Comando de motor usando variador de velocidade
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Comando de motor usando variador de velocidade
Bom dia colegas,
tenho um motor de 1CV que irá ser controlado por variador da schneider electric ATV12H075M2. Pretendo comando com 2 velocidades, velocidade lenta e velocidade alta, onde a velocidade alta terá como referência um entrada analógica, potenciometro.
A minha dúvida é, será possivel ter a velocidade alta com referência de entrada analógica? Pelo que vi e conheço do referido variador, acho que não.
A velocidade lenta e alta, terá obrigatóriamente a sua frequência pré-definida.
Obrigado pela ajuda e opinião.
Bom fim de semana
Abraço
tenho um motor de 1CV que irá ser controlado por variador da schneider electric ATV12H075M2. Pretendo comando com 2 velocidades, velocidade lenta e velocidade alta, onde a velocidade alta terá como referência um entrada analógica, potenciometro.
A minha dúvida é, será possivel ter a velocidade alta com referência de entrada analógica? Pelo que vi e conheço do referido variador, acho que não.
Bom fim de semana
Abraço
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Comando de motor usando variador de velocidade
Deixe ver se percebo:nunomota Escreveu:Bom dia colegas,
Bom fim de semana
Abraço
-quer ter duas velocidades fixas
-quer ter a possibilidade de ajustar se necessário, o valor das velocidades e externamente por meio de um potenciómetro.
Se é isto que pretende, só vejo isto desta forma: um relé com no mínimo 2 contatos inversores, e dois potenciómetros. Um para definir o valor da velocidade alta e outro para definir o valor da velocidade baixa. Quando quer a alta, liga a relé, quando quer a baixa desliga a relé. O variador irá obter a frequência de referencia dessa forma, dizendo a ele que é de forma analógica e externa.
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
não é bem isso. A velocidade baixa é fixa e parametrizavél no variador mediante uma entrada digital. Dou lhe a referida entrada motor trabalha a velocidade baixa.
A velocidade alta funciona também por entrada digital, mas queria que a referência de velocidade fosse dada pelo potenciomentro.
Por exemplo, tenho a entrada de velocidade baixa e velocidade parametrizada para 25Hz, motor a trabalhar a 25Hz. Variador passa a ter entrada de velocidade alta olha para potenciomentro para referência de velocidade onde terá como velocidade mínimo os 25Hz.
Obrigado pela opinião.
Abraço
não é bem isso. A velocidade baixa é fixa e parametrizavél no variador mediante uma entrada digital. Dou lhe a referida entrada motor trabalha a velocidade baixa.
A velocidade alta funciona também por entrada digital, mas queria que a referência de velocidade fosse dada pelo potenciomentro.
Por exemplo, tenho a entrada de velocidade baixa e velocidade parametrizada para 25Hz, motor a trabalhar a 25Hz. Variador passa a ter entrada de velocidade alta olha para potenciomentro para referência de velocidade onde terá como velocidade mínimo os 25Hz.
Obrigado pela opinião.
Abraço
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Desconheço se os variadores permitem múltiplos métodos ou origens de definição do valor de referência.nunomota Escreveu:Boa tarde,
Obrigado pela opinião.
Abraço
Se fizer o proposto no post anterior, faz isso que quer, só que a velocidade baixa deixa de ser "parametrizável" de forma digital no painel, para ser parametrizável num potenciómetro, que até pode ser um trimmer já que não é para andar a mexer...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 mai 2012, 13:59
Boa tarde
O melhor para fazer isso seria um automato com cartas digitais e cartas analogicas, onde mediante alguma programacao conseguiria fixar sempre a saida analogica para o variador conforme lhe desse mais jeito tanto para velocidades altas como para velocidades baixas e ja nao precisava de potenciometro.
Nao sendo possivel existe uma forma que é regula o potenciometro para 25hz e faz-lhe uma marca (ou alguma forma de o encravar sempre na mesma posicao de minimo de 25 hz)
Quando arranca na baixa arranca ja esta na frequencia pretendida
Se arranca na alta a frequencia minima como ja é de 25hz logo ja pode jogar com o potenciometro tendo em atencao à marca que fez nao baixando os 25hz conforme pretende.
Pode parecer meio arcaico mas para ja é o que me ocorre.
Cump.
Carlos Sousa
O melhor para fazer isso seria um automato com cartas digitais e cartas analogicas, onde mediante alguma programacao conseguiria fixar sempre a saida analogica para o variador conforme lhe desse mais jeito tanto para velocidades altas como para velocidades baixas e ja nao precisava de potenciometro.
Nao sendo possivel existe uma forma que é regula o potenciometro para 25hz e faz-lhe uma marca (ou alguma forma de o encravar sempre na mesma posicao de minimo de 25 hz)
Quando arranca na baixa arranca ja esta na frequencia pretendida
Se arranca na alta a frequencia minima como ja é de 25hz logo ja pode jogar com o potenciometro tendo em atencao à marca que fez nao baixando os 25hz conforme pretende.
Pode parecer meio arcaico mas para ja é o que me ocorre.
Cump.
Carlos Sousa
Cumprimentos
Carlos Sousa
Carlos Sousa
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
e se parametrizar o variador para variar entre 25hz e Xhz e colocar um relé a cortar a informação do potenciometro, velocidade baixa sem potenciometro e velocidade alta com o potenciometro...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
De acordo com a pouca experiência que tive com variadores, estes não permitem os dois tipos de funcionamento,
porque é necessário aceder aos seus parâmetros e definir que tipo de situação é que se pretende.
Contudo, poderá usar dois variadores, um com programa de 2 velocidades, mínimo e máximo, outro com variação por potenciómetro, fazendo uma comutação entre os dois por automato. Naturalmente, trata-se de mais uma ideia, sem saber o resto do projecto...
Cps
A. Castro
De acordo com a pouca experiência que tive com variadores, estes não permitem os dois tipos de funcionamento,
porque é necessário aceder aos seus parâmetros e definir que tipo de situação é que se pretende.
Contudo, poderá usar dois variadores, um com programa de 2 velocidades, mínimo e máximo, outro com variação por potenciómetro, fazendo uma comutação entre os dois por automato. Naturalmente, trata-se de mais uma ideia, sem saber o resto do projecto...
Cps
A. Castro
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Em principio podes usar um interruptor inversor (1 e 2), numa posição dá a baixa (1), páras e depois se quiseres a alta, passas para a outra posição do interruptor (2).
Cump.
Mário
Em principio podes usar um interruptor inversor (1 e 2), numa posição dá a baixa (1), páras e depois se quiseres a alta, passas para a outra posição do interruptor (2).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
o potenciómetro de que fala , é o frontal ou um externo?
de qualquer maneira terá sempre que escolher, o modo de funcionamento(local ou terminais), e de controlo(preset, PID, E/S......), só um, não pode ter dois ao mesmo tempo....mas primeiro esclareça a minha pergunta...
de qualquer maneira terá sempre que escolher, o modo de funcionamento(local ou terminais), e de controlo(preset, PID, E/S......), só um, não pode ter dois ao mesmo tempo....mas primeiro esclareça a minha pergunta...
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva!
Existem variadores que permitem, através de PROFIBUS, que se altere a forma de comando. Não conheço o variador em causa, mas isso implicaria o uso de um PLC.
Existem variadores que permitem, através de PROFIBUS, que se altere a forma de comando. Não conheço o variador em causa, mas isso implicaria o uso de um PLC.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Nenum dos 3 macros que o variado traz por defeito permite isso. Mas isso não quer dizer que não é possivel. Talvez se possa fazer um custom macro para el. Eu hoje não tenho tempo de ver isso por que não tenho ca a base de dados dos ATV E isso ainda deve demorar um bocadinho porque eu sou um homem mais de abb(FTW). MAs a ver se amanha sair mais cedo ainda vejo se consigo arranjar ai um macro para ti.nunomota Escreveu:Bom dia colegas,
Bom fim de semana
Abraço
-
- Velha Guarda
Bom dia,
obrigado a todos pela ajuda.
De uma forma geral vou transcrever a informação que li e disponho.
O potencimetro que tenho é circular e serve para um ajuste fino por parte do operador, mas este ajuste fino só deve ser possível na velocidade alta.
Assim sendo os variadores de velocidade da schneider electric permitem o seguinte:
Entrada digital 1, preset de velocidade por exemplo de 20Hz
Entrada digital 2, preset de velocidade por exemplo de 40Hz com o somatório de entrada analógica do potenciometro.
É exactamente isto que quero. Apenas li ainda o manual da gama ATV312 e ainda não realizei qualquer teste, até porque ainda não tenho nenhum hardware.
A ver vamos.
Obrigado a todos.
Bom trabalho.
Abraço
O potencimetro que tenho é circular e serve para um ajuste fino por parte do operador, mas este ajuste fino só deve ser possível na velocidade alta.
Assim sendo os variadores de velocidade da schneider electric permitem o seguinte:
Entrada digital 2, preset de velocidade por exemplo de 40Hz com o somatório de entrada analógica do potenciometro.
É exactamente isto que quero. Apenas li ainda o manual da gama ATV312 e ainda não realizei qualquer teste, até porque ainda não tenho nenhum hardware.
A ver vamos.
Obrigado a todos.
Bom trabalho.
Abraço
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
nunomota Escreveu:Bom dia,
Entrada digital 2, preset de velocidade por exemplo de 40Hz com o somatório de entrada analógica do potenciometro., não, se tem a função de preset activa, não pode usar a entrada analógica....ou escolhe entradas digitais, pode ter mais que uma(depende do modelo) , só no caso de preset, ou tem a entrada analogica...., pode é, usar uma das entradas digitais como incrementador.....tem um valor de referencia nos 20Hz e usa um impulso na entrada digital como incrementador, usando a função step....
A ver vamos.
Obrigado a todos.
Bom trabalho.
Abraço
Jaime Reis