ligação de terra ao cano de agua.
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2015, 23:06
ligação de terra ao cano de agua.
Bom dia a todos.
Gostaria de ter um esclarecimento.
Na execução de uma nova obra por exemplo uma coluna montante nova de um prédio, terei de fazer a ligação à terra e esta ficar abaixo do 50 omhs etc
.etc
E no caso de haver ligações feitas ao cano da água, sou obrigado a desfazer essa ligação ou poderei deixar ligado ,deixando assim a canalização de agua equipotenciada?
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos a todos.
Gostaria de ter um esclarecimento.
Na execução de uma nova obra por exemplo uma coluna montante nova de um prédio, terei de fazer a ligação à terra e esta ficar abaixo do 50 omhs etc
.etc
E no caso de haver ligações feitas ao cano da água, sou obrigado a desfazer essa ligação ou poderei deixar ligado ,deixando assim a canalização de agua equipotenciada?
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos a todos.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: ligação de terra ao cano de agua.
caro amigo essas ligações aos canos foram feitas por curiosos de que nada de electricidade percebem.....e muito menos de canalizações de águas....
desligue os fios......
desligue os fios......
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Sr Carlos Sousa as ligações de terra para desenrascar era feito nas canalizações de água quando eram feitas as entradas da coluna de água a chumbo e as canalizações das águas no chão em ferro agora é "0" é plástico.
Além disso se for uma nova coluna o técnico que a está a executar deve saber das normas a que a mesma tem de ficar OK !
Além disso se for uma nova coluna o técnico que a está a executar deve saber das normas a que a mesma tem de ficar OK !
-
- Curioso
Bom dia a todos.
Muito obrigado a todos pelas respostas e pela ajuda.
Eu bem sei que tenho de desligar o fio do cano da água, isso é mais que sabido, não porque o cano é de plástico porque a agua é condutora ,daí o perigo.
A questão que coloco é, fazendo a coluna eléctrica nova, poderei deixar o fio ligado na mesma ligado ao cano de água? Mas servindo-me da terra nova que instalei.
Esta questão que coloco é porque na casa de um cliente que é eng electrotécnico com muitos anos de serviço em muita empresa conhecida, nomeadamente na REN disse-me para não retirar a terra do cano da água porque assim ele tem a canalização equipotenciada.
Eu até aqui tenho retirado sempre, mas esta situação deixou-me curioso.
Mais uma vez agradeço a vossa ajuda e disponibilidade para responder às minhas questões
Eu bem sei que tenho de desligar o fio do cano da água, isso é mais que sabido, não porque o cano é de plástico porque a agua é condutora ,daí o perigo.
A questão que coloco é, fazendo a coluna eléctrica nova, poderei deixar o fio ligado na mesma ligado ao cano de água? Mas servindo-me da terra nova que instalei.
Esta questão que coloco é porque na casa de um cliente que é eng electrotécnico com muitos anos de serviço em muita empresa conhecida, nomeadamente na REN disse-me para não retirar a terra do cano da água porque assim ele tem a canalização equipotenciada.
Mais uma vez agradeço a vossa ajuda e disponibilidade para responder às minhas questões
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Neste país onde me encontro, é obrigatório fazer uma ligação equipotencial de esteiras de
cabos, tubos de água em cobre ou em ferro... seja no domínio industrial, seja no domínio da habitação.
Como estamos na Europa comunitária deduzo que as regras sejam transversais a todos os países... mas já vi coisas
que não são bem assim
Cps
A. Castro
Neste país onde me encontro, é obrigatório fazer uma ligação equipotencial de esteiras de
cabos, tubos de água em cobre ou em ferro... seja no domínio industrial, seja no domínio da habitação.
Como estamos na Europa comunitária deduzo que as regras sejam transversais a todos os países... mas já vi coisas
que não são bem assim
Cps
A. Castro
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Fazer a ligação equipotencial (em metais) é permitido, e nalguns casos é obrigatório existir.
Fazer do tubo da água "terra" é proibido.
Cump.
Mário
Fazer a ligação equipotencial (em metais) é permitido, e nalguns casos é obrigatório existir.
Fazer do tubo da água "terra" é proibido.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Penso que a resposta está explicita neste link: https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 6caxqGkUmA
Penso que a resposta está explicita neste link: https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... 6caxqGkUmA
Carlos Sousa Escreveu:Bom dia a todos.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
E] 547.1.3 Contadores de água
Quando as canalizações de água no interior do edifício forem utilizadas para a ligação à terra
ou como condutores de protecção, os contadores de água devem ser curto-circuitados por meio
de um condutor de secção apropriada à sua função de condutor de protecção, de condutor de
equipotencialidade ou de condutor de ligação à terra funcional, consoante o caso.
Ohmico
E] 547.1.3 Contadores de água
Quando as canalizações de água no interior do edifício forem utilizadas para a ligação à terra
ou como condutores de protecção, os contadores de água devem ser curto-circuitados por meio
de um condutor de secção apropriada à sua função de condutor de protecção, de condutor de
equipotencialidade ou de condutor de ligação à terra funcional, consoante o caso.
Ohmico
-
- Curioso
Muito obrigado a todos mais uma vez.
A todos os meus cumprimentos.
Bom fim de semana.
A todos os meus cumprimentos.
Bom fim de semana.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
essa situação só deve ser feita se garantir que a canalização seja toda em metal e do mesmo material.....e que haja continuidade desde montante ate jusante....
ao contrario do que se pensa ...a água da rede é mau condutor( e aqui o que se pensa ter uma boa terra vai pelo cano abaixo).....como no caso em questão provavelmente não o pode garantir....retire os tais fiozinhos.....eles não lá fazem nada!!!
ao contrario do que se pensa ...a água da rede é mau condutor( e aqui o que se pensa ter uma boa terra vai pelo cano abaixo).....como no caso em questão provavelmente não o pode garantir....retire os tais fiozinhos.....eles não lá fazem nada!!!
Jaime Reis
-
- Curioso
Boa noite a todos.
Venho colocar outra nova questão.
Na zona de Arganil tenho um amigo que tem uma garagem com arrumação , essa garagem nunca teve energia.
Para pedir energia nesse local é possível pedir corrente só para uma tomada e um ponto de iluminação? Para isso será preciso projecto?
Muito obrigada mais uma vez a todos.
Venho colocar outra nova questão.

Na zona de Arganil tenho um amigo que tem uma garagem com arrumação , essa garagem nunca teve energia.
Para pedir energia nesse local é possível pedir corrente só para uma tomada e um ponto de iluminação? Para isso será preciso projecto?
Muito obrigada mais uma vez a todos.