Distribuição de energia numa quinta
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Distribuição de energia numa quinta
boas!!!!
tenho um projeto elétrico para uma quinta, em que temos vários edifícios e iluminação exterior para o mesmo.
Como todos se encontram afastados e desde a entrada da quinta até ao primeiro ainda são cerca de 50m, a minha ideia era de colocar um armário de distribuição e daí saíam para vários locais..
parece lógico??? neste caso temos o contador e portinhola no muro exterior, mas onde fica o diferencial da edp???
tenho um projeto elétrico para uma quinta, em que temos vários edifícios e iluminação exterior para o mesmo.
Como todos se encontram afastados e desde a entrada da quinta até ao primeiro ainda são cerca de 50m, a minha ideia era de colocar um armário de distribuição e daí saíam para vários locais..
parece lógico??? neste caso temos o contador e portinhola no muro exterior, mas onde fica o diferencial da edp???
Re: Distribuição de energia numa quinta
Viva,
não me parece que essa solução seja regulamentar, nomeadamente no uso de um armário de distribuição!
não me parece que essa solução seja regulamentar, nomeadamente no uso de um armário de distribuição!
-
- Velha Guarda
Não é? Então tenho sempre de distribuir a partir de um Q.E. a colocar numa das habitações???EE_Rafael Escreveu:Viva,
Boa tarde colegas,
Porque não colocar o QE na casa principal da Quinta juntamente com a alimentação da iluminação exterior e depois fazer derivações para as restantes?
Imaginemos que a quinta se destina para turismo rural, pode por exemplo colocar esse quadro no "secretariado" da mesma para que tenha acesso ao mesmo sem perturbar os hospedes.
É apenas uma ideia.
Porque não colocar o QE na casa principal da Quinta juntamente com a alimentação da iluminação exterior e depois fazer derivações para as restantes?
Imaginemos que a quinta se destina para turismo rural, pode por exemplo colocar esse quadro no "secretariado" da mesma para que tenha acesso ao mesmo sem perturbar os hospedes.
É apenas uma ideia.
Cumprimentos
T.
T.
Numa situação que tive, o terreno tinha dois edifícios, a opção passou por criar um compartimento junto ao limite da propriedade onde foi instalado o QE. Isto permitiu ainda poupar na canalização de entrada pois os 1,5% de queda de tensão para este tipo de distâncias já tem os seus custos.
Mas é como em tudo, cada problema tem as suas características próprias!
Cumprimentos,
Cumprimentos,
-
- Velha Guarda
Quando diz um compartimento era mesmo alguma espécie de recepcção à entrada??? Mas os armários de distribuição são ilegais neste caso?EE_Rafael Escreveu:Numa situação que tive, o terreno tinha dois edifícios, a opção passou por criar um compartimento junto ao limite da propriedade onde foi instalado o QE. Isto permitiu ainda poupar na canalização de entrada pois os 1,5% de queda de tensão para este tipo de distâncias já tem os seus custos.
Cumprimentos,
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Na minha opinião deve criar num local a escolher o Q.E Geral, e a partir deste alimentar os vários Q.E parciais.
Quanto à colocação de armário de distribuição, não vejo qualquer irregularidade, pois funciona como se fose uma Coluna Montante num edificio, em que a partir da Caixa de Coluna são feitas as derivações para as habitações e respetivas proteções, num armário de distribuição funciona de igual modo.
Na minha opinião deve criar num local a escolher o Q.E Geral, e a partir deste alimentar os vários Q.E parciais.
Quanto à colocação de armário de distribuição, não vejo qualquer irregularidade, pois funciona como se fose uma Coluna Montante num edificio, em que a partir da Caixa de Coluna são feitas as derivações para as habitações e respetivas proteções, num armário de distribuição funciona de igual modo.
Cpts.
Energy
Energy
Pode ser. Eu num caso idêntico optei por não por pois criei mais um quadro intercalar de protecção e distribuição para 3 instalações distintas.
-
- Velha Guarda
obrigado pelos esclarecimentos!
mas o A.D. terá sempre de ficar colocado depois do Q.G. e nunca logo a seguir à portinhola, correto???
mas o A.D. terá sempre de ficar colocado depois do Q.G. e nunca logo a seguir à portinhola, correto???