Desligar bomba quando depósito transbordar

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: Desligar bomba quando depósito transbordar

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Uma ideia a considerar. Efectivamente, não sabemos se os 1º e 2º depósitos também transbordam ou se é só no 3º que isso acontece.
Aguardemos que o colega Azumark se pronuncie

Cps
A. Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

MPChambel Escreveu:Se a bomba só serve para encher os depósitos não vejo necessidade de meter um um balão ou pressostato.
Mas é minha a opinião e o dono verá o que fazer e o que for melhor.
Em relação aos depósitos se tiverem ligados apenas através de um passagem deveriam transbordar todos ao mesmo tempo,a menos que o ultimo este já destapado,mas se tiverem todos ao mesmo nivel e a passagem de uns para outros for por gravidade e tiver uma passagem de 1 1/4" ou 1 1/2" não haverá problemas.
Mas lá está é a opinião de cada um

Boas,

faz que não percebe, e não percebe mesmo, está à espera que alguém lhe possa dar a solução para um problema descrito nestes termos?

Ohmico
azumark
Curioso
Curioso
Registado: 22 ago 2015, 13:42

Mensagem por azumark »

Cumprimentos a todos.
@CF,Lda 1º e 2º depósitos não transbordam, só o terceiro transborda.

Aqui vai o que já desenvolvi desde o meu primeiro post,
O meu quadro é este (quadro na imagem aproximado)
Imagem

Esquema que fiz até agora:
Imagem

Relé com comando:
Imagem

flutuador fixação horizontal:
Imagem

- Não sei os amperes que preciso para os relés e botões de pressão, estava a ver 30A nos relés(será demais?), mas nos botões não encontro de 30A.
- Também estou com dificuldade em encontrar um relé 30A com controlo 12V sem entrada IN(Trigger) do arduino e boards afim, só queria com DC+ e DC-
- Existem problemas nos +- 50 metros de cabo a transportar os 12v do transformador passando pelo flutuador até ao relé?, outra voltagem era melhor(5v 12v 24v)?
- Vêm algum problema no esquema que fiz?
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Caro colega, pelo que tive oportunidade de ver o seu desenho não vai funcionar, ou melhor, só vai funcionar uma vez.
Depois de ter ligado a 1ª vez, o relé XA com controlo remoto e o botão pressão ON não vão fazer nada. Esse seu sistema só vai desligar pelo botão de pressão OF, ou pelo relé XA 12V, ou pelo térmico...
O sr quer uma operação automática, onde só lhe interessa carregar no botão para encher os depósitos, ou quer estar agarrado aos botões
à espera que a água transborde para tirar o dedo?

E esse flutuador é pressostato, ou é só para ligar quando existe circulação de água?

Cps
A. Castro
azumark
Curioso
Curioso

Mensagem por azumark »

A intenção é ligar pelo botão ON ou pelo controlo remoto(um extra que não sei se vou meter) e desligar com o botão OFF ou pelo acionamento do relé em conjunto com o flutuador(aproveito para referir que não é pressostato, funciona tipo a boia de autoclismo).

Não percebi a parte que diz "estar agarrado aos botões à espera que a água transborde para tirar o dedo?". Se é o que penso acho que com o que esquematizei não preciso de estar com o dedo no ON para o contactor estar ligado porque assim que se carrega no ON, a corrente para o manter ligado passa a ir por(a cor magenta):
Imagem
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Mas não era isso que queria evitar? Esquecer-se da bomba ligada, com o consequente consumo de energia e desperdicio de água? É que dessa forma, vai ter que estar atento, seja utilizando o radio comando, seja utilizando os botões de pressão... Aliás, mesmo utilizando o rádiocomando para ON, vai ter quer usar o botão de pressão OFF para parar, porque nunca o vai conseguir com o rádio comando.
Vai fazer alterações para quê? Para ficar com mais do mesmo?

Uma outra coisa: tem que explicar melhor o que é isso de mini flutuador, quantos vai instalar e onde, porque as boias de autoclismo não são eléctricas. Ou é uma simples boia de nível? Se assim fôr só mete uma no ultimo depósito?

Cps
A. Castro
azumark
Curioso
Curioso

Mensagem por azumark »

Exato, um flutuador/boia simples no topo do último depósito(como disse os outros depósitos não transbordam), e quando esse último depósito transborda a boia começa a deixar passar a corrente para o relé que muda para aberto, o que faz desligar o motor, daí ser automático na parte que eu queria.
Quando o último depósito transborda o motor desliga automaticamente para não ter de ir desligar manualmente pelo botão.

Aproveito para deixar novamente as minhas dúvidas:
1) Não sei os amperes que preciso para os relés e botões de pressão, estava a ver 30A nos relés(será demais?), mas nos botões não encontro de 30A.
2) Também estou com dificuldade em encontrar um relé 30A com controlo 12V sem entrada IN(Trigger) do arduino e boards afim, só queria com DC+ e DC-
3a) Existem problemas nos +- 50 metros de cabo a transportar os 12v do transformador passando pelo flutuador até ao relé?,
3b) existe vantagem em utilizar outras voltagens(5v 12v 24v)?
4) Vêm algum problema no esquema que fiz?
JoaquimARL
Curioso
Curioso
Registado: 11 dez 2011, 18:22

Mensagem por JoaquimARL »

Boa noite a todos.

Se os depósitos estão interligados e o último é que transborda , coloca nele uma bóia esférica.
Tem um mecanismo que pode ligar e desligar o motor através de um relé/contactor que até poderá já existir.

Pode regular o nível mínimo e máximo da água. Ligar e desligar o motor.

Se tem poucos conhecimentos de electricidade é de contactar um electricista da especialidade.

Espero ter dado contribuição positiva.

Bom trabalho.
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

Os 50m serão certamente problema,a menos que coloque uma cabo com a secção bem calculada e depende da intensidade do transformador.
O senhor está a pedir a nossa opinião para o seu problema e julgo que ninguám aqui concorda que a solução que apresenta como sendo a melhor solução para o seu problema.
Agora se esse esquema funciona,sim é claro que funciona,pode é não funcionar como queria,e não me parece que faça aquilo que pretende.
JoaquimARL
Curioso
Curioso
Registado: 11 dez 2011, 18:22

Mensagem por JoaquimARL »

Olá a todos

Isto está complicado.
Nesta situação e atendendo a tudo o aqui já se disse / escreveu eu recomendo vivamente que o sr. Azumark contacte um electricista da especialidade, ou uma Empresa de instalações eléctricas especiais.

Cumprimentos

Reis Lagarto
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Como funciona o telecomando?
Carrega uma vez e ele faz ligar o contacto, carrega outra vez e ele desliga, ou é tipo botão de pressão ON, só ligando o contacto enquanto o botão do telecomando está pressionado?

Cps
A. Castro
azumark
Curioso
Curioso

Mensagem por azumark »

@CF,Lda tem 3 modos:
1) momentâneo
2) alternado
3) dois botoes(funções diferentes)

no meu caso é o primeiro modo.
azumark
Curioso
Curioso

Mensagem por azumark »

Estive a dar mais uma olhadela no contactor Danfoss CI12 que já tenho no quadro elétrico, e acho que me estava a preocupar demais com a amperagem que os reles e botões suportam, pois a energia que vai passar por eles é só para alimentar a bobina do contactor, não para alimentar o motor.
Assim, lista de material que vou precisar:
- 2 botões de pressão momentânea, um naturalmente fechado(OFF) e um naturalmente aberto(ON),
- 1 sensor de nível horizontal,
- 1 relé com controlo remoto naturalmente aberto,
- 1 relé 250v - 12v naturalmente fechado,
- 1 caixa estanque,
- tubo para passar o fio até à caixa estanque,
- fio(já tenho),
- transformador 12v 500ma(já tenho).
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Um esquema vale mais que mil palavras.
Anexos
Bomba.png
Bomba.png (6.67 KiB) Visto 1370 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

eu sou um pouco pr'o "lento" e estou a achar estranho aínda ninguém ter pedido esclarecimentos sobre o circuito hidráulico e toda a gente ter avançado com dicas sobre a parte eléctrica.

Ninguém ter levantado dúvidas sobre depósitos em "série" e o último é que transborda e agora é vai ser controlado o nível.

Ohmico
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”