Disjuntur Diferencial

Responder
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Disjuntur Diferencial

Mensagem por maxxis »

Boa noite a todos.

Gostava da vossa opinião para um quadro eléctrico que apresento, o mesmo não tem diferencial, será suficiente colocar a corrente de 25 A, 30mA?

De futuro posso seleccionar o disjuntor com base na corrente do DCP da EDP?

http://alojaimagens.com/images/qjyivaiuypf4hssimiv5.jpg

Estive alguns anos sem trabalhar na área, preciso de uma reciclagem :)

Desde já agradeço
Última edição por maxxis em 01 set 2015, 23:39, editado 1 vez no total.
megane
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 dez 2007, 23:29

Re: Disjutur Diferencial

Mensagem por megane »

Boa noite
O diferencial de 25A deve de ser suficiente , mas aconselho a pôr de 300ma e não 30ma assim como deve de ser interruptor diferencial é não Disj.Dif.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Re: Disjutur Diferencial

Mensagem por maxxis »

megane Escreveu:Boa noite
O diferencial de 25A deve de ser suficiente , mas aconselho a pôr de 300ma e não 30ma assim como deve de ser interruptor diferencial é não Disj.Dif.

Agradeço a pronta resposta!!
De 300 porque motivo? (apenas para eu poder compreender) Obrigado
megane
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 dez 2007, 23:29

Re: Disjuntur Diferencial

Mensagem por megane »

Porque se for de 30ma o mais provável é aguentar menos que por sua vez origina que dispare com mais frequência , ou seja de 30ma é mais sensível .

mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Bom dia,
para instalações antigas é mais pratico instalar de 300mA pois os riscos de estar sempre a disparar são menores, mas eu por norma gosto de instalar ID's de 30mA por darem mais garantias de segurança em caso de contactos indiretos.

mas deve ter em atenção os valores da resistência da terra do edifício, caso o mesmo tenha uma resistência muito elevada deverá optar por 30mA.
outro ponto a ter em atenção nas instalações muito antigas é os cabos presos por abraçadeiras metálicas e cheios de tinta e aparelhagem muito antiga (muitas vezes sem condutor de proteção) e sujeita a humidades, que vai provocar disparos nos ID's mais sensíveis.

Cumps.
Mitos
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

mitos Escreveu:Bom dia,
para instalações antigas é mais pratico instalar de 300mA pois os riscos de estar sempre a disparar são menores, mas eu por norma gosto de instalar ID's de 30mA por darem mais garantias de segurança em caso de contactos indiretos.
a garantia do disparo não está dependente da corrente... eu posso ter um instalação perfeitamente protegida (com garantias de disparo) e que cumpre a legislação, com um dispositivo diferencial com uma corrente de defeito de 0,5A desde claro está, a resistência do eletrodo de terra assim o permita!!!

mas deve ter em atenção os valores da resistência da terra do edifício, caso o mesmo tenha uma resistência muito elevada deverá optar por 30mA.
Concordo mas faço um reparo: usar lei de ohm para determinar a corrente de acordo com a resistências de terra existente e respectiva tensão máxima de contacto da instalação em causa
outro ponto a ter em atenção nas instalações muito antigas é os cabos presos por abraçadeiras metálicas e cheios de tinta e aparelhagem muito antiga (muitas vezes sem condutor de proteção) e sujeita a humidades, que vai provocar disparos nos ID's mais sensíveis. se a instalação se apresenta degradada, é motivo suficiente para proceder a obras de manutenção, em vez de propor remendos de garantia duvidosa.

Cumps.
Mitos
Só um reparo mais: eu tenho 99% de certeza de que queria dizer interruptor diferencial em vez de disjuntor diferencial. São coisas diferentes e de custo também diferente...

Há bons tópicos aqui no forum, sobre o assunto como dimensionar um diapositivo diferencial para uma instalação.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”