Caros,
Bom dia.
Preciso de ajuda. Gosto muito de fazer as coisas eu mesmo (para que fiquem da forma que quero) mas é minha primeira experiência com elétrica neste porte.
Desculpe se tiver postado no fórum errado. É minha primeira vez aqui, e categorizei da forma que achei mais correta.
A minha residência, cuja construção é muito antiga, sofre com problemas de umidade complexos de serem resolvidos. Como as paredes sofrem com a umidade, não confio mais em manter a elétrica atual da casa. Desativarei os pontos e colocarei a elétrica em tubulação aparente. Optei por uma tubulação eletrolítica (zincada).
Anexo segue o esquema básico que estou adotando. Atualmente a casa tem fornecimento monofásico de 40A (110V). Pretendo solicitar aumento de carga para 70A(110V) e manter o monofásico neste primeiro momento.
O aterramento será feito por duas hastes de cobre conforme orientação de um eletricista.
Eis como pretendo proceder:
Isolarei as tomadas em risco eminente (já concluído)
Instalarei os eletrodutos e conduletes (em andamento);
Instalarei as hastes de aterramento, em local já indicado por um eletricista;
Após, instalarei as tomadas e iluminação conforme descrito nos circuitos (ainda desconectado da rede elétrica);
Após, instalarei os eletrodutos entre o relógio e o quadro de distribuição;
Então chamarei o eletricista para:
Desativar o esquema elétrico anterior;
Trocar o cabeamento existente entre o meu poste para um de 16mm;
Trocar o cabeamento existente entre o relógio e o novo QD 10mm;
Instalar o novo quadro de distribuição, ligando à rede o novo esquema elétrica
Minhas dúvidas são:
1> O esquema elétrico de circuitos (que eu desenhei no anexo) está bom? Podem dar alguma sugestão? As expessuras dos cabos estão adequados?
2> Sei que, além dos disjuntores, existem alguns outros equipamentos (alguns obrigatórios). Qual vocês indicam que eu deva exigir na instalação, considerando que:
A) Haverá uma criança na casa,
B) Nos circuitos do escritório e da sala, que possuem equipamento caro (Computador profissional de edição de vídeos e um piano, respectivamente) eu gostaria de pensar em uma proteção adicional, se houver.
C) Algum outro que seja obrigatório.
* Os valores de consumo são baseados nos eletrodomésticos já existentes nos locais, para fins de base de cálculo.