquema, vou tentar já fazê-lo amanhã.
ENERGY,
Obrigado pelo complemento, foi mesmo a calhar, pois acredito que um curto e único foco de luz ao tocarem a campainha pode não ser o suficiente para eu perceber que alguém chama na portaria caso esteja distraído, mas se a lâmpada acesa por 10 segundos após o toque será mais perceptível e o esquema será perfeito pra mim.
Andei agora a pesquisar e vi que tem modelos os relés temporizados, este esquema pede algum modelo em especial? preciso de falar que o relé é para ser utilizado num esquema de 12 volts na hora que o for comprar?
obrigado pela ajuda
cump a todos
- travassos
- Curioso
- Registado: 01 ago 2010, 18:50
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 5 times
Sim, tem que dizer isso.preciso de falar que o relé é para ser utilizado num esquema de 12 volts na hora que o for comprar?
Cump,
Travassos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Mais devagar, caro colega GOLX, não é tão linear assim! Se não fizer algumas alterações/adaptações à nova situação, o que está acima descrito não lhe serve...
Vejamos: a campainha só toca quando o botão de chamada é activado; quando a visita retira o dedo do botão a campainha deixa de tocar, não é verdade? O mesmo vai acontecer à lâmpada: só vai acender durante os breves décimos de segundos que a visita pressionar o botão.
Portanto, não é só substituir a campainha. Tem que fazer algo mais que garanta que a dita cuja permaneça acesa... que pisque... como quiser.
Cps
A. Castro
Mais devagar, caro colega GOLX, não é tão linear assim! Se não fizer algumas alterações/adaptações à nova situação, o que está acima descrito não lhe serve...
Vejamos: a campainha só toca quando o botão de chamada é activado; quando a visita retira o dedo do botão a campainha deixa de tocar, não é verdade? O mesmo vai acontecer à lâmpada: só vai acender durante os breves décimos de segundos que a visita pressionar o botão.
Portanto, não é só substituir a campainha. Tem que fazer algo mais que garanta que a dita cuja permaneça acesa... que pisque... como quiser.
Cps
A. Castro
GOLX Escreveu:Boas Pessoal
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2015, 22:16
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 4 times
- Contacto:
Boas.
Basta saber a tensão e colocar mãos à obra, como p.e.:
CumpS!
Basta saber a tensão e colocar mãos à obra, como p.e.:
Para luz é só "by-passar" a campainha ...
CumpS!
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Pode até instalar o sistema por todos os pontos de luz existentes na casa, terá de passar mais um condutor por todas as caixas de derivação da iluminação, e associar em todas as caixas de derivação um relé NA/NF por exemplo da finder, isto para além do relé temporizado, que pode instalar no Q.E, e assim que pressionarem o botão de campainha, as lampâdas ligadas, e as desligadas, começam a piscar em toda a casa, pelo tempo que defenir.
Dá trabalho mas fica *****
Pode até instalar o sistema por todos os pontos de luz existentes na casa, terá de passar mais um condutor por todas as caixas de derivação da iluminação, e associar em todas as caixas de derivação um relé NA/NF por exemplo da finder, isto para além do relé temporizado, que pode instalar no Q.E, e assim que pressionarem o botão de campainha, as lampâdas ligadas, e as desligadas, começam a piscar em toda a casa, pelo tempo que defenir.
Dá trabalho mas fica *****
GOLX Escreveu:Quadrista,
Obrigado pela ajuda!
ENERGY,
obrigado pela ajuda
cump a todos
Cpts.
Energy
Energy
Boas pessoal!
Obrigado pelas respostas.
Entao ja comprei as peças.
O senhor que vendeu-me disse-me que posso fundir a lampada imediatamente porque preciso saber a força. Por fim nao percebi. Deu me a lampada mais fraca..queria a mais forte.
O que trouxe entao foi uma lampada de 12volts com 20w. Entao vou testar com isto. Correndo o esquema bem..passo a frente com a questao da lampada permanecer ligada mais tempo depois de derem o toque la na portaria. Pois isso sera um complemento perfeito pra mim.
Segue uma foto.. ta tudo correto pessoal?
Obrigado pelas respostas.
Entao ja comprei as peças.
O senhor que vendeu-me disse-me que posso fundir a lampada imediatamente porque preciso saber a força. Por fim nao percebi. Deu me a lampada mais fraca..queria a mais forte.
O que trouxe entao foi uma lampada de 12volts com 20w. Entao vou testar com isto. Correndo o esquema bem..passo a frente com a questao da lampada permanecer ligada mais tempo depois de derem o toque la na portaria. Pois isso sera um complemento perfeito pra mim.
Segue uma foto.. ta tudo correto pessoal?
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
estão a esquece um pequeno pormenor...
a capacidade do transformador da campainha... normalmente são transformadores modulares com meia dúzia de VA...
o melhor seria converter tudo a 230V e utilizar um temporizador para comandar a luz
a capacidade do transformador da campainha... normalmente são transformadores modulares com meia dúzia de VA...
o melhor seria converter tudo a 230V e utilizar um temporizador para comandar a luz
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
Boas pessoal
Vim dar um feedback do esquema.
Foi um sucesso..funcionou perfeitamente e cumpre a minha necessidade.
Breve vou seguir para o rele temporizador...nao encontrei nenhum em lojas elétricas virtuais.se alguem souber de algum sitio.on line que venda eu agradeço a informaçao.
Fica uma dúvida. Se eu trocar a lampada que é atualmente de 12volts/20w para uma lampada de 12volts mais potente qual seria o máximo em watts que posso por neste esquema?
Segue uma foto. Depois com o relé vou fazer um bom acabamento
Breve vou seguir para o rele temporizador...nao encontrei nenhum em lojas elétricas virtuais.se alguem souber de algum sitio.on line que venda eu agradeço a informaçao.
Fica uma dúvida. Se eu trocar a lampada que é atualmente de 12volts/20w para uma lampada de 12volts mais potente qual seria o máximo em watts que posso por neste esquema?
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Been thanked: 14 times
GOLX Escreveu:Boas pessoal
Boas,
Penso que a alimentação da campainha é de 230V, porque é que não usas tudo para 230v? é mais facil de encontrar o rele temporizado, e não tens que te preocupar com o transformador .
Cump.
Rochinha
Rochinha
Mestreclima Escreveu:
Boas,
Penso que a alimentação da campainha é de 230V, porque é que não usas tudo para 230v? é mais facil de encontrar o rele temporizado, e não tens que te preocupar com o transformador .
Caro mestreclima,
Nao posso mexer na estrutura da campainha num todo. Tinha mesmo que ser algo a adaptar no que existe.
Cump
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2015, 22:16
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 4 times
- Contacto:
Boas.
Atenção ao transformador que tens na linha em termos de potência ... Verifica primeiro a mesma e posta aqui os dados.
Não coloques qq lâmpada ...
CumpS!
Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
Atenção ao transformador que tens na linha em termos de potência ... Verifica primeiro a mesma e posta aqui os dados.
Não coloques qq lâmpada ...
CumpS!
Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Been thanked: 14 times
GOLX Escreveu:Mestreclima Escreveu:
Boas,
Caro mestreclima,
Nao posso mexer na estrutura da campainha num todo. Tinha mesmo que ser algo a adaptar no que existe.
Cump
Boas, não tens que mexer em tudo. Os fios branco e azul são os que vem do botão de pressão?
Caso não seja, e penso que será esse o caso, os fios que ligam a campainha tem 230v( devem ter bornos de ligação por tras da campainha.
Cump.
Rochinha
Rochinha