Projeto Residencial!

Responder
julioriva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 set 2015, 13:00

Projeto Residencial!

Mensagem por julioriva »

Caros,
Bom dia.

Preciso de ajuda. Gosto muito de fazer as coisas eu mesmo (para que fiquem da forma que quero) mas é minha primeira experiência com elétrica neste porte.

Desculpe se tiver postado no fórum errado. É minha primeira vez aqui, e categorizei da forma que achei mais correta.

A minha residência, cuja construção é muito antiga, sofre com problemas de umidade complexos de serem resolvidos. Como as paredes sofrem com a umidade, não confio mais em manter a elétrica atual da casa. Desativarei os pontos e colocarei a elétrica em tubulação aparente. Optei por uma tubulação eletrolítica (zincada).

Anexo segue o esquema básico que estou adotando. Atualmente a casa tem fornecimento monofásico de 40A (110V). Pretendo solicitar aumento de carga para 70A(110V) e manter o monofásico neste primeiro momento.

O aterramento será feito por duas hastes de cobre conforme orientação de um eletricista.

Eis como pretendo proceder:

Isolarei as tomadas em risco eminente (já concluído)
Instalarei os eletrodutos e conduletes (em andamento);
Instalarei as hastes de aterramento, em local já indicado por um eletricista;
Após, instalarei as tomadas e iluminação conforme descrito nos circuitos (ainda desconectado da rede elétrica);
Após, instalarei os eletrodutos entre o relógio e o quadro de distribuição;

Então chamarei o eletricista para:

Desativar o esquema elétrico anterior;
Trocar o cabeamento existente entre o meu poste para um de 16mm;
Trocar o cabeamento existente entre o relógio e o novo QD 10mm;
Instalar o novo quadro de distribuição, ligando à rede o novo esquema elétrica

Minhas dúvidas são:

1> O esquema elétrico de circuitos (que eu desenhei no anexo) está bom? Podem dar alguma sugestão? As expessuras dos cabos estão adequados?

2> Sei que, além dos disjuntores, existem alguns outros equipamentos (alguns obrigatórios). Qual vocês indicam que eu deva exigir na instalação, considerando que:
A) Haverá uma criança na casa,
B) Nos circuitos do escritório e da sala, que possuem equipamento caro (Computador profissional de edição de vídeos e um piano, respectivamente) eu gostaria de pensar em uma proteção adicional, se houver.
C) Algum outro que seja obrigatório.

* Os valores de consumo são baseados nos eletrodomésticos já existentes nos locais, para fins de base de cálculo.
Anexos
principais eletroeletronicos.jpg
principais eletroeletronicos.jpg (80.39 KiB) Visto 149 vezes
Desenho sem título.jpg
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”