Quadro com interruptor geral e diferencial
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Quadro com interruptor geral e diferencial
boas!!!
a ver se explico bem a minha dúvida... vi num projeto um quadro elétrico que alimenta duas máquinas que em cada uma delas tem o disjuntor que protege o cabo correspondente e um interruptor diferencial, cada.
A minha pergunta é se juntamente com o interruptor geral do quadro poderia colocar também um diferencial e assim escusava de colocar um em cada um dos circuitos...
Isto se, existirem diferenciais de 160A, que é o valor do interruptor geral em causa...
a ver se explico bem a minha dúvida... vi num projeto um quadro elétrico que alimenta duas máquinas que em cada uma delas tem o disjuntor que protege o cabo correspondente e um interruptor diferencial, cada.
A minha pergunta é se juntamente com o interruptor geral do quadro poderia colocar também um diferencial e assim escusava de colocar um em cada um dos circuitos...
Isto se, existirem diferenciais de 160A, que é o valor do interruptor geral em causa...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Quadro com interruptor geral e diferencial
Mas há assim uma necessidade enorme para economizar um diferencial?Nelson Pinho Escreveu:boas!!!
É que em termos de exploração, está mais bem servido.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Devia tentar saber o porquê do projecto ter previsto um interruptor diferencial para cada circuito, antes de alterar o que fosse.
Devia tentar saber o porquê do projecto ter previsto um interruptor diferencial para cada circuito, antes de alterar o que fosse.
-
- Velha Guarda
o projetista diz que foi apenas precaução, mas não mencionou mais nada, dizendo apenas que a alteração pode ser feita...rainbow Escreveu:Boa noite.
por isso queria saber a vossa opinião...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
É para máquinas, que máquina? com variador? há necessidade de não haver simultaneidade? a regulação pedida é a mais sensivel?, pode ser temporização ao disparo?. Tudo isto e muito mais entram em conta para o bom funcionamento da instalação.
Cump.
Mário
É para máquinas, que máquina? com variador? há necessidade de não haver simultaneidade? a regulação pedida é a mais sensivel?, pode ser temporização ao disparo?. Tudo isto e muito mais entram em conta para o bom funcionamento da instalação.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
chiller para frio...Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Deixa os dois diferenciais, um para cada máquina.Nelson Pinho Escreveu:chiller para frio...Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
alguma razão em especial???Mário Escreveu:BoasDeixa os dois diferenciais, um para cada máquina.Nelson Pinho Escreveu:chiller para frio...Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cump.
Mário
Boas,
Se os diferenciais servem maquinas complexas quanto ao funcionamento ou criticas quanto à continuidade de serviço deve haver um diferencial por maquina, isto admitindo que não têm um quadro próprio e as respectivas protecções no seu interior, porque nesse caso até dispensaria os 2 diferenciais.
É habito colocar diferenciais individuais em sistemas críticos que se caírem não afectam mais nada ao lado, veja se é o caso.
Cump,
Mário Silva
Se os diferenciais servem maquinas complexas quanto ao funcionamento ou criticas quanto à continuidade de serviço deve haver um diferencial por maquina, isto admitindo que não têm um quadro próprio e as respectivas protecções no seu interior, porque nesse caso até dispensaria os 2 diferenciais.
É habito colocar diferenciais individuais em sistemas críticos que se caírem não afectam mais nada ao lado, veja se é o caso.
Cump,
Mário Silva
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A azulmariorms Escreveu:Boas,
Se os diferenciais servem maquinas complexas quanto ao funcionamento ou criticas quanto à continuidade de serviço deve haver um diferencial por maquina, isto admitindo que não têm um quadro próprio e as respectivas protecções no seu interior, porque nesse caso até dispensaria os 2 diferenciais.(Para mim, mesmo com quadro próprio "da máquina", teria diferencial em exclusivo, ou no quadro da "máquina ou no quadro do cliente").
Cump,
Mário Silva
Cump.
Mário
Claro que haverá sempre a necessidade de pelo menos um diferencial.
O que quis dizer foi que sendo os quadros de classe II (que só pode) e havendo protecção diferencial na maquina já não seria necessário haver em mais lado nenhum.
Mas estou de acordo, diferencial tem de haver.
Cump,
Mário Silva
O que quis dizer foi que sendo os quadros de classe II (que só pode) e havendo protecção diferencial na maquina já não seria necessário haver em mais lado nenhum.
Mas estou de acordo, diferencial tem de haver.
Cump,
Mário Silva
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Sr Nelson Pinho, pelo que percebi do que foi exposto pelo colega, o sr. pergunta se
pode substituir as protecções individuais dos chillers (dois diferenciais) por uma só proteção
comum aos dois chillers, não é verdade? Em minha opinião pode, mas não deve. Se o fizer está a
executar um mau serviço ao cliente.
E explico porquê: independentemente da forma como trabalham, (em cascata, em paralelo, em alternancia...)
se um entrar em avaria só o diferencial dele vai desligar, permitindo que o outro continue com condição para
trabalhar. Contudo, na situação que pretende fazer, a mesma anomalia vai resultar na ausencia de tensão
nos dois chillers, ficando o cliente sem água fria.
Espero que tenha ajudado.
Cps
A. Castro
Sr Nelson Pinho, pelo que percebi do que foi exposto pelo colega, o sr. pergunta se
pode substituir as protecções individuais dos chillers (dois diferenciais) por uma só proteção
comum aos dois chillers, não é verdade? Em minha opinião pode, mas não deve. Se o fizer está a
executar um mau serviço ao cliente.
E explico porquê: independentemente da forma como trabalham, (em cascata, em paralelo, em alternancia...)
se um entrar em avaria só o diferencial dele vai desligar, permitindo que o outro continue com condição para
trabalhar. Contudo, na situação que pretende fazer, a mesma anomalia vai resultar na ausencia de tensão
nos dois chillers, ficando o cliente sem água fria.
Espero que tenha ajudado.
Cps
A. Castro