Consumo na partida de motor trifasico
Consumo na partida de motor trifasico
Boas,
Devido a alta corrente de partida de um motor, o que acham que é mais indicado se fizer um intervalo de 10 minutos?
Manter o motor ligado ou desligar por este tempo? E porque?
att
Devido a alta corrente de partida de um motor, o que acham que é mais indicado se fizer um intervalo de 10 minutos?
Manter o motor ligado ou desligar por este tempo? E porque?
att
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Consumo na partida de motor trifasico
Boas
Depende da aplicação
Cump.
Mário
Depende da aplicação
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Considero as duas situações possíveis, só tenho dúvidas do que é
mais economico.
att
mais economico.
att
- Mário
- Team Apoio
Boas
Os motores "normais" estão preparados para fazer "X" arranques por hora, depende da potencia.
Por ex: 160 kW 4 arranques por hora é o limite.
O motor de uma caixa registadora é para trabalho intermitente.
O motor de máquina de lavar roupa é para arranques consecutivos.
Cump.
Mário
Se estiveres a falar num motor de elevador, ele pára. Se estiveres a falar de bomba de agua, também pára. Se estiveres a falar de um compressor depende da aplicação.kurt Escreveu:Considero as duas situações possíveis, só tenho dúvidas do que é
mais economico.
att
Os motores "normais" estão preparados para fazer "X" arranques por hora, depende da potencia.
Por ex: 160 kW 4 arranques por hora é o limite.
O motor de uma caixa registadora é para trabalho intermitente.
O motor de máquina de lavar roupa é para arranques consecutivos.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Acho que a dúvida não ficou clara.
Tenho uma maquina com motor 10cv, que vai parar de produzir por 10minutos.
O que é mais economico, desliga-la por 10 minutos ou deixar ligada?
att
Tenho uma maquina com motor 10cv, que vai parar de produzir por 10minutos.
O que é mais economico, desliga-la por 10 minutos ou deixar ligada?
att
Boa tarde,
O motor de 10cv é de quantos pólos?
kVA KW kVAr
2 PÓLOS (3500 RPM ) - 9.43 8.48 4.10
4 PÓLOS (1750 RPM ) - 9.66 8.59 4.40
6 PÓLOS (1180 RPM) - 10.13 8.71 5.16
8 PÓLOS (900 RPM) - 10.60 8.79 5.90
Questiono isto porque queria fazer a relação entre o consumo do motor durante esses 10 minutos, para tentar arranjar uma relação entre o gasto e o proveito.
Obrigado,
kVA KW kVAr
Questiono isto porque queria fazer a relação entre o consumo do motor durante esses 10 minutos, para tentar arranjar uma relação entre o gasto e o proveito.
Obrigado,
Cumprimentos
T.
T.
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Atenção que cá é 50Hz.aviador05 Escreveu:Boa tarde,
kVA KW kVAr
Obrigado,
Cump.
Mário
Encontrei resposta na net:
“Partidas de motores consomem muita energia e elevam a ‘demanda’ com aumento da conta de energia. Dispositivos de partida suave economizam energia”(Isto é um mito),
A partida direta dos motores de indução tem como características correntes desenvolvidas da ordem de seis a sete vezes relativas àquelas de regime nominal. O fator de potência neste instante é muito baixo devido ao alto conteúdo de energia reativa de forma que a demanda de energia ativa (de onde a demanda é calculada) neste instante não seja tão significativa. O cálculo da parcela de demanda nas contas de energia considera esta energia ativa no período de integração de 15 minutos. Numericamente, a partida de um motor de, por exemplo,
300 kVA é da ordem de 450 kW que, durante um período de 100 a 150 ciclos (típico de partida), não é significativo se comparado ao período de integração de 15 minutos medido pelas concessionárias conforme estabelece a resolução 414 da Aneel. Em outras palavras, a energia ativa consumida no intervalo de 15 minutos, que define a demanda do intervalo, tem muito pouco impacto no consumo de energia ativa que ocorre no máximo em alguns segundos.
“Partidas de motores consomem muita energia e elevam a ‘demanda’ com aumento da conta de energia. Dispositivos de partida suave economizam energia”(Isto é um mito),
A partida direta dos motores de indução tem como características correntes desenvolvidas da ordem de seis a sete vezes relativas àquelas de regime nominal. O fator de potência neste instante é muito baixo devido ao alto conteúdo de energia reativa de forma que a demanda de energia ativa (de onde a demanda é calculada) neste instante não seja tão significativa. O cálculo da parcela de demanda nas contas de energia considera esta energia ativa no período de integração de 15 minutos. Numericamente, a partida de um motor de, por exemplo,
300 kVA é da ordem de 450 kW que, durante um período de 100 a 150 ciclos (típico de partida), não é significativo se comparado ao período de integração de 15 minutos medido pelas concessionárias conforme estabelece a resolução 414 da Aneel. Em outras palavras, a energia ativa consumida no intervalo de 15 minutos, que define a demanda do intervalo, tem muito pouco impacto no consumo de energia ativa que ocorre no máximo em alguns segundos.
- Mário
- Team Apoio
Boas
O binário dos motores não é todo igual (tem haver com o nº de polos)
Cump.
Mário
Não encontro explicação para ser "mito".kurt Escreveu:Encontrei resposta na net:
Cump.
Mário
Esta é a explicação....Mário Escreveu:BoasNão encontro explicação para ser "mito".kurt Escreveu:Encontrei resposta na net:
Cump.
Mário
Surgiu-me a seguinte duvida em relação a esta questão..
Neste caso penso que se deve ter em conta dois pontos.
1) Quando religamos o motor vai existir um pico de consumo de energia reactiva utilizada para a sua excitação, a este aumento de consumo temos que considerar ainda o aumento da corrente nominal do motor, (ainda que esta seja por um curto espaço de tempo).
2) Acho que também é importante ver esta situação a longo prazo, isto é, a interrupção de 10 minutos é referente a que espaço temporal?
Porque é diferente parar o motor uma vez por hora ou parar o motor de 10 em 10 horas...
Neste caso penso que se deve ter em conta dois pontos.
1) Quando religamos o motor vai existir um pico de consumo de energia reactiva utilizada para a sua excitação, a este aumento de consumo temos que considerar ainda o aumento da corrente nominal do motor, (ainda que esta seja por um curto espaço de tempo).
2) Acho que também é importante ver esta situação a longo prazo, isto é, a interrupção de 10 minutos é referente a que espaço temporal?
Porque é diferente parar o motor uma vez por hora ou parar o motor de 10 em 10 horas...
Cumprimentos
T.
T.
O primeiro ponto esta respondido na "explicação", leia com atenção.
att,
att,
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 fev 2014, 12:32
Olá senhores.
Estive lendo a discussão e um fato me chamou atenção: O sistema em questão utiliza partida direta para um motor de 10CV!!!???
Isso está correto?
Estive lendo a discussão e um fato me chamou atenção: O sistema em questão utiliza partida direta para um motor de 10CV!!!???
Isso está correto?
Paulo,
Entendo que, desde que as instalações e a maquina acionada permitam não teria inconvenientes.
Mas a discusão não é esta e sim sobre o consumo na partida.
att
Entendo que, desde que as instalações e a maquina acionada permitam não teria inconvenientes.
Mas a discusão não é esta e sim sobre o consumo na partida.
att