Motor monofásico não trabalha

Responder
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Motor monofásico não trabalha

Mensagem por lrds »

Boa tarde, agradecia a vossa ajuda.

Motor do compressor 1.1 kw só dá aquele ronco de quando algo quer trabalhar, mas nao trabalha, não sei se me fiz perceber.

Falei aqui com o electropicheleiro, que me disse para substituir o condensador, e aconselhou-me um um pouco mais forte, tinha de 25 não sei quê e então comprei de 30, mas ficou igual.

Veio cá ver e até ligou os 2 condensadores em série, mas nada, só aquele ronco, O motor não está preso. Disse-me que provavelmente, queimou.

Esse motor já antes tinha problema, a electricidade era fraca ou motor não estava já a 100%, eu tinha de tapar o filtro do compressor por vezes para ele arrancar.

Como não vou pôr o compressor para o lixo porque um identico deve custar mais de 300€ queria bobinar o motor.

Conhecem algum sitio aqui perto de Aveiro que faça o serviço? E quanto custará?
Inté
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Motor monofásico não trabalha

Mensagem por maceira.87 »

Boa tarde,
Parceiro tem a certeza que o condensador era de 25 micronsF?
os que apanhei até hoje, não era tão "fracos", Sim realmente pode ser um sinal de um enrolamento lixado, ou de outras coisas, mas dois condensadores em serie na minha opinião não teve uma ideia feliz.....suponhamos que eram os 2 de 30 micronsF, ai teria uma capacidade de 15 micronsF, que seria ainda mais baixa que a de origem. E tinha de tapar o filtro para arrancar o motor?!!! :shock: sério? e funcionava?!! :?:
Cumprimentos
Quanto mais sei....mais burro sou!!
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Amigo o electropicheleiro de que falo tem muita experiência em motores electricos, já que por aqui são as centenas nos poços. E todos os anos dezenas deles lhe vão passando pelas mãos. Sim é o que indica lá 25 microns foi esse nome ou parecido que ele disse.
E qual é o problema de tapar a entrada de ar da cabeça? a meu ver, e tenho quase a certeza que é verdade, se não entrar ar o motor faz menos esforço. Daí ele arrancar muito melhor quando lhe tapava a boca. :lol:
Inté
maceira.87
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 29 out 2011, 18:08
Been thanked: 3 times

Mensagem por maceira.87 »

lrds Escreveu:Amigo o electropicheleiro de que falo tem muita experiência em motores electricos, já que por aqui são as centenas nos poços. E todos os anos dezenas deles lhe vão passando pelas mãos. Sim é o que indica lá 25 microns foi esse nome ou parecido que ele disse.
E qual é o problema de tapar a entrada de ar da cabeça? a meu ver, e tenho quase a certeza que é verdade, se não entrar ar o motor faz menos esforço. Daí ele arrancar muito melhor quando lhe tapava a boca. :lol:
Pode fazer menos esforço pois não está a comprimir, mas faz esforço a "sugar" o ar que não tem...mas pronto se funcionava, isso é o importante! Mas será um assunto em que vou me debruçar para tentar perceber o que realmente acontece lá. Pois.em relação à experiência desse.senhor quem sou eu para dizer que ligar.condensadores em série não foi uma ideia espectacular para dar mais "power" de desfasamento. 8)
Quanto mais sei....mais burro sou!!
eder
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2014, 01:16

Mensagem por eder »

Cara, acho melhor vc levar pra quem entende disso para saber se o problema é do motor ou do condensador assim ta dificil de chegar a uma conclusão pois os fatos passados revelam uma verdadeira gambiarra na parte do "power". :P
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Em relação à experiência dos dois condensadores, apenas posso dizer o que vejo, e ele tem em em casa uma serra de disco, feita por ele, o motor é mono de 2 e pico kw e 2850 rpm e tem 2 condensadores, ele diz que arranca muito melhor. Eu já trabalhei algumas vezes com ela e funciona bem.

Já encontrei uma oficina de bobinagem, disseram-me para levar só a carcaça, portanto a parte que tem o enrolamento do fio.

Eles devem ter um meio de verificar se realmente está queimado, ou não? Não vão bobiná-lo mesmo estando bom, ou fazem teste primeiro?

Ou há algum modo de em casa verificar?
Inté
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Na associação em série de dois condensadores, por exemplo, 25 microFarad cada, o valor final fica nos 12,5 microFarad;
Na associação em paralelo de dois condensadores, por exemplo 25 microFarad cada, o valor final é de 50 microFarad.
Se o colega diz que o técnico ligou um condensador em série com o existente, logo, reduziu a capacidade final permanente...
Penso que, pelo exposto, esse compressor está a começar a apresentar sintomas de anomalias mecanicas, pois não vai estar ningém ao lado dele a "tapar-lhe a entrada do ar para que ele possa arrancar melhor", sempre que o compressor quer arrancar...

Cps
A. Castro
Última edição por CF,Lda em 02 jun 2015, 17:52, editado 1 vez no total.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Um motor com condensador de, por exemplo, 12,5 microFarad, é a mesma coisa que ter 2 condensadores de 25 microFarad em série
ou ter 2 condensadores de 6,25 microFarad em paralelo; o que importa é que o valor final do condensador seja o correcto para o bom funcionamento do motor.

As oficinas de rebobinagem dispoêm de ferramentas para verificarem a continuidade/curto-circuito das espiras que compõem as bobines do motor. Se for idonea e o motor não tiver qualquer anomalia, devolvem-no dizendo que está bom; mas também há o contrário...

Cps
A. Castro

lrds Escreveu:Em relação à experiência dos dois condensadores, apenas posso dizer o que vejo, e ele tem em em casa uma serra de disco, feita por ele, o motor é mono de 2 e pico kw e 2850 rpm e tem 2 condensadores, ele diz que arranca muito melhor. Eu já trabalhei algumas vezes com ela e funciona bem.

Já encontrei uma oficina de bobinagem, disseram-me para levar só a carcaça, portanto a parte que tem o enrolamento do fio.

Eles devem ter um meio de verificar se realmente está queimado, ou não? Não vão bobiná-lo mesmo estando bom, ou fazem teste primeiro?

Ou há algum modo de em casa verificar?
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Isso de ele arrancar melhor com a «boca» fechada já eram sintomas de que o motor não estaria nas melhores condiçoes, não é?
Já evidenciava falta de força!
Inté
eder
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2014, 01:16

Mensagem por eder »

lrds Escreveu:Isso de ele arrancar melhor com a «boca» fechada já eram sintomas de que o motor não estaria nas melhores condiçoes, não é?
Já evidenciava falta de força!
Se ele foi projetado para trabalhar sem essa "ajuda" é que a coisa ja tava ficando feia e que poderia talvez afetar o resto do equipamento. :D
3691marques
Curioso
Curioso
Registado: 23 ago 2012, 15:56

Mensagem por 3691marques »

O motor do compressor tem dificuldade a arrancar com o deposito de ar vazio.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Desculpem só agora responder a este tópico, mas acontece que esqueci a senha de acesso ao forum, e só agora como por milagre a descobri.

O motor foi bobinado e está a trabalhar bem, estava meio que chamuscado!
Inté
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”