RSECE - Energia, Simulação Térmica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 abr 2008, 22:48
RSECE - Energia, Simulação Térmica
Exmos(as). Srs(as).
É com enorme prazer que escrevo pela primeira vez escreve neste Fórum. Ainda possuo alguma dúvidas relativas ao novo DL 79 e espero obter aqui alguma ajuda para as esclarecer.
Gostaria que alguém me esclarecesse as seguintes dúvidas:
- Realizei uma simulação térmica detalhada de um edifício com cerca de 1600 m2 e obtive as estimativas globais do consumos energéticos do edifício. Necessito neste momento de calcular o IEE global do edifício. Como efectuar este cálculo? Deve calcular para o IEE para cada tipologia ou fazer o cálculo directo do global do edifício?
- Como calcular a potência térmica de rejeição por forma a cumprir com o disposto no n.º 9 do artigo 14.
Obrigado pela atenção dispensada.
Cumprimentos
É com enorme prazer que escrevo pela primeira vez escreve neste Fórum. Ainda possuo alguma dúvidas relativas ao novo DL 79 e espero obter aqui alguma ajuda para as esclarecer.
Gostaria que alguém me esclarecesse as seguintes dúvidas:
- Realizei uma simulação térmica detalhada de um edifício com cerca de 1600 m2 e obtive as estimativas globais do consumos energéticos do edifício. Necessito neste momento de calcular o IEE global do edifício. Como efectuar este cálculo? Deve calcular para o IEE para cada tipologia ou fazer o cálculo directo do global do edifício?
- Como calcular a potência térmica de rejeição por forma a cumprir com o disposto no n.º 9 do artigo 14.
Obrigado pela atenção dispensada.
Cumprimentos
-
Re: RSECE - Energia, Simulação Térmica
Trata-se de um grande edifício de serviços com 1500 m2.
Da simulação das diferentes tipologias do edifício ( quartos, restaurante, recepção, etc.) obtive os consumos totais do edifício. Agora preciso de calcular o IEE.
Para realizar a simulação usei o software HAP 4.31 da Carrier.
Cumprimentos
Da simulação das diferentes tipologias do edifício ( quartos, restaurante, recepção, etc.) obtive os consumos totais do edifício. Agora preciso de calcular o IEE.
Para realizar a simulação usei o software HAP 4.31 da Carrier.
Cumprimentos
-
Deve ser efectuada uma ponderação para cada tipologia do edifício, conhecendo os consumos para aquecimento, arrefecimento e outros. Na pag. 2440 do regulamento está indicada a fórmula geral.
Não esquecer que o IEE deve ser calculado em condições nominais e com os perfis indicados no Anexo XV. Os perfis reais de consumo servirão para o cálculo da potência térmica a instalar.
O IEE vai depender directamente do tipo de energia final que se considere.
O calor rejeitado pode ser aproveitado utilizando um sistema com Chiller de Absorção, por exemplo.
Não esquecer que o IEE deve ser calculado em condições nominais e com os perfis indicados no Anexo XV. Os perfis reais de consumo servirão para o cálculo da potência térmica a instalar.
O IEE vai depender directamente do tipo de energia final que se considere.
O calor rejeitado pode ser aproveitado utilizando um sistema com Chiller de Absorção, por exemplo.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
-
Caro Miguel P.
Muito Obrigado pela resposta.
Estava a usar esse método para calcular o IEE do edifício mas deparei-me com um problema. O IEE dá-me igual para todas as tipologias. Não estou a conseguir resolver este problema.
Vou anexar uma folha de cálculo com um exemplo e pedia por favor se alguém podia identificar onde o meu cálculo está a falhar.
Aguardo a Vossa Ajuda.
Cumprimentos
Muito Obrigado pela resposta.
Estava a usar esse método para calcular o IEE do edifício mas deparei-me com um problema. O IEE dá-me igual para todas as tipologias. Não estou a conseguir resolver este problema.
Vou anexar uma folha de cálculo com um exemplo e pedia por favor se alguém podia identificar onde o meu cálculo está a falhar.
Aguardo a Vossa Ajuda.
Cumprimentos
- Anexos
-
- Calculo IEE.zip
- Calculo IEE
- (2.79 KiB) Transferido 272 vezes
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Agradecimento recebido: 1 vez
- Contacto:
Se me disseres as formulas para calcular o o IEEI, o IEEV e os Outros (o 1º e 2º) eu resolvo-te aquilo.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
As equações estão na folha de cálculo assinaladas a laranja e estão na pág. 2440 do RSECE.
São as seguintes:
IEEI = Energia Aquecimento *Factor (kgep/kWh)* Factor Correcção Climatica / Area Pavimento
IEEV = Energia Arrefecimento *Factor (kgep/kWh)* Factor Correcção Climatica / Area Pavimento
Outros = Energia *Factor (kgep/kWh)* Factor Correcção Climatica / Area Pavimento
Cumprimentos
São as seguintes:
IEEI = Energia Aquecimento *Factor (kgep/kWh)* Factor Correcção Climatica / Area Pavimento
IEEV = Energia Arrefecimento *Factor (kgep/kWh)* Factor Correcção Climatica / Area Pavimento
Outros = Energia *Factor (kgep/kWh)* Factor Correcção Climatica / Area Pavimento
Cumprimentos
Um método consiste em usares o STE, aplicação desenvolvida pelo INETI para simulação de cargas térmicas em edifícios ou o energy builder.
Mas o STE já entra com as tabelas de condições climáticas de cada distrito português.
Abraço
Mas o STE já entra com as tabelas de condições climáticas de cada distrito português.
Abraço