duvidas-remodelações

Responder
ritaluz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jan 2008, 22:32

duvidas-remodelações

Mensagem por ritaluz »

Bom dia
comprei uma casa quase centenaria a uns anos atras e mandei o electricista( na parte habitavel )fazer a remodelação da electricidade toda, ficando por fazer a parte da arrecadação.
Acontece que agora desejo também remodelar essa zona, o electricista deixou-me uma caixa no caminho para quando eu quisesse ir ali buscar a alimentação.
Este fim de semana estive na max mat e eles tem dois tipos de tubos ja equipados com cabos, ou para tomadas ou para iluminação, ora eu queria saber qual destes é que vou utilizar para levar a electricidade para a arrecadação?, ou terei que ter os dois tubos?

Obrigado
Rita
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: duvidas-remodelações

Mensagem por amoreira »

ritaluz Escreveu:Bom dia
comprei uma casa quase centenaria a uns anos atras e mandei o electricista( na parte habitavel )fazer a remodelação da electricidade toda, ficando por fazer a parte da arrecadação.
Acontece que agora desejo também remodelar essa zona, o electricista deixou-me uma caixa no caminho para quando eu quisesse ir ali buscar a alimentação.
Este fim de semana estive na max mat e eles tem dois tipos de tubos ja equipados com cabos, ou para tomadas ou para iluminação, ora eu queria saber qual destes é que vou utilizar para levar a electricidade para a arrecadação?, ou terei que ter os dois tubos?

Obrigado
Rita
Tem de passar os dois, ou em alternativa passa apenas um (4mm) instala um quadro eléctrico
pequenino e a partir dai faz a iluminação a as tomadas.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Tiago Marques
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 abr 2008, 23:53

Mensagem por Tiago Marques »

Sem dúvida, passe um tubo com fio de 4mm e coloque um pekeno quadro para a cave, fica a coisa mais jeitosa
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

A primeira coisa que é necessário perceber é, o que é que o electricista lhe deixou na dita caixa. Isto é, qual a secção dos condutores que lá chegam desde o quadro, pois não adianta instalar condutores de secção superior daí até à arrecadação.
ritaluz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jan 2008, 22:32

Mensagem por ritaluz »

Desde já agradeço as respostas.
Os fios que ele deixou foi de 4mm, agora pergunto eu, para um ponto de luz e 6 tomadas que deverá ser tudo instalado em calha tecnica vale a pena fazer um novo quadro?

Rita
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Sim Rita, deves fazer um pequeno Sub-Quadro

Ele ao colocar o cabo de 4mm, deve ter protegido com um disjuntor de 20 a 25A, ora se as tomadas que vais colocar apenas te admitem 16A, terás logo um problema de protecção nessa parte da instalação.

Penso que te chegue um pequeno quadro de 8 Módulos em que deverás instalar um Interruptor diferencial de 25A/030mA, um disjuntor de 10A para iluminação e 1 ou 2 disjuntores de 16A para tomadas.

Duvidas, posta
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Não esquecer de verificar se o circuito que se encontra nessa caixa não está já protegido por diferencial. Se for o caso basta instalar um pequeno quadro (caixa) com um disjuntor para iluminação (10A) e outro para para tomadas (16A).
Responder

Voltar para “Dúvidas”