Boa tarde,
Deparei me com uma instalação eléctrica cuja protecção de motores é só a de fusíveis.
Pior ainda, os fusíveis são de 16A quando o motor consome 2,9A.
Não havendo fusíveis de 3A no mercado, e assumindo que os donos da instalação não querem investir em térmicos para os motores todos, valerá a pena trocar os fusíveis para 4A? Irão eles proteger alguma coisa de sobrecargas, nomeadamente problemas com rolamentos? A diferença dos 2,9 para o 4 julgo que já será suficiente para queimar o motor, ainda para mais quando os fusíveis não trabalham para os 4A mas sim para correntes maiores.
Obrigado,
Pedro Oliveira
Proteger motor só com fusíveis
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Registado: 22 nov 2008, 17:12
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Proteger motor só com fusíveis
Boas
Vê se a zona não é Atex.
Cump.
Mário
A AzulPedro Oliveira Escreveu:Boa tarde,
Deparei me com uma instalação eléctrica cuja protecção de motores é só a de fusíveis. Só faz protecção contra curto-circuito
Pior ainda, os fusíveis são de 16A quando o motor consome 2,9A. Não sei se chega a queimar o fuzível
Não havendo fusíveis de 3A no mercado, e assumindo que os donos da instalação não querem investir em térmicos para os motores todos, valerá a pena trocar os fusíveis para 4A? Irão eles proteger alguma coisa de sobrecargas, nomeadamente problemas com rolamentos? Tens que fazer a experiência de bloquear o motor e medir.
A diferença dos 2,9 para o 4 julgo que já será suficiente para queimar o motor, ainda para mais quando os fusíveis não trabalham para os 4A mas sim para correntes maiores. Haver de 3A há, pode é não ser do tamanho das bases que tens instaladas.
Obrigado,
Pedro Oliveira
Vê se a zona não é Atex.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 mai 2012, 13:59
Boa tarde.
Sem duvida que a melhor maneira de proteccao de motores é usando magnetotermicos.
Nestas condicoes apresentadas valera sempre a pena ajustar o fusivel consoante o consumo.
Se nao existe de 3A metes 4A e fazes entender ao proprietario que nao é a melhor solucao usada.
Alem disso como o Mario disse os fusiveis servem para proteccao contra curto circuitos e nao sobrecargas.
Cump.
Carlo Sousa
Sem duvida que a melhor maneira de proteccao de motores é usando magnetotermicos.
Nestas condicoes apresentadas valera sempre a pena ajustar o fusivel consoante o consumo.
Se nao existe de 3A metes 4A e fazes entender ao proprietario que nao é a melhor solucao usada.
Alem disso como o Mario disse os fusiveis servem para proteccao contra curto circuitos e nao sobrecargas.
Cump.
Carlo Sousa
Cumprimentos
Carlos Sousa
Carlos Sousa
Existem fusiveis de 3A e 4A no mercado agora de que tipo de fusiveis é que estamos a falar? 10 x 38?Pedro Oliveira Escreveu: Não havendo fusíveis de 3A no mercado
Se usares base 10 x 38 tens quase todos os calibres. Ainda por cima as base são modulares logo é muito fácil de instalar e fica muito bem
- Pedro Oliveira
- Velha Guarda
- Registado: 22 nov 2008, 17:12
Obrigado a todos.
Atenção que sempre me ensinaram que fusiveis gG/gL são para sobrecargas também.
Cumprimentos,
Pedro
Cumprimentos,
Pedro
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, mas de cabos e não de motores.Pedro Oliveira Escreveu:Obrigado a todos.
Cumprimentos,
Pedro