vrv daikin com erro E7
vrv daikin com erro E7
Muito bom dia a todos.
Gostaria de vos por uma questão.
Estou de volta de um vrv que dá erro E7,será o problema mesmo do motor ventilador ou de algum componente da placa do mesmo? Obrigado.
Gostaria de vos por uma questão.
Estou de volta de um vrv que dá erro E7,será o problema mesmo do motor ventilador ou de algum componente da placa do mesmo? Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: vrv daikin com erro E7
Boas
Erros E7
Malfunction of outdoor unit fan motor
Faulty contact of fan motor connector
Defect of fan motor
Defect of fan motor driver
Cump.
Mário
Erros E7
Defect of fan motor
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado mestre Mário, vou testar ambos para ver se o mal é dos rins ou dos intestinos.
cumps. Manwell.
cumps. Manwell.

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva!
Já me aconteceu isso e era uma passagem à massa de um dos ventiladores.
Atentamente,
Bruno
Já me aconteceu isso e era uma passagem à massa de um dos ventiladores.
Atentamente,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Esse erro pode não ser defeito do motor; chamo a atenção para o facto da ficha da proteção térmica
do motor poderá estar desligada, um dos fios ligados da ficha poderá estar partido, como também poderá estar
queimada a pista electrica na placa. Para quem lida com essas máquinas com frequencia, não é muito habitual
deparar-se com motores de ventiladores queimados...
Substitui-se compressores com mais frequencia...
Cps
A. Castro
Esse erro pode não ser defeito do motor; chamo a atenção para o facto da ficha da proteção térmica
do motor poderá estar desligada, um dos fios ligados da ficha poderá estar partido, como também poderá estar
queimada a pista electrica na placa. Para quem lida com essas máquinas com frequencia, não é muito habitual
deparar-se com motores de ventiladores queimados...
Substitui-se compressores com mais frequencia...
Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Boas
Erros E7
Defect of fan motor
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2015, 22:16
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 4 vezes
- Contacto:
Caro CF,Lda;
Tem alguma razão no que diz sim senhor, mas depende da geração do VRV. A geração até à série K a R-22, sim pode ser mais ou menos isso a despistagem da avaria, nas gerações seguintes já são Inverter´s e sim esses dão E-7, porque nas anteriores eram E-0, ao qual as protecções térmicas se encontravam ligadas em série.
Bom, mas como este tópico é antigo, acho que ele já resolveu o problema.
F_B
Tem alguma razão no que diz sim senhor, mas depende da geração do VRV. A geração até à série K a R-22, sim pode ser mais ou menos isso a despistagem da avaria, nas gerações seguintes já são Inverter´s e sim esses dão E-7, porque nas anteriores eram E-0, ao qual as protecções térmicas se encontravam ligadas em série.
Bom, mas como este tópico é antigo, acho que ele já resolveu o problema.

F_B
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Indeed meu caro, indeed ... 
F_B

F_B
-
- Curioso
- Registado: 28 set 2014, 11:50
tenho um vrv serie III com esse problema, o mais estranho é que pelo que o cliente me disse só aparece de vez em quando e quando ele desliga a maquina volta tudo ao normal (?). No meio disto tudo fiquei com duas duvidas.
1ª sendo os dois ventiladores inverter será que a avaria só pode aparecer quando um deles ta numa certa rotação /velocidade ?
2º este equipamento aplica alguma alternância nos ventiladores ou arranca sempre primeiro o da direita (por exemplo) e só depois o da esquerda?
a maquina esta situada no Estoril e trabalha pouco tempo por ano (cerca de uma semana de dois em dois meses) tem 12 evaporadores, sendo que na mesma casa costumam estar duas pessoas e parece-me que raramente ligam mais de 3 / 4 maquinas ao mesmo tempo.
1ª sendo os dois ventiladores inverter será que a avaria só pode aparecer quando um deles ta numa certa rotação /velocidade ?
2º este equipamento aplica alguma alternância nos ventiladores ou arranca sempre primeiro o da direita (por exemplo) e só depois o da esquerda?
a maquina esta situada no Estoril e trabalha pouco tempo por ano (cerca de uma semana de dois em dois meses) tem 12 evaporadores, sendo que na mesma casa costumam estar duas pessoas e parece-me que raramente ligam mais de 3 / 4 maquinas ao mesmo tempo.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Os ventiladores não são inverter; Inverter é o compressor...
É natural, que se desligar a corrente da máquina, volte tudo ao normal, mas o erro fica em memória, tendo possibilidades de, através do comando, verificar qual o ultimo código de erro ocorrido no sistema.
Essa é uma daquelas avarias que põem à prova a paciencia dos técnicos. Das duas uma: ou chama o técnico da Daikin que com o pc analiza as várias fases do funcionamento do sistema ou então "planta-se" em frente da máquina e com pinça amperimétrica, termómetro... vai verificando os consumos e evolução da temperatura dos ventiladores, para tentar chegar a alguma conclusão
Cps
A. Castro
Os ventiladores não são inverter; Inverter é o compressor...
É natural, que se desligar a corrente da máquina, volte tudo ao normal, mas o erro fica em memória, tendo possibilidades de, através do comando, verificar qual o ultimo código de erro ocorrido no sistema.
Essa é uma daquelas avarias que põem à prova a paciencia dos técnicos. Das duas uma: ou chama o técnico da Daikin que com o pc analiza as várias fases do funcionamento do sistema ou então "planta-se" em frente da máquina e com pinça amperimétrica, termómetro... vai verificando os consumos e evolução da temperatura dos ventiladores, para tentar chegar a alguma conclusão
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Boas.
Se for > 6 CV aí já tem a pcb do inverter À parte (2) e atenção que parecem iguais mas são diferentes onde temos as 3 fases de saida DC (corrente de comutação digital) e vários fios de feedback.
Perante o exposto, sim pode ter um avariado. Nesse caso faça um teste desligando alimentação da UE e desligar um dos motores só depois de verificar entre o P e N se não tem corrente continua remanescente dos condensadores (< 20 DC é seguro desligar a ficha).
Após isso coloque a máquina em "pump down" pois o primeiro arrancar são sempre os vents. Ele irá fazer tentativa e dará depois o erro E7. Assim se o motor trabalhar você ficará a saber qual o avariado ou vice versa.

CumpS!
Quando se refere a VRV 3 qual a geração? VRV-S 3'? Geração P7, P8 ou P9 (RXYQ - P? ou RXYSQ - P?)JMCOUTO20 Escreveu:tenho um vrv serie III com esse problema, o mais estranho é que pelo que o cliente me disse só aparece de vez em quando e quando ele desliga a maquina volta tudo ao normal (?). No meio disto tudo fiquei com duas duvidas.
Aqui entra a geração, pois se for mini as pcb's do inverter estão blindadas no próprio motor sendo este alimentado por corrente continua (vermelho e azul) e os remanescentes 3 fios são os do feedback do motor para fazer variação de "evaporação/condensação".JMCOUTO20 Escreveu:1ª sendo os dois ventiladores inverter será que a avaria só pode aparecer quando um deles ta numa certa rotação /velocidade ?
Se for > 6 CV aí já tem a pcb do inverter À parte (2) e atenção que parecem iguais mas são diferentes onde temos as 3 fases de saida DC (corrente de comutação digital) e vários fios de feedback.
Perante o exposto, sim pode ter um avariado. Nesse caso faça um teste desligando alimentação da UE e desligar um dos motores só depois de verificar entre o P e N se não tem corrente continua remanescente dos condensadores (< 20 DC é seguro desligar a ficha).
Após isso coloque a máquina em "pump down" pois o primeiro arrancar são sempre os vents. Ele irá fazer tentativa e dará depois o erro E7. Assim se o motor trabalhar você ficará a saber qual o avariado ou vice versa.
Como referi em cima eles arrancam sempre em uníssono pois se arranca-se apenas um ia "buscar o ar ao outro buraco do outro" na tinha lógica em qualquer máquina, Daikin ou não Daikin. Agora tem potencias e rotações diferentes sim.JMCOUTO20 Escreveu:2º este equipamento aplica alguma alternância nos ventiladores ou arranca sempre primeiro o da direita (por exemplo) e só depois o da esquerda?

Desculpe mas aqui perdi-me por completo ... quer dizer com este paragrafo?JMCOUTO20 Escreveu:a maquina esta situada no Estoril e trabalha pouco tempo por ano (cerca de uma semana de dois em dois meses) tem 12 evaporadores, sendo que na mesma casa costumam estar duas pessoas e parece-me que raramente ligam mais de 3 / 4 maquinas ao mesmo tempo.
CumpS!
-
- Curioso
- Registado: 28 set 2014, 11:50
Hidrocube Escreveu:Boas.
Quando se refere a VRV 3 qual a geração? VRV-S 3'? Geração P7, P8 ou P9 (RXYQ - P? ou RXYSQ - P?)JMCOUTO20 Escreveu:tenho um vrv serie III com esse problema, o mais estranho é que pelo que o cliente me disse só aparece de vez em quando e quando ele desliga a maquina volta tudo ao normal (?). No meio disto tudo fiquei com duas duvidas.
Aqui entra a geração, pois se for mini as pcb's do inverter estão blindadas no próprio motor sendo este alimentado por corrente continua (vermelho e azul) e os remanescentes 3 fios são os do feedback do motor para fazer variação de "evaporação/condensação".JMCOUTO20 Escreveu:1ª sendo os dois ventiladores inverter será que a avaria só pode aparecer quando um deles ta numa certa rotação /velocidade ?
Como referi em cima eles arrancam sempre em uníssono pois se arranca-se apenas um ia "buscar o ar ao outro buraco do outro" na tinha lógica em qualquer máquina, Daikin ou não Daikin. Agora tem potencias e rotações diferentes sim.JMCOUTO20 Escreveu:2º este equipamento aplica alguma alternância nos ventiladores ou arranca sempre primeiro o da direita (por exemplo) e só depois o da esquerda?
Desculpe mas aqui perdi-me por completo ... quer dizer com este paragrafo?JMCOUTO20 Escreveu:a maquina esta situada no Estoril e trabalha pouco tempo por ano (cerca de uma semana de dois em dois meses) tem 12 evaporadores, sendo que na mesma casa costumam estar duas pessoas e parece-me que raramente ligam mais de 3 / 4 maquinas ao mesmo tempo.
CumpS!
Obrigado hidrocube.
Nesse paragrafo tentava explicar o funcionamento do maquina pelo usuário, ou seja como raramente funciona a 100% pode ser normal que o erro só apareça especificamente numa altura correcta de trabalho, por exemplo quando tem família em casa e maior parte dos evaporadores estão ligados, nessa altura os ventiladores devem estar a trabalhar com rotação mais alta e ai surgir o erro, pois em condições de funcionamento normais pelo usuário (3/4 evaporadores no máximo) devo presumir que o E7 não apareça.
Espero que me tenha feito entender.
Vou tentar ir a casa do cliente com a informação que me deu. já agora fazer o pump down é para conseguir fazer o despiste mais rápido ?
-
- Velha Guarda
- Contacto:
JMCOUTO20 Escreveu:Hidrocube Escreveu:Boas.
CumpS!
Obrigado hidrocube.
Nesse paragrafo tentava explicar o funcionamento do maquina pelo usuário, ou seja como raramente funciona a 100% pode ser normal que o erro só apareça especificamente numa altura correcta de trabalho, por exemplo quando tem família em casa e maior parte dos evaporadores estão ligados, nessa altura os ventiladores devem estar a trabalhar com rotação mais alta e ai surgir o erro, pois em condições de funcionamento normais pelo usuário (3/4 evaporadores no máximo) devo presumir que o E7 não apareça.
Espero que me tenha feito entender.
Boas.JMCOUTO20 Escreveu:Vou tentar ir a casa do cliente com a informação que me deu. já agora fazer o pump down é para conseguir fazer o despiste mais rápido ?
O erro pode aparecer com mais capacidade pedida, pois se existe muito calor no interior e o cliente ligar mais máquinas é óbvio que os ventiladores exteriores rodem a mais velocidade para libertar o calor para o exterior mais rápido e daí sair um erro é provável mas nesse tipo de equipamento é raro acontecer, ou seja, dá ou não dá o dito.
Quanto À sua afirmação de poucos evap's ligados, pode não ser o caso. O VRV não sei que geração é, mas partindo que é recente e pode trabalhar até um index de 130%. Isto quer dizer se for um VRV de 12 CV temos 12.25= 300 e para ir até aos 130 temos que somar as interiores sendo estas < 330%. Ora isto leva-nos à questão do interior, ou seja vamos partir que existem no interior das suas 12 unidades, 10 UI - 25 (2.5 Kw) + 2 UI's - 50.
Assim sendo (10.25)+(2.50)=350(UI's)/300(UE)= 116% de index
O VRV permite jogar com o factor de simultaneidade onde neste caso os 300 equivalem mais ou menos aos 30 Kw e os 350 a 35 Kw. Com todas as UI's ligadas é claro que só vais ter os 30 disponíveis pois se o teu "coração" só da 30 não poderá dar 35 ...
Então esta explicação leva-nos a que teoricamente podes ter até 4-25 ligadas o que dará cerca de 10 Kw pedidos, ou seja 1/3 da potencia total da unidade exterior em que o controle de condensação esteja a ser feito com uma velocidade mais baixa dos vents. Ora segundo leio do teu post, isto pode acontecer mesmo assim, e honestamente já começo a pensar se não tens alguma corrosão nas pcb's devido estarem perto do mar.
Indeed ... Se tiveres algum dos vent's avariados basta olhar para o que não roda.JMCOUTO20 Escreveu:Vou tentar ir a casa do cliente com a informação que me deu. já agora fazer o pump down é para conseguir fazer o despiste mais rápido ?

Sugiro que tenhas alguma atenção na verificação/medição dos mesmos (verificar se não tens ainda uns electrõeszinhos nos condensadores antes desligar9.

CumpS!
Última edição por Hidrocube em 06 set 2015, 23:35, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Post repetido ...