esquema led em interruptor iluminado
esquema led em interruptor iluminado
Boas
Hoje fui comprar um interruptor com piloto para susbstituir uns cá de casa (acendem as luzes exteriores) pois por vezes o miudo liga-os e as lampadas exteriores ficam toda a noite ligadas.
Acontece que a loja tinha o interruptor mas não tinha o espelho. Depois ocorreu-me e porque nao eu proprio instalar um led? Pois ao ver o interruptor na loja vi que tinha um ledzinho.
Alguem tem o esquema? Para um led alem da resistencia em serie nao tem de ter um rectificador??? Nao precisa de fase e neutro (ao interruptor so vai a fase ou neutro)???
saudações
cpalha
Hoje fui comprar um interruptor com piloto para susbstituir uns cá de casa (acendem as luzes exteriores) pois por vezes o miudo liga-os e as lampadas exteriores ficam toda a noite ligadas.
Acontece que a loja tinha o interruptor mas não tinha o espelho. Depois ocorreu-me e porque nao eu proprio instalar um led? Pois ao ver o interruptor na loja vi que tinha um ledzinho.
Alguem tem o esquema? Para um led alem da resistencia em serie nao tem de ter um rectificador??? Nao precisa de fase e neutro (ao interruptor so vai a fase ou neutro)???
saudações
cpalha
Re: esquema led em interruptor iluminado
Obrigado joao.pt
Mas surge-me a duvida, se este esquema fica em serie com o interruptor ou em paralelo.
Como sabes ao interruptor so vai a fase ou neutro e nao os dois.
cpalha
Mas surge-me a duvida, se este esquema fica em serie com o interruptor ou em paralelo.
Como sabes ao interruptor so vai a fase ou neutro e nao os dois.
cpalha
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
em principio o retorno das lampadas chegam para acender o led, logo liga a ambos os bornes do interruptor e o LED acende quando apagar as luzes e vice-versa
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
Olá mitos
Obrigado pela ajuda, mas o que pretendo é o contrario, ou seja, quero que o led acenda quando ligo a lampada.
É só inverter a polaridade do led?
CPalha
Obrigado pela ajuda, mas o que pretendo é o contrario, ou seja, quero que o led acenda quando ligo a lampada.
CPalha
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não. Se quer isso, ou usa uma relé com o contacto inverto e o mesmo circuito ou propõe-se outro circuito com mais eletrónica. Não sabendo os conhecimentos que tem, não arrisco propor.cpalha Escreveu:Olá mitos
CPalha
Olá mitos
E se for com piloto 220v? Há botoes on/off que têm um piloto dentro.
Saudações
cpalha
E se for com piloto 220v? Há botoes on/off que têm um piloto dentro.
Saudações
cpalha
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Colega CPalha, pegando no esquema proposto pelo colega João.pt e partindo do principio que as referências estão
correctas pode utilizar o seguinte esquema de interruptor com led aceso quando as luzes estão acesas Muito provavelmente, terá que passar um fio de neutro entre o ponto de luz e o interruptor para obter o efeito desejado.
Tal como disse, poderá também substituir o led por uma lâmpada neon, mas aí as coisas mudam de figura porque o
neon é mais largo e mais comprido que o led. Os interruptores que têm o led ou piloto incorporado não se prestam ao
que o sr pretende. A resposta ao seu problema passa por alguma bricolagem.
Cps
A. Castro
Colega CPalha, pegando no esquema proposto pelo colega João.pt e partindo do principio que as referências estão
correctas pode utilizar o seguinte esquema de interruptor com led aceso quando as luzes estão acesas Muito provavelmente, terá que passar um fio de neutro entre o ponto de luz e o interruptor para obter o efeito desejado.
Tal como disse, poderá também substituir o led por uma lâmpada neon, mas aí as coisas mudam de figura porque o
neon é mais largo e mais comprido que o led. Os interruptores que têm o led ou piloto incorporado não se prestam ao
que o sr pretende. A resposta ao seu problema passa por alguma bricolagem.
Cps
A. Castro
Boas
Como é que o piloto deste botoes funciona, precisa de fase e neutro?
Saudações
CPalha
Como é que o piloto deste botoes funciona, precisa de fase e neutro?
Saudações
CPalha
- Anexos
-
- botao.png (104.39 KiB) Visto 2581 vezes
Esse funciona como o das triplas com interruptor, quando está na posição de contacto on, sinaliza com a luz acesa, quando está em off, a luz fica desligada. Tem 3 contactos esse interruptor, 1 de entrada, 1 de saída e 1 de alimentação (de sinal contrário ao de entrada).
Será muito parecido com este do esquema.
Será muito parecido com este do esquema.
Boas noites
Vocês são super eficientes
Já percebi com esse esquema estou esclarecidíssimo.
Vou desistir da ideia de colocar aviso luminoso quando as lamapdas exteriores estiverem ligadas, pois ao interruptor so vai a fase ou neutro e dessa forma nada feito.
Muito obrigado a todos
cpalha
Vocês são super eficientes

Já percebi com esse esquema estou esclarecidíssimo.
Vou desistir da ideia de colocar aviso luminoso quando as lamapdas exteriores estiverem ligadas, pois ao interruptor so vai a fase ou neutro e dessa forma nada feito.
Muito obrigado a todos
cpalha
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Eu ligava desta forma. Sempre que o interruptor esteja aberto, o led deve estar aceso e quando fecha o interruptor o led apaga.
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
eu já tive cá em casa na garagem um aviso desses género , led ligado diretamente a 230v mas eu tinha neutro , sem neutro nunca tentei ...
interessante este tópico , prezado cpalha por favor depois coloque aqui como ligou o dito led ...
cumprimentos
quero aprender
interessante este tópico , prezado cpalha por favor depois coloque aqui como ligou o dito led ...
cumprimentos
quero aprender
Olá amigo
Bem...o tema é pertinente...entao se comprar o interruptor iguais aos que tenho cá em casa da efapel mas com iluminação, tambem precisarei de neutro?
Quanto ao led nao vou fazer porque é precisamente o contrario do que preciso, eu preciso de um aviso das luzes exteriores acesas.
A ser assim ainda nao ha nada com o principio de fincionamento do busca-polos, este nao precisa de fase e neutro, penso que usa o nosso corpo, a ser a sim, tambem o interruptor poderia ter uma descarga minima para a parede, sei la....
saudações
cpalha
Bem...o tema é pertinente...entao se comprar o interruptor iguais aos que tenho cá em casa da efapel mas com iluminação, tambem precisarei de neutro?
Quanto ao led nao vou fazer porque é precisamente o contrario do que preciso, eu preciso de um aviso das luzes exteriores acesas.
A ser assim ainda nao ha nada com o principio de fincionamento do busca-polos, este nao precisa de fase e neutro, penso que usa o nosso corpo, a ser a sim, tambem o interruptor poderia ter uma descarga minima para a parede, sei la....
saudações
cpalha
Esta imagem foi justamente retirada de um catálogo da EFAPEL, ou seja, precisas de neutro. Dava para fazeres um sistema como os busca-pólos mas terias sempre de encostar o dedo no interruptor para saber o estado do mesmo (ligado ou desligado).