Iluminação suportada por UPS

Responder
guilhermesantos
Curioso
Curioso
Registado: 06 mai 2015, 11:27
Has thanked: 8 times

Iluminação suportada por UPS

Mensagem por guilhermesantos »

Boas.
Numa loja comercial com cerca de 400m2 situada num shopping a administração está a pedir que se preveja 1/3 da iluminação a ser suportada por uma UPS ou grupo gerador. Alguém sabe se é obrigatório ou se é apenas um requisito do shopping?
lowfps
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2015, 14:27
Been thanked: 4 times

Re: Iluminação suportada por UPS

Mensagem por lowfps »

Não sei quantoa parte legal. mas ultimamente isso é muito comum. Ja ando farto de instalar inversores de rede em quadros e deslatres de cargas.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

A portaria nº 949-A/2006 aplica-se a esse caso, caso se aplique dá uma vista de olhos nela porque fala lá nisso. Tem de aguentar no mínimo 1h.

Caso essa portaria não se aplique, pode ser mesmo exigência do centro comercial.
guilhermesantos
Curioso
Curioso

joao.pt Escreveu:A portaria nº 949-A/2006 aplica-se a esse caso, caso se aplique dá uma vista de olhos nela porque fala lá nisso. Tem de aguentar no mínimo 1h.

Caso essa portaria não se aplique, pode ser mesmo exigência do centro comercial.
A portaria que falas refere-se às RTIEBT e segundo estas a lotação é cerca de 800 pessoas pelo que se enquadra numa instalação de 2ª categoria onde se deve prever iluminação de emergencia do tipo B (fonte central ou blocos autónomos). No meu projeto já tenho prevista a iluminação de segurança...
Existirá outra secção que fale sobre este assunto? já procurei e não encontro.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Exactamente, essa portaria refere-se às RTIEBT, a mesma aplica-se ao teu caso? Estou a perguntar isto porque se estivermos a falar de um edifício com 15 anos não se aplica (à partida) e nesse caso já deixaria de ser esta portaria a exigir para passar a ser exigência do centro comercial.
guilhermesantos
Curioso
Curioso

joao.pt Escreveu:Exactamente, essa portaria refere-se às RTIEBT, a mesma aplica-se ao teu caso? Estou a perguntar isto porque se estivermos a falar de um edifício com 15 anos não se aplica (à partida) e nesse caso já deixaria de ser esta portaria a exigir para passar a ser exigência do centro comercial.
é uma loja nova
SAntunes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 out 2014, 11:39

Mensagem por SAntunes »

No cálculo da lotação só deve ser considerada a área acessível ao público, ou seja, deve ser descontada a área de armazém, mobiliário, etc. Na falta de elementos pode considerar 1/3 da área da loja. No seu caso tem 400m2, pode considerar 133m2 multiplicando pela índice de ocupação de 2 pessoas/m2, que dá uma lotação de 267 pessoas.
A loja será de 3ª categoria o que implica iluminação de segurança do Tipo B.
Nas RTIEBT não há qualquer referência à questão que colocou, arrisco-me a dizer que é uma exigência do centro.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

SAntunes Escreveu:Nas RTIEBT não há qualquer referência à questão que colocou, arrisco-me a dizer que é uma exigência do centro.
A portaria nº 949-A/2006 indica o contrário do que estás a dizer. Aliás, eu já tinha respondido a essa mesma questão e até fiquei com a ideia que estava esclarecida.
augustocb
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 nov 2015, 21:56

Mensagem por augustocb »

cocmo fasso pra colocar uma msg no forum
Responder

Voltar para “Dúvidas”