Uma ajuda

Leandrodavid.Eletric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 set 2015, 06:05
Has thanked: 4 times

Uma ajuda

Mensagem por Leandrodavid.Eletric »

Olá Pessoal bom dia

estou com um problema em um cliente meu ,onde a tensão entre terra e neutro esta dando 220V e entre 2 fases e terra esta dando 400V (lembrando que a tensão local é 380 V/ fase)

será possível que exista alguma fuga no trafo?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Uma ajuda

Mensagem por ohmico »

Boas,

verifique o que se está a passar com o neutro pois está interrompido em qualquer lado.

Ohmico
Fmacedo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 fev 2011, 17:16
Been thanked: 1 time

Mensagem por Fmacedo »

Esse problema vem da Ligação da terra, já me aconteceu o mesmo e tentei alterar o local da vareta de terra mas também não resultou, tive que aprofundar e aplicar uma chapa cobre a 1,5 metros de profundidade.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Fmacedo Escreveu:Esse problema vem da Ligação da terra, já me aconteceu o mesmo e tentei alterar o local da vareta de terra mas também não resultou, tive que aprofundar e aplicar uma chapa cobre a 1,5 metros de profundidade.

Boas,

Não é verdade que tenha a haver com a terra, mas sim com o neutro interrompido em qualquer sítio da instalação.

Terá de verificar a continuidade do neutro na sua instalação, ou se ele se encontra interrompido a montante, isto é, se nem sequer chega à sua instalação.

Para isso deve começar por desligar o geral da sua instalação e medir, na entrada do geral, entre cada uma das fases e o neutro.

Se nas medições efectuadas se manifestarem essas diferenças o problema é a montante.

Ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Não me parece que o neutro interrompido possa ser a causa, pois não faz sentido medir 220V entre terra e neutro.
Eu diria que o mais provável é serem fios trocados.
Leandro descreva a situação um pouco melhor por favor. Está muito resumido.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Boas,

Não é verdade que tenha a haver com a terra, mas sim com o neutro interrompido em qualquer sítio da instalação.

Terá de verificar a continuidade do neutro na sua instalação, ou se ele se encontra interrompido a montante, isto é, se nem sequer chega à sua instalação.

Para isso deve começar por desligar o geral da sua instalação e medir, na entrada do geral, entre cada uma das fases e o neutro.

Se nas medições efectuadas se manifestarem essas diferenças o problema é a montante.

Ohmico[/quote]

Boas!

Estou plenamente de acordo com o colega Ohmico, deverá seguir estas instruções.

Cumprs.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Boa tarde,
pelo que me dá a entender o que o meu amigo tem é duas fases diferentes.

pode ser um pouco mais explicito na descrição do problema, a instalação é domestica?
é uma instalação monofásica ou trifásica?
Se a instalação for monofásica faça a medição na entrada do corte geral com o mesmo desligado e garanta que o aparelho que utiliza está em condições e é de confiança.
Caso obtenha os mesmos valores chame a EDP.
Caso a instalação seja trifasica o problema pode ser mais complexo, porque pode existir um problema com o neutro algures na instalação e existir um retorno pelo neutro interrompido mas se fizer a mesma medição que lhe disse anteriormente consegue despistar o problema e saber se o mesmo é antes da instalação ou se é na mesma.

Cumps.
Mitos
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

antes de mais...esclareça...em que local se encontra, isto é, o país....e o tipo de instalação...monofasica(não deve ser)...trifasica, ...talvez bifasica....e regime de neutro
Jaime Reis
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Alguém me explica como chegaram à conclusão de neutro interrompido?
Leandrodavid.Eletric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Olá pessoal achei o problema, mas vou descrever melhor a situação.
Logo apos o trafo na cabeça da chave ,os condutores Terra e Neutro estavam dando valor medido (220 V)
o que ocorreu foi que uma maquina de Ar Condicionado tinha uma fuga para o Terra , ao isolar o equipamento tudo voltou ao normal.
Mas Falando com meu Professor ele me disse que isso é possível porque o Terra é um condutor preparado para conduzir qualquer corrente de qualquer tamanho e leva-la para escoamento.
e foi exatamente por isso que apresentava uma tensão nos polos terra de toda a planta do Prédio.

o neutro não poderia estar partido pois eu estava medindo na saída do Trafo e não no meio do circuito.

Agradeço imensamente a todos foi de suma importância , para que eu pudesse explorar todos as ideias.

Grande abraço
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

rainbow Escreveu:Boa noite.

Alguém me explica como chegaram à conclusão de neutro interrompido?
Bom dia caro colega rainbow;

Em sistemas trifásicos desequilibrado,s a falta de neutro á entrada da instalação, pode ter efeitos catastróficos. Entre outros problemas pode dar origem a tensões de 400V entre o neutro em falta e uma fase.

Em baixo envio um artigo tecnico para poder consultar, é um caso brasileiro mas as leis da fisica são iguais.

http://www.byknirsch.com.br/artigos-03- ... utro.shtml
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Leandrodavid.Eletric Escreveu:Olá pessoal achei o problema, mas vou descrever melhor a situação.
Logo apos o trafo na cabeça da chave ,os condutores Terra e Neutro estavam dando valor medido (220 V)
o que ocorreu foi que uma maquina de Ar Condicionado tinha uma fuga para o Terra , ao isolar o equipamento tudo voltou ao normal.
Mas Falando com meu Professor ele me disse que isso é possível porque o Terra é um condutor preparado para conduzir qualquer corrente de qualquer tamanho e leva-la para escoamento.
e foi exatamente por isso que apresentava uma tensão nos polos terra de toda a planta do Prédio.

o neutro não poderia estar partido pois eu estava medindo na saída do Trafo e não no meio do circuito.

Agradeço imensamente a todos foi de suma importância , para que eu pudesse explorar todos as ideias.

Grande abraço
Boas,

???

como acontece com frequência, deve estar aqui a faltar qualquer pormenor.

Era o que mais faltava, que uma instalação correctamente dimensionada e executada, pudesse permitir que tal se verificasse, isto é o Neutro se elevasse ao potencial da fase em que ocorre o defeito.

Será que este "Neutro" se encontra ligado à terra?

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:
Leandrodavid.Eletric Escreveu:Olá pessoal achei o problema, mas vou descrever melhor a situação.
Grande abraço
Boas,
???
Era o que mais faltava, que uma instalação correctamente dimensionada e executada, pudesse permitir que tal se verificasse, isto é o Neutro se elevasse ao potencial da fase em que ocorre o defeito.
Ohmico
Há qualquer coisa mal contada.

1º Se a tensão é de 380V, não pode aparecer 400V, ou há mais que uma alimentação distinta (outro PT), ou o transformador não é ligado em estrela.

2º Quando falta o neutro a tensão ronda 330 a 350V (depende das cargas).

3º Se há tensão entre o neutro e a terra à que medir e verificar de onde é o problema.

O pessoal faz perguntas (meias perguntas e metade dos dados), e depois não são capazes de explicar o que tinham, e como resolveram o problema.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:
Grande abraço
Boas,
???
Ohmico

1º Se a tensão é de 380V, não pode aparecer 400V, ou há mais que uma alimentação distinta (outro PT), ou o transformador não é ligado em estrela.

3º Se há tensão entre o neutro e a terra à que medir e verificar de onde é o problema.

O pessoal faz perguntas (meias perguntas e metade dos dados), e depois não são capazes de explicar o que tinham, e como resolveram o problema.

Cump.
Mário

Boas,

exactamente.

É por isso que às vezes mais vale ...

Ohmico
Leandrodavid.Eletric
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

ohmico Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:
Grande abraço
Boas,
???
Ohmico

Cump.
Mário

Boas,

exactamente.

É por isso que às vezes mais vale ...

Ohmico

Caro amigo Mario

Não existe nada mal contado, mas posso te esclarecer o que precisar, o que ocorreu como disse acima foi que uma maquina (compressor de AR) deu fuga para terra onde o TERRA absorveu esta fuga pra si e deixando de ter um potencial 0 e passando a ter um potencial de 200 V aproximadamente.
entanto quando medi a tensão como descrito deram os valores.
Caso não acredite infelizmente nao posso fazer nada.
Mas mesmo assim agradeço muito por tentar me ajudar isso mostra o quanto tenta crescer profissionalmente.

Caro Ohmico

Não o Neutro não esta aterrado sai direto do fechamento do Trafo que é 380 V com o Neutro do centro,foi me orientado a fazer este fechamento ,porem acredito não ser legal uma vez que a instalação já esta operando a mais de 1 ano e prefiro não mexer no projeto uma vez que ainda não conheci todas as dependências do local, vai que tem alguma fuga posso queimar vários equipamentos que estão ligados em 220V ( Fase e Neutro ).

Muito Obrigado

Leandro David
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”