Botoneira de corte na casa das máquinas
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Botoneira de corte na casa das máquinas
Boa tarde!
As RTIEBT no ponto 801.4.3.1 dizem que para uma "casa das máquinas", devemos ter um dispositivo de corte a energia dentro e fora da mesma!
Porém, tenho uma situação em que toda a fachada frontal da mesma é realizada por grades, ou seja, um braço consegue atravessar a mesma. Neste caso, será necessário colocar as duas ou poderá ser colocada apenas uma?
De referir que o local é uma escola, apesar de ser uma zona onde as crianças não têm acesso...
As RTIEBT no ponto 801.4.3.1 dizem que para uma "casa das máquinas", devemos ter um dispositivo de corte a energia dentro e fora da mesma!
Porém, tenho uma situação em que toda a fachada frontal da mesma é realizada por grades, ou seja, um braço consegue atravessar a mesma. Neste caso, será necessário colocar as duas ou poderá ser colocada apenas uma?
De referir que o local é uma escola, apesar de ser uma zona onde as crianças não têm acesso...
Re: Botoneira de corte na casa das máquinas
Apesar de conseguir atravessar as grades com o braço,este não é considerado um acesso é um ornamento
Se fosse eu metia as duas.........
-
- Velha Guarda
Pois, acredito bem que sim!MPChambel Escreveu:Apesar de conseguir atravessar as grades com o braço,este não é considerado um acesso é um ornamento
Neste casos, terão de vir dois circuitos da bobine MX ou pode-se fazer repicagem de uma botoneira para outra?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá "Pimenta".Pimenta Escreveu:Boa tarde!
A secção que indica diz o seguinte:
A secção anterior indica que a botoneira (1 só botoneira) deve ficar junto à porta de entrada, mas do lado de fora.RTIEBT - Secção 801.4.3.1 Escreveu: Junto à porta de entrada dos locais de centrais de aquecimento ou de ar condicionado, e do lado de fora dos mesmos, deve existir um dispositivo de corte de emergência que desligue os equipamentos que, em caso de avaria, possam tornar-se perigosos.
Quanto a haver crianças não à problema, se a mesma for estanque, de dupla ação e colocada fora do alcançe das mesmas (min. 1,5 m), ou seja, quebrar o vidro e carregar no botão.
Tens por exemplo a Botoneira Série 42 RV da Gewiss, que além de IP55 são da classe II.
- Anexos
-
- Botoneira Gewiss.pdf
- (494.79 KiB) Transferido 104 vezes
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
-
- Velha Guarda
Boa tarde!angel_of_diablo Escreveu:Olá "Pimenta".Pimenta Escreveu:Boa tarde!
A secção que indica diz o seguinte:A secção anterior indica que a botoneira (1 só botoneira) deve ficar junto à porta de entrada, mas do lado de fora.RTIEBT - Secção 801.4.3.1 Escreveu: Junto à porta de entrada dos locais de centrais de aquecimento ou de ar condicionado, e do lado de fora dos mesmos, deve existir um dispositivo de corte de emergência que desligue os equipamentos que, em caso de avaria, possam tornar-se perigosos.
Quanto a haver crianças não à problema, se a mesma for estanque, de dupla ação e colocada fora do alcançe das mesmas (min. 1,5 m), ou seja, quebrar o vidro e carregar no botão.
Tens por exemplo a Botoneira Série 42 RV da Gewiss, que além de IP55 são da classe II.
"Angel", então pela sua interpretação coloca-se apenas uma botoneira fora da casa das máquinas? Dentro não é preciso colocar nenhuma?
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
Sim, até porque na secção em causa nada diz que tem de ser 2 botoneiras.Pimenta Escreveu: Boa tarde!
"Angel", então pela sua interpretação coloca-se apenas uma botoneira fora da casa das máquinas? Dentro não é preciso colocar nenhuma?
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
É uma dentro da sala e outra fora da sala.
Quando estás dentro da sala tens que ver a botoneira!
Quando estás fora da sala tens que ver a botoneira!
Se tiveres que actuar de emergência a botoneira, é na posição frontal (à tua frente). Esta é a minha interpretação, do espírito da norma, "segurança".
Cump.
Mário
Se tiveres que actuar de emergência a botoneira, é na posição frontal (à tua frente). Esta é a minha interpretação, do espírito da norma, "segurança".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Em termos de SCIE, a botoneira de corte, será sempre fora do local de risco....
Se for necessário efectuar o corte em caso de emergência, possivelmente teremos lugar afuga, pelo que no exterior do espaço, junto ao acesso deve ser aplicada a referida botoneira.
Duplicar... acho desnecessário. até porue dentro com compartimento, deve haver o quadro de comando.. e dai desliga-se o equipamento também
Se for necessário efectuar o corte em caso de emergência, possivelmente teremos lugar afuga, pelo que no exterior do espaço, junto ao acesso deve ser aplicada a referida botoneira.
Duplicar... acho desnecessário. até porue dentro com compartimento, deve haver o quadro de comando.. e dai desliga-se o equipamento também

Quem cria renasce todos os dias...
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
A secção mencionada não refere a existência de 2 botoneiras, mas sim que a botoneira deve estar junto à porta e do lado exterior.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
O texto ao princípio induz em erro, mas lendo com calma acaba-se por perceber.
Concordo.Pedro Barradas Escreveu:Em termos de SCIE, a botoneira de corte, será sempre fora do local de risco....
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)