Descarga de estática
Descarga de estática
Bom dia,
Vou fazer uma simples mudança de um componente num computador portatil e estou ciente dos riscos de uma descarga de electricidade estática do meu corpo para os componente sensíveis.
Após ler sobre o assunto verifico que medidas de prevenção incluem: trabalhar em superfície que não favoreça estática, assim como alterar vestuário, trabalhar em chão duro, uso de pulseira antiestatica (que não tenciono usar) e por fim fazer uma descarga/equilibro de estática do corpo antes e durante o procedimento.
A minha questão é apenas: em que devo exactamente tocar para me ligar à terra? Estou mesmo com dificuldade em encontrar algo na minha sala/casa em que eu possa tocar para me ligar à terra.
P.S.: por exemplo se eu no meu apartamento trabalhar descalço no chão de tijoleira é suficiente para o efeito?
Desde já obrigado.
Vou fazer uma simples mudança de um componente num computador portatil e estou ciente dos riscos de uma descarga de electricidade estática do meu corpo para os componente sensíveis.
Após ler sobre o assunto verifico que medidas de prevenção incluem: trabalhar em superfície que não favoreça estática, assim como alterar vestuário, trabalhar em chão duro, uso de pulseira antiestatica (que não tenciono usar) e por fim fazer uma descarga/equilibro de estática do corpo antes e durante o procedimento.
A minha questão é apenas: em que devo exactamente tocar para me ligar à terra? Estou mesmo com dificuldade em encontrar algo na minha sala/casa em que eu possa tocar para me ligar à terra.
P.S.: por exemplo se eu no meu apartamento trabalhar descalço no chão de tijoleira é suficiente para o efeito?
Desde já obrigado.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Descarga de estática
As tomadas usadas em Portugal têm os pinos de terra à vista e passiveis de serem tocados para esse efeito por exemplo.srd Escreveu:Bom dia,
Desde já obrigado.
Se ligar um aquecedor a óleo, mas não ligar o interruptor, toda a superfície metálica do aquecedor está ligado à terra. É uma boa zona para tocar. tente por exemplo junto de metais expostos e não na tinta do aquecedor, por razões óbvias.
Muito obrigado pela dica. Por acaso não possuo nenhum aquecedor em casa. Mas tratando-se de um procedimento, à partida, breve posso facilmente utilizar o pino terra de uma tomada disponível.
Suponho então que qualquer aparelho que tenha uma ficha composta, com ligação aos pinos terra da tomada, e que seja metálico (descoberto) pode ser utilizado para o efeito. Apenas se o aparelho estiver desligado/standby, se entendi bem.
Suponho então que qualquer aparelho que tenha uma ficha composta, com ligação aos pinos terra da tomada, e que seja metálico (descoberto) pode ser utilizado para o efeito. Apenas se o aparelho estiver desligado/standby, se entendi bem.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, porque o circuito de ligação à terra não está nem pode ser interrompido por um interruptor por exemplo.srd Escreveu:Muito obrigado pela dica. Por acaso não possuo nenhum aquecedor em casa. Mas tratando-se de um procedimento, à partida, breve posso facilmente utilizar o pino terra de uma tomada disponível.
Não é mais seguro ligação certa à terra? Pelo que compreendi, ao tocar num objecto metalico (bom condutor) se não estiver devidamente ligado à terra, estou apenas a trocar carga até um equilíbrio podendo ainda assim acumular carga suficiente no corpo para danificar os aparelhos. As portas dos frigoríficos não costumam ser metal descoberto, também não afectará o processo?rainbow Escreveu:Boa noite.
Para descarregar a electricidade estática do seu corpo basta tocar em algo metálico, de preferência grande. A porta do frigorífico serve.
Está correcto mas neste caso eu mencionei que não tenciono adquirir uma pulseira.ohmico Escreveu:Boas,
penso que vai por aqui alguma confusão,pois basta que ligue a pulseira ao chassis do equipamento onde vai intervir.
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
srd Escreveu:Não é mais seguro ligação certa à terra? Pelo que compreendi, ao tocar num objecto metalico (bom condutor) se não estiver devidamente ligado à terra, estou apenas a trocar carga até um equilíbrio podendo ainda assim acumular carga suficiente no corpo para danificar os aparelhos. As portas dos frigoríficos não costumam ser metal descoberto, também não afectará o processo?rainbow Escreveu:Boa noite.
Para descarregar a electricidade estática do seu corpo basta tocar em algo metálico, de preferência grande. A porta do frigorífico serve.
Está correcto mas neste caso eu mencionei que não tenciono adquirir uma pulseira.ohmico Escreveu:Boas,
penso que vai por aqui alguma confusão,pois basta que ligue a pulseira ao chassis do equipamento onde vai intervir.
Ohmico
Boas,
não necessita de adquirir, basta imaginação.
Ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
A estática é lixada, a própria roupa, calçado etc. produz estática, por isso é que se usa a pulseira, calçado anti-estático e roupa anti-estática. Não é em vão a sua utilização.
Ligas um fio ao teu corpo e em com contacto directo com a terra (é necessário saber se é boa, não vás receberes por ela tensão), a substituir a pulseira.
Cump.
Mário
A estática é lixada, a própria roupa, calçado etc. produz estática, por isso é que se usa a pulseira, calçado anti-estático e roupa anti-estática. Não é em vão a sua utilização.
Ligas um fio ao teu corpo e em com contacto directo com a terra (é necessário saber se é boa, não vás receberes por ela tensão), a substituir a pulseira.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Se fosse para reparações frequêntes e/ou demoradas ou investiria numa boa pulseira. Como não é o caso, vou tomar todas a precauções que referi no post inicial (vestuário, calçado, etc) e fazer também descarga à terra antes e durante.
Mas agradeço a dica de fazer uma "pulseira" improvisada em casa. Neste caso o chassis do aparelho nem vai estar acessível por isso seria dificil fazer potencial 0 com a pulseira.
Mas agradeço a dica de fazer uma "pulseira" improvisada em casa. Neste caso o chassis do aparelho nem vai estar acessível por isso seria dificil fazer potencial 0 com a pulseira.