Comando de motor usando variador de velocidade

Responder
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Been thanked: 3 times

Comando de motor usando variador de velocidade

Mensagem por nunomota »

Bom dia colegas,

tenho um motor de 1CV que irá ser controlado por variador da schneider electric ATV12H075M2. Pretendo comando com 2 velocidades, velocidade lenta e velocidade alta, onde a velocidade alta terá como referência um entrada analógica, potenciometro.

A minha dúvida é, será possivel ter a velocidade alta com referência de entrada analógica? Pelo que vi e conheço do referido variador, acho que não.

A velocidade lenta e alta, terá obrigatóriamente a sua frequência pré-definida.

Obrigado pela ajuda e opinião.
Bom fim de semana

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Comando de motor usando variador de velocidade

Mensagem por nelmindo »

nunomota Escreveu:Bom dia colegas,

tenho um motor de 1CV que irá ser controlado por variador da schneider electric ATV12H075M2. Pretendo comando com 2 velocidades, velocidade lenta e velocidade alta, onde a velocidade alta terá como referência um entrada analógica, potenciometro.

A minha dúvida é, será possivel ter a velocidade alta com referência de entrada analógica? Pelo que vi e conheço do referido variador, acho que não.

Bom fim de semana

Abraço
Deixe ver se percebo:
-quer ter duas velocidades fixas
-quer ter a possibilidade de ajustar se necessário, o valor das velocidades e externamente por meio de um potenciómetro.

Se é isto que pretende, só vejo isto desta forma: um relé com no mínimo 2 contatos inversores, e dois potenciómetros. Um para definir o valor da velocidade alta e outro para definir o valor da velocidade baixa. Quando quer a alta, liga a relé, quando quer a baixa desliga a relé. O variador irá obter a frequência de referencia dessa forma, dizendo a ele que é de forma analógica e externa.
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

não é bem isso. A velocidade baixa é fixa e parametrizavél no variador mediante uma entrada digital. Dou lhe a referida entrada motor trabalha a velocidade baixa.

A velocidade alta funciona também por entrada digital, mas queria que a referência de velocidade fosse dada pelo potenciomentro.

Por exemplo, tenho a entrada de velocidade baixa e velocidade parametrizada para 25Hz, motor a trabalhar a 25Hz. Variador passa a ter entrada de velocidade alta olha para potenciomentro para referência de velocidade onde terá como velocidade mínimo os 25Hz.

Obrigado pela opinião.

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

nunomota Escreveu:Boa tarde,

não é bem isso. A velocidade baixa é fixa e parametrizavél no variador mediante uma entrada digital. Dou lhe a referida entrada motor trabalha a velocidade baixa.

A velocidade alta funciona também por entrada digital, mas queria que a referência de velocidade fosse dada pelo potenciomentro.

Por exemplo, tenho a entrada de velocidade baixa e velocidade parametrizada para 25Hz, motor a trabalhar a 25Hz. Variador passa a ter entrada de velocidade alta olha para potenciomentro para referência de velocidade onde terá como velocidade mínimo os 25Hz.

Obrigado pela opinião.

Abraço
Desconheço se os variadores permitem múltiplos métodos ou origens de definição do valor de referência.
Se fizer o proposto no post anterior, faz isso que quer, só que a velocidade baixa deixa de ser "parametrizável" de forma digital no painel, para ser parametrizável num potenciómetro, que até pode ser um trimmer já que não é para andar a mexer...
Carloni
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mai 2012, 13:59

Mensagem por Carloni »

Boa tarde

O melhor para fazer isso seria um automato com cartas digitais e cartas analogicas, onde mediante alguma programacao conseguiria fixar sempre a saida analogica para o variador conforme lhe desse mais jeito tanto para velocidades altas como para velocidades baixas e ja nao precisava de potenciometro.

Nao sendo possivel existe uma forma que é regula o potenciometro para 25hz e faz-lhe uma marca (ou alguma forma de o encravar sempre na mesma posicao de minimo de 25 hz)
Quando arranca na baixa arranca ja esta na frequencia pretendida
Se arranca na alta a frequencia minima como ja é de 25hz logo ja pode jogar com o potenciometro tendo em atencao à marca que fez nao baixando os 25hz conforme pretende.

Pode parecer meio arcaico mas para ja é o que me ocorre.
Cump.
Carlos Sousa
Cumprimentos
Carlos Sousa
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

e se parametrizar o variador para variar entre 25hz e Xhz e colocar um relé a cortar a informação do potenciometro, velocidade baixa sem potenciometro e velocidade alta com o potenciometro...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
De acordo com a pouca experiência que tive com variadores, estes não permitem os dois tipos de funcionamento,
porque é necessário aceder aos seus parâmetros e definir que tipo de situação é que se pretende.
Contudo, poderá usar dois variadores, um com programa de 2 velocidades, mínimo e máximo, outro com variação por potenciómetro, fazendo uma comutação entre os dois por automato. Naturalmente, trata-se de mais uma ideia, sem saber o resto do projecto...

Cps
A. Castro
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Em principio podes usar um interruptor inversor (1 e 2), numa posição dá a baixa (1), páras e depois se quiseres a alta, passas para a outra posição do interruptor (2).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

o potenciómetro de que fala , é o frontal ou um externo?

de qualquer maneira terá sempre que escolher, o modo de funcionamento(local ou terminais), e de controlo(preset, PID, E/S......), só um, não pode ter dois ao mesmo tempo....mas primeiro esclareça a minha pergunta...
Jaime Reis
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Existem variadores que permitem, através de PROFIBUS, que se altere a forma de comando. Não conheço o variador em causa, mas isso implicaria o uso de um PLC.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
lowfps
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2015, 14:27
Been thanked: 4 times

Mensagem por lowfps »

nunomota Escreveu:Bom dia colegas,

Bom fim de semana

Abraço
Nenum dos 3 macros que o variado traz por defeito permite isso. Mas isso não quer dizer que não é possivel. Talvez se possa fazer um custom macro para el. Eu hoje não tenho tempo de ver isso por que não tenho ca a base de dados dos ATV E isso ainda deve demorar um bocadinho porque eu sou um homem mais de abb(FTW). MAs a ver se amanha sair mais cedo ainda vejo se consigo arranjar ai um macro para ti.
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nunomota »

Bom dia,

obrigado a todos pela ajuda.

De uma forma geral vou transcrever a informação que li e disponho.

O potencimetro que tenho é circular e serve para um ajuste fino por parte do operador, mas este ajuste fino só deve ser possível na velocidade alta.

Assim sendo os variadores de velocidade da schneider electric permitem o seguinte:

Entrada digital 1, preset de velocidade por exemplo de 20Hz

Entrada digital 2, preset de velocidade por exemplo de 40Hz com o somatório de entrada analógica do potenciometro.

É exactamente isto que quero. Apenas li ainda o manual da gama ATV312 e ainda não realizei qualquer teste, até porque ainda não tenho nenhum hardware.

A ver vamos.

Obrigado a todos.
Bom trabalho.

Abraço
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

nunomota Escreveu:Bom dia,

obrigado a todos pela ajuda.

De uma forma geral vou transcrever a informação que li e disponho.

O potencimetro que tenho é circular e serve para um ajuste fino por parte do operador, mas este ajuste fino só deve ser possível na velocidade alta.

Assim sendo os variadores de velocidade da schneider electric permitem o seguinte:

Entrada digital 1, preset de velocidade por exemplo de 20Hz

Entrada digital 2, preset de velocidade por exemplo de 40Hz com o somatório de entrada analógica do potenciometro., não, se tem a função de preset activa, não pode usar a entrada analógica....ou escolhe entradas digitais, pode ter mais que uma(depende do modelo) , só no caso de preset, ou tem a entrada analogica...., pode é, usar uma das entradas digitais como incrementador.....tem um valor de referencia nos 20Hz e usa um impulso na entrada digital como incrementador, usando a função step....

É exactamente isto que quero. Apenas li ainda o manual da gama ATV312 e ainda não realizei qualquer teste, até porque ainda não tenho nenhum hardware.

A ver vamos.

Obrigado a todos.
Bom trabalho.

Abraço
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”