Quadro com interruptor geral e diferencial

Responder
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Has thanked: 5 times

Quadro com interruptor geral e diferencial

Mensagem por Nelson Pinho »

boas!!!
a ver se explico bem a minha dúvida... vi num projeto um quadro elétrico que alimenta duas máquinas que em cada uma delas tem o disjuntor que protege o cabo correspondente e um interruptor diferencial, cada.
A minha pergunta é se juntamente com o interruptor geral do quadro poderia colocar também um diferencial e assim escusava de colocar um em cada um dos circuitos...
Isto se, existirem diferenciais de 160A, que é o valor do interruptor geral em causa...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Quadro com interruptor geral e diferencial

Mensagem por nelmindo »

Nelson Pinho Escreveu:boas!!!
a ver se explico bem a minha dúvida... vi num projeto um quadro elétrico que alimenta duas máquinas que em cada uma delas tem o disjuntor que protege o cabo correspondente e um interruptor diferencial, cada.
A minha pergunta é se juntamente com o interruptor geral do quadro poderia colocar também um diferencial e assim escusava de colocar um em cada um dos circuitos...
Isto se, existirem diferenciais de 160A, que é o valor do interruptor geral em causa...
Mas há assim uma necessidade enorme para economizar um diferencial?
É que em termos de exploração, está mais bem servido.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Devia tentar saber o porquê do projecto ter previsto um interruptor diferencial para cada circuito, antes de alterar o que fosse.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

rainbow Escreveu:Boa noite.

Devia tentar saber o porquê do projecto ter previsto um interruptor diferencial para cada circuito, antes de alterar o que fosse.
o projetista diz que foi apenas precaução, mas não mencionou mais nada, dizendo apenas que a alteração pode ser feita...
por isso queria saber a vossa opinião...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

É para máquinas, que máquina? com variador? há necessidade de não haver simultaneidade? a regulação pedida é a mais sensivel?, pode ser temporização ao disparo?. Tudo isto e muito mais entram em conta para o bom funcionamento da instalação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

É para máquinas, que máquina? com variador? há necessidade de não haver simultaneidade? a regulação pedida é a mais sensivel?, pode ser temporização ao disparo?. Tudo isto e muito mais entram em conta para o bom funcionamento da instalação.

Cump.
Mário
chiller para frio...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Nelson Pinho Escreveu:
Cump.
Mário
chiller para frio...
Deixa os dois diferenciais, um para cada máquina.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Nelson Pinho Escreveu:
Cump.
Mário
chiller para frio...
Deixa os dois diferenciais, um para cada máquina.

Cump.
Mário
alguma razão em especial???
mariorms
Curioso
Curioso
Registado: 04 ago 2008, 11:06

Mensagem por mariorms »

Boas,
Se os diferenciais servem maquinas complexas quanto ao funcionamento ou criticas quanto à continuidade de serviço deve haver um diferencial por maquina, isto admitindo que não têm um quadro próprio e as respectivas protecções no seu interior, porque nesse caso até dispensaria os 2 diferenciais.
É habito colocar diferenciais individuais em sistemas críticos que se caírem não afectam mais nada ao lado, veja se é o caso.
Cump,
Mário Silva
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
mariorms Escreveu:Boas,
Se os diferenciais servem maquinas complexas quanto ao funcionamento ou criticas quanto à continuidade de serviço deve haver um diferencial por maquina, isto admitindo que não têm um quadro próprio e as respectivas protecções no seu interior, porque nesse caso até dispensaria os 2 diferenciais.(Para mim, mesmo com quadro próprio "da máquina", teria diferencial em exclusivo, ou no quadro da "máquina ou no quadro do cliente").
É habito colocar diferenciais individuais em sistemas críticos que se caírem não afectam mais nada ao lado, veja se é o caso.
Cump,
Mário Silva
A azul

Cump.
Mário
mariorms
Curioso
Curioso
Registado: 04 ago 2008, 11:06

Mensagem por mariorms »

Claro que haverá sempre a necessidade de pelo menos um diferencial.
O que quis dizer foi que sendo os quadros de classe II (que só pode) e havendo protecção diferencial na maquina já não seria necessário haver em mais lado nenhum.
Mas estou de acordo, diferencial tem de haver.
Cump,
Mário Silva
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr Nelson Pinho, pelo que percebi do que foi exposto pelo colega, o sr. pergunta se
pode substituir as protecções individuais dos chillers (dois diferenciais) por uma só proteção
comum aos dois chillers, não é verdade? Em minha opinião pode, mas não deve. Se o fizer está a
executar um mau serviço ao cliente.
E explico porquê: independentemente da forma como trabalham, (em cascata, em paralelo, em alternancia...)
se um entrar em avaria só o diferencial dele vai desligar, permitindo que o outro continue com condição para
trabalhar. Contudo, na situação que pretende fazer, a mesma anomalia vai resultar na ausencia de tensão
nos dois chillers, ficando o cliente sem água fria.
Espero que tenha ajudado.
Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”