para utilizar como painel de coaxial num bastidor para um hotel, a melhor solução em relacao as solucoes da teka, será um painel do tipo MultiCC ou dos normais paineis coaxias

As escolha do painel RC-CC depende das distâncias das Tomadas ao mesmo. Tudo vai depender dos valores dos cálculos a efetuar.Nelson Pinho Escreveu:boas...
para utilizar como painel de coaxial num bastidor para um hotel, a melhor solução em relacao as solucoes da teka, será um painel do tipo MultiCC ou dos normais paineis coaxias![]()
![]()
quais as diferenças entre os 2
![]()
![]()
Porque é que depende das distâncias??? Pode-me explicar sff???angel_of_diablo Escreveu:As escolha do painel RC-CC depende das distâncias das Tomadas ao mesmo. Tudo vai depender dos valores dos cálculos a efetuar.Nelson Pinho Escreveu:boas...
para utilizar como painel de coaxial num bastidor para um hotel, a melhor solução em relacao as solucoes da teka, será um painel do tipo MultiCC ou dos normais paineis coaxias![]()
![]()
![]()
![]()
Como sabe ou já deve ter ouvido falar, no ITED 3, o grande problema dos cálculos coaxiais é o TILT e a Atenuação que não podem ultrapassar determinados valores por link (troço). Este problema é aumentado se tiver grandes distâncias entre os pontos de distribuição (Bastidores, por exemplo) e as tomadas coaxiais.Nelson Pinho Escreveu:Porque é que depende das distâncias??? Pode-me explicar sff???angel_of_diablo Escreveu:As escolha do painel RC-CC depende das distâncias das Tomadas ao mesmo. Tudo vai depender dos valores dos cálculos a efetuar.Nelson Pinho Escreveu:boas...
![]()
![]()
![]()
porque considera o sistema Multiswitch melhor para este tipo de edifícios??? aqui não há perdas por derivação e passagem??? isso seria o sistema por satélite certo???angel_of_diablo Escreveu:Como sabe ou já deve ter ouvido falar, no ITED 3, o grande problema dos cálculos coaxiais é o TILT e a Atenuação que não podem ultrapassar determinados valores por link (troço). Este problema é aumentado se tiver grandes distâncias entre os pontos de distribuição (Bastidores, por exemplo) e as tomadas coaxiais.Nelson Pinho Escreveu:Porque é que depende das distâncias??? Pode-me explicar sff???angel_of_diablo Escreveu:As escolha do painel RC-CC depende das distâncias das Tomadas ao mesmo. Tudo vai depender dos valores dos cálculos a efetuar.Nelson Pinho Escreveu:boas...
![]()
![]()
![]()
Se estiver com problemas de TILT e/ou Atenuação, se usar o MultiCC (que no caso da TEKA) é um painel composto por derivadores, pode não favorecer o resultado final, além de que tem mais uns parâmetros a serem introduzidos nos cálculos, que são as perdas de inserção e de derivação.
Por outro lado, primeiro deve saber qual o sistema que o cliente pretende para o hotel. Isto porque, se pretender um sistema de SMATV (um sistema usado neste tipo de edifícios), ao colocar um Multiswitch resolve muitos problemas dado que não tem atenuação.
Para o sistema coaxial pode ser útil dividir as tomadas por vários RC-CC's interligados por um repartidor. Mas cada rede é diferente....
Nelson Pinho Escreveu: porque considera o sistema Multiswitch melhor para este tipo de edifícios???
O painel mutiswitch é um ativo, logo não tem perdas por atenuação.
Claro, à uma contrapartida. Para dispor deste sistema:
1) Modela tudo na cabeça de rede para MATV (ou seja, não necessita de levar os 5 cabos coaxais (4 polarizações de satélite + TV) até cada ponto de distribuição; Se os canis forem pagos, cada canal tem de ser descodificado através de um cartão, se forem livres só tens de os modelar.
2) Coloca uma box por TV, o que não é hábito.
aqui não há perdas por derivação e passagem??? isso seria o sistema por satélite certo???
As perdas de derivação e passagem existem se usares derivadores quer sejam em MATV ou SMATV. Depende do tamanho da tua rede.
fala em dividir as tomadas por vários RC-CC's porque quanto menor for o RC-CC menor perdas tem certo???
Não é por isso, embora seja verdade. Se colocar 2 RC-CC iguais e liga-los com um repartidor, a atenuação total fica maior do que usar um RC-CC com tantas saídas quantas as dos 2 RC-CC iguais. A minha sugestão de dividir as tomadas por RC-CC's permite fazer só a amplificação do sinal do grupo de tomadas que estão a dar problemas e não de todo o conjunto. Mas como referi, só tendo um esboço da rede e tabela de dimensionamento à frente é que se pode ver. Mas o cliente é que deve dizer qual o sistema que pretende. Até pode ser tudo por IPTV, como está no exemplo da última página do catálogo da TEKA. Claro, é uma solução cara, mas depende do que o cliente pretende.
obrigado "Angel"...angel_of_diablo Escreveu:Nelson Pinho Escreveu: porque considera o sistema Multiswitch melhor para este tipo de edifícios???
O painel mutiswitch é um ativo, logo não tem perdas por atenuação.
Claro, à uma contrapartida. Para dispor deste sistema:
1) Modela tudo na cabeça de rede para MATV (ou seja, não necessita de levar os 5 cabos coaxais (4 polarizações de satélite + TV) até cada ponto de distribuição; Se os canis forem pagos, cada canal tem de ser descodificado através de um cartão, se forem livres só tens de os modelar.
2) Coloca uma box por TV, o que não é hábito.
aqui não há perdas por derivação e passagem??? isso seria o sistema por satélite certo???
As perdas de derivação e passagem existem se usares derivadores quer sejam em MATV ou SMATV. Depende do tamanho da tua rede.
fala em dividir as tomadas por vários RC-CC's porque quanto menor for o RC-CC menor perdas tem certo???
Não é por isso, embora seja verdade. Se colocar 2 RC-CC iguais e liga-los com um repartidor, a atenuação total fica maior do que usar um RC-CC com tantas saídas quantas as dos 2 RC-CC iguais. A minha sugestão de dividir as tomadas por RC-CC's permite fazer só a amplificação do sinal do grupo de tomadas que estão a dar problemas e não de todo o conjunto. Mas como referi, só tendo um esboço da rede e tabela de dimensionamento à frente é que se pode ver. Mas o cliente é que deve dizer qual o sistema que pretende. Até pode ser tudo por IPTV, como está no exemplo da última página do catálogo da TEKA. Claro, é uma solução cara, mas depende do que o cliente pretende.
No primeiro tópico falas em hotel, agora já é uma residencial...Nelson Pinho Escreveu: obrigado "Angel"...
é realmente uma solução cara... isto como se trata de uma pequena residencial, com apenas 14 quartos e tendo o local fibra óptica, qual o melhor sistema a utilizar??? o cliente quer o mais barato possível, eu pensei em que poderia ter por exemplo Vodafone e que depois distribuía para os quartos. Sendo que a tomada mais distante é cerca de 28 metros, acha que seria melhor utilizar o sistema com RC-CC???
peço desculpa, disse hotel para ser mais fácil perceber....angel_of_diablo Escreveu:No primeiro tópico falas em hotel, agora já é uma residencial...Nelson Pinho Escreveu: obrigado "Angel"...
é realmente uma solução cara... isto como se trata de uma pequena residencial, com apenas 14 quartos e tendo o local fibra óptica, qual o melhor sistema a utilizar??? o cliente quer o mais barato possível, eu pensei em que poderia ter por exemplo Vodafone e que depois distribuía para os quartos. Sendo que a tomada mais distante é cerca de 28 metros, acha que seria melhor utilizar o sistema com RC-CC???![]()
Bem, dado que o sistema MATV ou SMATV não é obrigatório, bem como ta,bém não é obrigatório colocar PD's por pisos, para este tipo de estabelecimentos, eu faria:
1) Rede CATV (obrigatório) e usa-la como CATV ou usa-la para TDT (MATV). Como RC-CC's eu usaria 2 RCC's de 8 saídas ou um de 12 mais um de 4, ambos da TEKA;
2) O operador que lá vai ligar não é problema seu, nem pode definir isso. Deve deixar as 3 tecnologias preparadas para receber qualquer operador;
3) Posta aqui um esboço da rede coaxial para que possa ajudar nos cálculos, se quiseres claro.
boa noite "angel"...angel_of_diablo Escreveu: 3) Posta aqui um esboço da rede coaxial para que possa ajudar nos cálculos, se quiseres claro.
Aqui vai os cálculos que fiz. Notas:Nelson Pinho Escreveu:boa noite "angel"...angel_of_diablo Escreveu: 3) Posta aqui um esboço da rede coaxial para que possa ajudar nos cálculos, se quiseres claro.
poderia ser algo como esta que vai em anexo???
muito obrigado pela ajuda!!!!angel_of_diablo Escreveu: Notas:
1) Apesar de usares dois RC-CC, fisicamente eles estão no mesmo painel no Bastidor, logo eu numerava as tomadas sequencialmente, ou seja, C1.1 até C1.14, sendo "C" de Coaxial, "1" do número do RC-CC e 1 a 14 o número da tomada;
2) Não uses comprimentos dos cabos coaxiais com valores decimais, arredonda tudo por excesso ao metro e não te esqueças das folgas;
3) Eu uso TEKA, logo para um painel coaxial para Bastidor só tenho disponível os RC-CC de 4, 8 e 12. A opção de 6 saídas só dá para ATI. Verpágina 128 do Catálogo da TEKA;
4) Nos cálculos aparece 5 conectores pois eu considero sempre um para a tomada, embora ele não exista;
Como conta os 5 conectores???
5) Os cálculos foram efetuados com um RCC-CC de 12 + 4 saídas, pelos motivos indicados em 3);
6) Aparece nos cálculos "(-F)" duas vezes porque para as duas gamas de frequências, há 2 tomadas menos favoráveis;
7) O Amplificador fica antes do repartidor;
Que amplificador utiliza???
As tomadas são da Efapel e o cabo RG6 é da TEKA, bem como o Repartidor.