microondas duvidas
microondas duvidas
Olá amigos
Antes de lerem, quero informar de que estou ligado à investigação, pelo que não estranhem as questões e estou minimamente familiarizado com o perigo do microondas.
Em breve vou necessitar de fazer umas experiências com um microondas.
A experiência consiste em colocar um pedaço de "alcatrão" dentro do microondas com vista a aquecer e amolecer a mistura.
Até aqui nada de especial, pois já li em artigos que esta experiência já foi feita em outros países.
A duvida que coloco é, se eu fizer um furinho para lá colocar uma sonda de temperatura (termopar tipo k) e desta forma ver qual a evolução da temperatura. Será que as radiações saem para fora através do fio termopar?
Será que posso colocar a sonda termopar no pedaço de "alcatrão" e colocar tudo dentro do microondas e ir retirando por exemplo de minuto a minuto e medir. Será que o próprio fio dentro do microondas dará faíscas????
Agradeço desde já alguns conselhos/sugestões para que possa medir o aquecimento do pedaço ao longo do tempo com o microondas.
saudações
cpalha
Antes de lerem, quero informar de que estou ligado à investigação, pelo que não estranhem as questões e estou minimamente familiarizado com o perigo do microondas.
A experiência consiste em colocar um pedaço de "alcatrão" dentro do microondas com vista a aquecer e amolecer a mistura.
Até aqui nada de especial, pois já li em artigos que esta experiência já foi feita em outros países.
A duvida que coloco é, se eu fizer um furinho para lá colocar uma sonda de temperatura (termopar tipo k) e desta forma ver qual a evolução da temperatura. Será que as radiações saem para fora através do fio termopar?
Será que posso colocar a sonda termopar no pedaço de "alcatrão" e colocar tudo dentro do microondas e ir retirando por exemplo de minuto a minuto e medir. Será que o próprio fio dentro do microondas dará faíscas????
Agradeço desde já alguns conselhos/sugestões para que possa medir o aquecimento do pedaço ao longo do tempo com o microondas.
saudações
cpalha
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Re: microondas duvidas
Viva,
uma pistola de temperatura de infravermelhos não resolve isso?
uma pistola de temperatura de infravermelhos não resolve isso?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Com uma termográfica, tem a "imagem" da temperatura homogénea ou não.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Colega Cpalha, tudo o que o sr meter dentro do microondas contiver metal, o caso do cabo de
sonda, por exemplo, aumenta, e de que maneira, o risco senão o de explosão pelo menos o de
danificar o microondas.
Recordo aqui alguns videos no youtube de alguém ter tentado "carregar" o telele dentro do microondas...
Os posts anteriores davam-lhe boas alternativas.
Cps
A. Castro
Colega Cpalha, tudo o que o sr meter dentro do microondas contiver metal, o caso do cabo de
sonda, por exemplo, aumenta, e de que maneira, o risco senão o de explosão pelo menos o de
danificar o microondas.
Recordo aqui alguns videos no youtube de alguém ter tentado "carregar" o telele dentro do microondas...
Os posts anteriores davam-lhe boas alternativas.
Cps
A. Castro
cpalha Escreveu:Olá amigos
saudações
cpalha
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
O problema das câmaras termográficas, é que elas vão dar a temperatura exterior do vidro...
A radiação infravermelha necessária para a câmara vêr, não atravessa o vidro...
Logo tentar medir a temperatura do alcatrão dentro do micro-ondas, enquanto "coze" vai ser difícil. Como foi dito, tudo o que for metálico e lá colocar, ou "frita" ou gera tensões perigosas para os equipamentos associados à sonda!
A radiação infravermelha necessária para a câmara vêr, não atravessa o vidro...
Logo tentar medir a temperatura do alcatrão dentro do micro-ondas, enquanto "coze" vai ser difícil. Como foi dito, tudo o que for metálico e lá colocar, ou "frita" ou gera tensões perigosas para os equipamentos associados à sonda!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
E tem que ser num microondas? Por que não num tacho/panela/caçarola... desta forma
poderia usar um termómetro de "espetar"
Cps
A. Castro
E tem que ser num microondas? Por que não num tacho/panela/caçarola... desta forma
poderia usar um termómetro de "espetar"
Cps
A. Castro
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
cpalha Escreveu: Será que posso colocar a sonda termopar no pedaço de "alcatrão" e colocar tudo dentro do microondas e ir retirando por exemplo de minuto a minuto e medir. Será que o próprio fio dentro do microondas dará faíscas????
cpalha
Baseado na pergunta a termográfica dá.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Bom dia
Antes demais obrigado a todos pelas respostas.
Quanto à pistola e camera termografica, só ficaria a saber a temperatura da superfície.
O que se pretende é saber quanto tempo demora uma amostra a atingir determinada temperatura no seu interior.
Com o tacho (mais cientificamente estufa) isso já foi feito, mas como sabem o microondas aquece as coisas muito mais rápido.
Se eu nao conseguir colocar a amostra dentro do microondas com o fio lá metido e retirar a amostra de minuto a minuto para ver a temperatura no seu interior e desta forma ver o tempo que leva uma amostra a aquecer.
Terei de fazer furinhos na amostra e de minuto a minuto retirar a amostra do microondas, rapidamente introduzir a sonda(s) a várias profundidades e desta forma ver a evolução do aquecimento da amostra.
Isto porque o americanos jà têm algo gigante em carros para aquecer estradas e desta forma colmatar as fendas existentes no pavimento.
CPalha
Quanto à pistola e camera termografica, só ficaria a saber a temperatura da superfície.
O que se pretende é saber quanto tempo demora uma amostra a atingir determinada temperatura no seu interior.
Com o tacho (mais cientificamente estufa) isso já foi feito, mas como sabem o microondas aquece as coisas muito mais rápido.
Se eu nao conseguir colocar a amostra dentro do microondas com o fio lá metido e retirar a amostra de minuto a minuto para ver a temperatura no seu interior e desta forma ver o tempo que leva uma amostra a aquecer.
Terei de fazer furinhos na amostra e de minuto a minuto retirar a amostra do microondas, rapidamente introduzir a sonda(s) a várias profundidades e desta forma ver a evolução do aquecimento da amostra.
Isto porque o americanos jà têm algo gigante em carros para aquecer estradas e desta forma colmatar as fendas existentes no pavimento.
CPalha
- Mário
- Team Apoio
O microondas aquece de dentro para fora, o tacho aquece da origem da fonte de calor ( de fora para "dentro, cima, abaixo).cpalha Escreveu:Bom dia
CPalha
O que os Americanos têm "ou tinham" era um equipamento móvel que por acção de calor (gás) aquecia a superfície do "alcatrão", isto nas pistas de aviões.
Já experimentaste com indução? o aquecimento é rápido.
Cump.
Mário
Amigo Mário
Obrigado pela resposta.
Mas tera de ser microondas.
Fazendo uma pesquisa rapida na net verás que o uso do microondas ja começa a ser vulgar no estrangeiro.
Hoje falei com um físico e falou-me em "isolar" o fio das radiações??? Não percebi.
http://trid.trb.org/view.aspx?id=576131
http://www.jmpee.org/JMPEE_PDFs/09-4_bl ... osisio.pdf
http://infohouse.p2ric.org/ref/10/09079.pdf
cpalha
Obrigado pela resposta.
Mas tera de ser microondas.
Fazendo uma pesquisa rapida na net verás que o uso do microondas ja começa a ser vulgar no estrangeiro.
Hoje falei com um físico e falou-me em "isolar" o fio das radiações??? Não percebi.
http://trid.trb.org/view.aspx?id=576131
http://www.jmpee.org/JMPEE_PDFs/09-4_bl ... osisio.pdf
http://infohouse.p2ric.org/ref/10/09079.pdf
cpalha