Comutação de escada (interuptor/comutador)

Responder
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2007, 18:03

Comutação de escada (interuptor/comutador)

Mensagem por Prof. Pardal »

Ola pessoal!

Alguém conhece um esquema de comutação de escada, que ao invés de dois comutadores de escada simples, utiliza-se um só e o outro é substituído por um interruptor unipolar!?... Esta instalação embora pouco recomendável ou até mesmo proibida funciona!... Em tempos tive o esquema nos meus arquivos, mas por por razões alheias a minha vontade já não o possuo... O objectivo, é puramente de estudo... Surgiu a questão na semana passada
na aula de electricidade... Quando disse que tal era possível isso provocou um hilariante cepticismo por parte de meus colegas de turma... venham por isso em meu socorro e possa eu salvar a face!!! Obrigados...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Comutação de escada (interuptor/comutador)

Mensagem por Varejo »

Prof. Pardal Escreveu:Ola pessoal!

Alguém conhece um esquema de comutação de escada, que ao invés de dois comutadores de escada simples, utiliza-se um só e o outro é substituído por um interruptor unipolar!?... Esta instalação embora pouco recomendável ou até mesmo proibida funciona!... Em tempos tive o esquema nos meus arquivos, mas por por razões alheias a minha vontade já não o possuo... O objectivo, é puramente de estudo... Surgiu a questão na semana passada
na aula de electricidade... Quando disse que tal era possível isso provocou um hilariante cepticismo por parte de meus colegas de turma... venham por isso em meu socorro e possa eu salvar a face!!! Obrigados...
Boas, o que tu queres sei eu!!! :wink:

vê aqui!!!

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=7&t=1138
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Registado: 29 out 2007, 18:03

Re: Comutação de escada (interuptor/comutador)

Mensagem por Prof. Pardal »

Ola caro Varejo!

- Desculpa mas não tem nada a ver com aquilo que procuro!... alias estive la e dei continuidade ao tópico por deixar a mesma questão a que respondeste sem reflectir!... mas obrigado a mesma, o que conta é participar...
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”