Ajuda montagem interruptor parede duplo

Responder
BFSOARES
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 out 2015, 11:06
Has thanked: 2 times

Ajuda montagem interruptor parede duplo

Mensagem por BFSOARES »

Boa tarde,
Não sei se este será o topico correcto para eu postar pelo que se não for peço desculpa.
Atualmente estou a viver no Reino Unido e queria pedir a vossa ajuda no seguinte:
Eu quero substituir um interruptor simples por um duplo.
O problema é que não consigo passar a corrente de um para o outro pois existem quatro fios (terra+ fase+ neutro+ comutador) .
O objetivo da alteração é fornecer energia a um lampada que instalei no exterior da habitação, ou seja, um interruptor ligaria a luz de dentro e o outro ligaria a luz exterior.
Pedia sinceramente a vossa ajuda pois já perdi horas de volta disto e não consegui até que desisti.
Eu posso enviar algumas fotos mas não sei como fazer para enviar.
Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Ajuda montagem interruptor parede duplo

Mensagem por joao-pt »

Precisas de 3 condutores no interruptor duplo, sendo 1 a fase que vem do quadro eléctrico e os outros 2 os retornos para os pontos de iluminação. Para além disto precisas de 3 condutores em cada ponto de iluminação 1 fase de retorno do interruptor, 1 neutro e 1 protecção (terra).

Não sei se isto respondeu às tuas dúvidas.
BFSOARES
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BFSOARES »

Olá João.pt,

Agradeço a resposta mas mesmo assim fiquei com dúvidas (peço desculpa mas o meu conhecimento de eletricidade é tipo nivel básico).
Eu vou tentar anexar umas imagens para ver se é mais fácil...
Atualmente só um dos interuptores das imagens está a funcionar.
A ideia é transportar a corrente para outro e depois então ligar o cabo que vem do exterior.
Pergunto: isso é possivel ???
Agradeço a vossa ajuda, malta.

Obrigado.
BS

Ps: Acho que não consigo enviar as fotos.
Anexos
20151006_124451.jpg
20151006_123158.jpg
20151006_123048.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

O esquema não é da minha autoria mas uma vez que até está com as cores daí, torna-se mais fácil para ti seguires este esquema.
A11E25.jpg
A11E25.jpg (36.9 KiB) Visto 2004 vezes
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Caro BFSOARES
se percebo o que quer dizer o seu objectivo é apenas ligar mais um ponto de luz substituindo um interruptor simples por um duplo (comutador de lustre)...

uma duvida, o interruptor que está a utilizar neste momento (o simples) é o unico ponto de comando da iluminação já existente ou esta pode ser acesa ou apagada apartir de outro interruptor??

neste caso as coisas podem ser um pouco mais complicadas...
na primeira situação a resolução é simples:

no interruptor simples descobre qual o fio que tem sempre corrente (presumo que seja o COMMON), puxa um fio desse e liga ao outro interruptor no mesmo sitio, de um dos outros ligadores no interruptor novo sai um fio directo para a lampada.

em relação aos ouros fios que vão á lampada serão o neutro e a terra, o neutro liga na lampada e a terra na estrutura do candeeiro para protecção.

estes dois fios não ligam no interuptor sob pena de provocar um curto circuito.

o terceiro ponto de ligação do interruptor não utiliza pois o mesmo é para sistemas com dois interruptores diferentes para comando do mesmo ponto de luz (comutação de escada)

Na segunda situação (comando de luzes com dois ou mais pontos de comando) apenas um dos interruptores tem tensão permanente no ponto 'COMMON' se for esse o interruptor que quer substituir tudo igual ao ponto anterior se não tiver corrente senpre presente no ponto COMMON as coisas podem ser mais complicadas... mas veja qual a sua situação
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
BFSOARES
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BFSOARES »

Caro Mitos,

Agradeco muito a informacao que partilhou mas infelizmente ainda nao consegui por isto a funcionar. Ja estou a desesperar...
Pedia por isso, o favor de tentar dar mais umas dicas a ver se consigo por isto a dar.
Quanto a sua duvida, posso esclarecer o seguinte:
O interruptor que estou a tentar instalar nao e o unico ponto de comando da iluminacao, ou seja, existe mais um ponto de comando (interruptores) na cozinha, um em cada ponta, o que faz com que se ligue a luz num e se quisermos se desligue no outro.
Dos dois comandos existentes, o que estou a tentar substituir e o que tem a corrente permanente.

No interruptor (duplo) em questao, existem 4 fios (comutador, fase, neutro e terra).
Eu so quero fazer chegar a corrente a lampada que tenho no exterior e que o outro comando de iluminacao existente na cozinha ligue e desligue naturalmente (nao me importo inclusive que o "novo" interruptor fique so para o exterior...)

Obrigado
BS

PS: Desculpem a falta de acentuacao no texto mas o teclado e ingles e nao e facil ....
Última edição por BFSOARES em 07 out 2015, 19:16, editado 2 vezes no total.
BFSOARES
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BFSOARES »

Caro Joao.pt,

Agradeco o envio do esquema mas nao o consigo ver (aparece mensagem do forum que diz nao ter permissao para tal).

Obrigado a mesma.
BS
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

Tire uma foto ao que tem... incluindo as ligações

num interruptor nunca podem ser ligados neutros e terras...

envie-me o seu e-mail por MP
MiToS
BFSOARES
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BFSOARES »

Caro Mitos,

Já enviei email por MP.

Obrigado.
BS
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

caro colega segundo a foto que me enviou não consegue fazer a ligação apenas nessa caixa...
o amigo tem ai apenas uma comutação de escada...
ou seja chega a fase ao interruptor e depois sai em um dos outros dois fios, dependendo da posição do comutador...
fica a faltar a terra e o neutro que tem de ir buscar á caixa de derivação que está antes do interruptor existente...

atenção que o código de cores dos fios utilizados antigamente no Reino unido foi alterado, antigamente o azul era fase, e agora é neutro, e o amigo tem um cabo com o novo código de cores e uma instalação com o codigo antigo e a fase agora é preta ou castanha e antigamente era azul, vermelha ou amarela...
a terra é sempre amarela e verde
e02.gif
e02.gif (37.82 KiB) Visto 1963 vezes
MiToS
BFSOARES
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por BFSOARES »

Caro Mitos,

Quero deixar aqui o meu profundo agradecimento pelo tempo que disponibilizou e pelas informações que partilhou/forneceu.
De facto eu nunca lá chegaria pois como já tinha expresso aqui no forum os meus conhecimento de electicidade são muito poucos.

Mais uma vez obrigado.
BS
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

proximo do interruptor mas numa zona alta deverá existir uma caixa de ligações (espero eu)

tire uma foto do interior da mesma e envie
MiToS
Carloni
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mai 2012, 13:59

Mensagem por Carloni »

Bom tarde

Se quiser consultar o site da legrang tem la uns interruptores onde na mesma caixa consegue colocar o comutador de escada e um comutador simples sem ter de andar adaptar ou abrir caixas na parede.

Digo isto sem saber do que se trata na realidade pois nao consigo ver as fotos

Cump.

Carlos Sousa
Cumprimentos
Carlos Sousa
jcarlosj
Curioso
Curioso
Registado: 17 ago 2010, 00:35

Mensagem por jcarlosj »

Boa tarde,

Vou tentar ajudar na resolução do problema :

Consegue descobrir se existe uma caixa de derivação , onde vá ter os fios que vem do interruptor que quer substituir ?

deverá enfiar mais um fio unifilar , cá em Portugal 1,5 mm secção, pelo tubo que vai da caixa do interruptor até a caixa de derivação, este fio é o 2º retorno para alimentar a lâmpada exterior, ou seja é a fase.

Na caixa de derivação acrescente um fio azul, que será o neutro aos neutros ai existentes, então já tem o neutro e a fase para alimentar a tal lâmpada, consoante a distancia, tem de encaminhar o par de fios ( Fase e neutro ) até ao exterior.

Parece haver um problema ! pois salvo erro ai em Inglaterra, existe frequentemente, um tipo de interruptores que consoante as vezes que carregamos na tecla, a intensidade da luz é diferente, ou seja os interruptores são " electrónicos ", têm mais funções que simplesmente ligar e desligar, dai ter mais fios ...

Não sei se pode confirmar esta situação ?

Espero ter sido útil

Cumprimentos

jcarlos
"Alguém hoje esta sentado á sombra, porque outro alguém, há muitos anos, se lembrou de plantar uma árvore."WB
Responder

Voltar para “Dúvidas”