mitos Escreveu:Bom dia,
para instalações antigas é mais pratico instalar de 300mA pois os riscos de estar sempre a disparar são menores, mas eu por norma gosto de instalar ID's de 30mA por darem mais garantias de segurança em caso de contactos indiretos.
a garantia do disparo não está dependente da corrente... eu posso ter um instalação perfeitamente protegida (com garantias de disparo) e que cumpre a legislação, com um dispositivo diferencial com uma corrente de defeito de 0,5A desde claro está, a resistência do eletrodo de terra assim o permita!!!
mas deve ter em atenção os valores da resistência da terra do edifício, caso o mesmo tenha uma resistência muito elevada deverá optar por 30mA.
Concordo mas faço um reparo: usar lei de ohm para determinar a corrente de acordo com a resistências de terra existente e respectiva tensão máxima de contacto da instalação em causa
outro ponto a ter em atenção nas instalações muito antigas é os cabos presos por abraçadeiras metálicas e cheios de tinta e aparelhagem muito antiga (muitas vezes sem condutor de proteção) e sujeita a humidades, que vai provocar disparos nos ID's mais sensíveis. se a instalação se apresenta degradada, é motivo suficiente para proceder a obras de manutenção, em vez de propor remendos de garantia duvidosa.
Cumps.
Mitos
Só um reparo mais: eu tenho 99% de certeza de que queria dizer interruptor diferencial em vez de disjuntor diferencial. São coisas diferentes e de custo também diferente...
Há bons tópicos aqui no forum, sobre o assunto como dimensionar um diapositivo diferencial para uma instalação.