Valor de resistência

maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Valor de resistência

Mensagem por maxxis »

Bom dia a toda a comunidade.

Caros colegas será o valor apresentado em baixo a considerar para poder escolher a sensibilidade da protecção diferencial?

Valor entre neutro e terra.

Um óptimo fim de semana :P
Anexos
IMG_20150919_123501.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Valor de resistência

Mensagem por joao-pt »

A resistência de terra mede-se com equipamentos destinados para esse fim, não se mede com um ohmímetro ou pinça amperimétrica, mede-se com um medidor de terras (terrometro ou medidor de aterramento). E com uma montagem deste tipo:
Imagem
(A imagem não é da minha autoria)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

joao.pt Escreveu:A resistência de terra mede-se com equipamentos destinados para esse fim, não se mede com um ohmímetro ou pinça amperimétrica, mede-se com um medidor de terras (terrometro ou medidor de aterramento). E com uma montagem deste tipo:
Imagem
(A imagem não é da minha autoria)
Também conhecido pelos mais antigos, por telurohmímetro (que por acaso, é o que é usado em vocavolário interncional IEC...)... ou pelos espanhóis: telurómetro.

http://www.electropedia.org/iev/iev.nsf ... =313-01-10
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por maxxis »

Ok obrigado.

A questão é que são medições que tenho de fazer muito excepcionalmente na empresa não justificando comprar o equipamento. Dai a minha questão.

Será que algum destes passos está minimamente correcto?

"Passo 1

– A medição inicial do aterramento é feita entre o orifício da fase e o orifício do terra .

Esta medição terá que mostrar um valor aproximado do valor obtido entre fase e neutro, conforme mostrado na página anterior.

As ponteiras podem ser inseridas em qualquer ordem, independente da cor.

Passo 2

– A próxima medição do aterramento é feita entre o orifício do neutro e orifício do terra terá que dar um valor de preferência abaixo de 3.0v, caso esteja acima, é possível que o aterramento esteja ineficiente ou mal feito.

As ponteiras podem ser inseridas em qualquer ordem, independente da cor. No exemplo abaixo a medição deu 1.8v.

Nota:

1 – Caso o valor medido entre neutro e terra seja: “0 volt”, não será referência de que o aterramento está eficiente, muito pelo contrário, isto pode indicar a falta completa de aterramento."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Esse teste, do meu ponto de vista, só garante que o condutor de protecção daquele ponto se encontra ligado ao barramento de protecção (terra) do quadro.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Não sei se sabe, mas usando esse método ao ligar um ohmímetro, para medir a resistência do eléctrodo do terra, entre o condutor de terra e o neutro, está sujeito a "fritar" o seus aparelho de medida...
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por maxxis »

nelmindo Escreveu:Não sei se sabe, mas usando esse método ao ligar um ohmímetro, para medir a resistência do eléctrodo do terra, entre o condutor de terra e o neutro, está sujeito a "fritar" o seus aparelho de medida...
Não tinha tensão nelmindo ;)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Naquele momento podia não ter, mas basta ter 1V de diferença entre o terra e o neutro (que não é difícil) e se tentar aplicar as leis de kirchoff, vai reparar que algo está mal...
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por maxxis »

nelmindo Escreveu:Naquele momento podia não ter, mas basta ter 1V de diferença entre o terra e o neutro (que não é difícil) e se tentar aplicar as leis de kirchoff, vai reparar que algo está mal...

Nelmindo, então para escolher a sensibilidade da protecção diferencial, não o posso fazer sem ser com o aparelho para medir a terra?

Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Segue uma tabela (não da minha autoria) que pode ajudar na escolha da sensibilidade do diferencial assim como ajudar a entender o porquê da importância de medição do valor de terra.
Imagem
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

maxxis Escreveu:
nelmindo Escreveu:Naquele momento podia não ter, mas basta ter 1V de diferença entre o terra e o neutro (que não é difícil) e se tentar aplicar as leis de kirchoff, vai reparar que algo está mal...

Nelmindo, então para escolher a sensibilidade da protecção diferencial, não o posso fazer sem ser com o aparelho para medir a terra?

Obrigado
Correto. Todos os outros métodos que aparecerem a sugerir, são soluções de desenrrasque de qualidade duvidosa.
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por maxxis »

joao.pt Escreveu:Segue uma tabela (não da minha autoria) que pode ajudar na escolha da sensibilidade do diferencial assim como ajudar a entender o porquê da importância de medição do valor de terra.
Imagem

Ok obrigado.
A edp fez uma visita à habitação e deixou um relatório em que o valor da resistência é de 2 ohm, nesse caso terá uma má terra correcto?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Quanto mais próximo de zero for o valor, melhor. Ter um valor de 2ohm é muito bom.
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por maxxis »

joao.pt Escreveu:Quanto mais próximo de zero for o valor, melhor. Ter um valor de 2ohm é muito bom.

Obrigado mais uma vez, aos dois.
Esta história das ligações à terra e resistências, ainda me baralha um bocado... É o que faz ser maçarico.

Abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

joao.pt Escreveu:Segue uma tabela (não da minha autoria) que pode ajudar na escolha da sensibilidade do diferencial assim como ajudar a entender o porquê da importância de medição do valor de terra.
Imagem
Deve ser uma gralha (e por consequência, os cálculos da linha estão errados), mas o calibre 12mA não existe:

Norma IEC 61008-1
Standard values of rated residual operating current are:
0,006; 0,01; 0,03; 0,1; 0,3; 0,5 A
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”