Boa tarde a todos,
Passo a explicar a minha dúvida porque não estou a ver como o vou fazer, ou melhor, tenho uma ideia, mas tenho receio que seja mais fácil falar que fazer.
Tenho uma instalação de uma loja com potência contratada de 151 kVA e factor de simultaneidade de 0,8, prefazendo uma potência final de 126 kVA. Por falta de espaço, não consigo instalar um gerador de 150 kVA por exemplo. A solução passa por retirar alguns circuítos do quadro, nomeadamente máquinas de AVAC.
A minha dúvida está no seguinte, como posso com inversor automático ter o quadro todo alimentado e quando se dá a inversão para o gerador, só ter corrente em alguns circuítos (tomadas, iluminação, Alimentação à UPS, Grupo Hidropressor, e algumas máquinas de AVAC)?
Obrigado.
Quadro Eléctrico + Gerador
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Re: Quadro Eléctrico + Gerador
É simples, usas um contactor tetrapolar normalmente fechado que irá alimentar um 2º Barramento (dentro do quadro) ao qual estarão ligadas as proteções de todos os circuitos que não queres que fiquem ligados.ee99161 Escreveu:Boa tarde a todos,
Passo a explicar a minha dúvida porque não estou a ver como o vou fazer, ou melhor, tenho uma ideia, mas tenho receio que seja mais fácil falar que fazer.
Tenho uma instalação de uma loja com potência contratada de 151 kVA e factor de simultaneidade de 0,8, prefazendo uma potência final de 126 kVA. Por falta de espaço, não consigo instalar um gerador de 150 kVA por exemplo. A solução passa por retirar alguns circuítos do quadro, nomeadamente máquinas de AVAC.
A minha dúvida está no seguinte, como posso com inversor automático ter o quadro todo alimentado e quando se dá a inversão para o gerador, só ter corrente em alguns circuítos (tomadas, iluminação, Alimentação à UPS, Grupo Hidropressor, e algumas máquinas de AVAC)?
Obrigado.
Este contactor será alimentado por um contacto auxiliar normalmente aberto associado ao Inversor.
Assim, quando o inversor comuta, faz fechar o contacto auxiliar e por sua vez abrir o contactor que irá desligar todos os circuitos que não queres.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
- Registado: 18 mai 2011, 16:18
- Been thanked: 1 time
Boas. Obrigado pela resposta, estava a pensar numa situação desse tipo. Agora diga-me uma coisa, tenho os dois ramais de alimentação ao inversor. Como faço a ligação desse contactor no desenho do QE? Desculpe a pergunta, mas por vezes um gajo precisa de algo para desencravar as ideias.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Vou fazer um esquema e já posto aqui.ee99161 Escreveu:Boas. Obrigado pela resposta, estava a pensar numa situação desse tipo. Agora diga-me uma coisa, tenho os dois ramais de alimentação ao inversor. Como faço a ligação desse contactor no desenho do QE? Desculpe a pergunta, mas por vezes um gajo precisa de algo para desencravar as ideias.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Curioso
Agradeço-te a ajuda, mas ainda n tenho autorização para sacar os anexos. Ainda não contribuí para poder ter acesso
.
Espero que não esteja para longe isso.

Espero que não esteja para longe isso.
-
- Curioso
Boa noite novamente. Já saquei o ficheiro, o admin deu-me permissões para isso, o que desde já agradeço publicamente.
Era mesmo isso, o meu muito obrigado por esta ajuda.
Era mesmo isso, o meu muito obrigado por esta ajuda.