Boa tarde,
Surgiu-me umas dúvidas, no que toca às instalações eléctricas num espaço de restauração e bebidas.
1 - Em vez de andar a abrir rasgos nas paredes, poderei utilizar tubagem à vista, com os cabos eléctricos, de rede Ethernet, de sensores de alarme/intrusão e fumos, de som, lá inseridos?
Se sim:
2 - Posso utilizar apenas o tubo VD, conhecido por tubo de electricista, ou poderei utilizar tubagem metálica?
3 - Qual o tipo de abraçadeiras poderei usar para suportar o cabo? Das de encaixe ou das presas por parafuso?
4 - Algum tipo especifico de tomadas eléctricas para este tipo de instalação?
5 - Cabo eléctrico, algum especifico?
Já pesquisei e não encontrei, legislação no que toca a este assunto.
Se me poderem ajudar neste assunto, ficarei agradecido.
Cumprimentos
Instalações electricas - restauração
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Instalações electricas - restauração
a nível de legislação.....não precisa de procurar muita coisa, basta ler as RTIEBT, são 190 paginas de entretenimento absoluto!!!!!
ficará de certeza esclarecido das suas duvidas.....faça de conta que está a ler um romance de Jose Rodrigues dos Santos....será por certo uma leitura apaixonante.....
ficará de certeza esclarecido das suas duvidas.....faça de conta que está a ler um romance de Jose Rodrigues dos Santos....será por certo uma leitura apaixonante.....
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Instalações electricas - restauração
Boas
Com todas essas duvidas, o melhor é contratar um profissional, para executar o trabalho, senão vai dar barracaaaaaaaaaaaa.
Com todas essas duvidas, o melhor é contratar um profissional, para executar o trabalho, senão vai dar barracaaaaaaaaaaaa.
osora Escreveu:Boa tarde,
Surgiu-me umas dúvidas, no que toca às instalações eléctricas num espaço de restauração e bebidas.
1 - Em vez de andar a abrir rasgos nas paredes, poderei utilizar tubagem à vista, com os cabos eléctricos, de rede Ethernet, de sensores de alarme/intrusão e fumos, de som, lá inseridos?
Se sim:
2 - Posso utilizar apenas o tubo VD, conhecido por tubo de electricista, ou poderei utilizar tubagem metálica?
3 - Qual o tipo de abraçadeiras poderei usar para suportar o cabo? Das de encaixe ou das presas por parafuso?
4 - Algum tipo especifico de tomadas eléctricas para este tipo de instalação?
5 - Cabo eléctrico, algum especifico?
Já pesquisei e não encontrei, legislação no que toca a este assunto.
Se me poderem ajudar neste assunto, ficarei agradecido.
Cumprimentos
Cpts.
Energy
Energy