Desligar bomba quando depósito transbordar
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: Desligar bomba quando depósito transbordar
Vivam.
Uma ideia a considerar. Efectivamente, não sabemos se os 1º e 2º depósitos também transbordam ou se é só no 3º que isso acontece.
Aguardemos que o colega Azumark se pronuncie
Cps
A. Castro
Uma ideia a considerar. Efectivamente, não sabemos se os 1º e 2º depósitos também transbordam ou se é só no 3º que isso acontece.
Aguardemos que o colega Azumark se pronuncie
Cps
A. Castro
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
MPChambel Escreveu:Se a bomba só serve para encher os depósitos não vejo necessidade de meter um um balão ou pressostato.
Mas é minha a opinião e o dono verá o que fazer e o que for melhor.
Em relação aos depósitos se tiverem ligados apenas através de um passagem deveriam transbordar todos ao mesmo tempo,a menos que o ultimo este já destapado,mas se tiverem todos ao mesmo nivel e a passagem de uns para outros for por gravidade e tiver uma passagem de 1 1/4" ou 1 1/2" não haverá problemas.
Mas lá está é a opinião de cada um
Boas,
faz que não percebe, e não percebe mesmo, está à espera que alguém lhe possa dar a solução para um problema descrito nestes termos?
Ohmico
Cumprimentos a todos.
@CF,Lda 1º e 2º depósitos não transbordam, só o terceiro transborda.
Aqui vai o que já desenvolvi desde o meu primeiro post,
O meu quadro é este (quadro na imagem aproximado)

Esquema que fiz até agora:

Relé com comando:

flutuador fixação horizontal:

- Não sei os amperes que preciso para os relés e botões de pressão, estava a ver 30A nos relés(será demais?), mas nos botões não encontro de 30A.
- Também estou com dificuldade em encontrar um relé 30A com controlo 12V sem entrada IN(Trigger) do arduino e boards afim, só queria com DC+ e DC-
- Existem problemas nos +- 50 metros de cabo a transportar os 12v do transformador passando pelo flutuador até ao relé?, outra voltagem era melhor(5v 12v 24v)?
- Vêm algum problema no esquema que fiz?
@CF,Lda 1º e 2º depósitos não transbordam, só o terceiro transborda.
Aqui vai o que já desenvolvi desde o meu primeiro post,
O meu quadro é este (quadro na imagem aproximado)

Esquema que fiz até agora:

Relé com comando:

flutuador fixação horizontal:

- Não sei os amperes que preciso para os relés e botões de pressão, estava a ver 30A nos relés(será demais?), mas nos botões não encontro de 30A.
- Também estou com dificuldade em encontrar um relé 30A com controlo 12V sem entrada IN(Trigger) do arduino e boards afim, só queria com DC+ e DC-
- Existem problemas nos +- 50 metros de cabo a transportar os 12v do transformador passando pelo flutuador até ao relé?, outra voltagem era melhor(5v 12v 24v)?
- Vêm algum problema no esquema que fiz?
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Caro colega, pelo que tive oportunidade de ver o seu desenho não vai funcionar, ou melhor, só vai funcionar uma vez.
Depois de ter ligado a 1ª vez, o relé XA com controlo remoto e o botão pressão ON não vão fazer nada. Esse seu sistema só vai desligar pelo botão de pressão OF, ou pelo relé XA 12V, ou pelo térmico...
O sr quer uma operação automática, onde só lhe interessa carregar no botão para encher os depósitos, ou quer estar agarrado aos botões
à espera que a água transborde para tirar o dedo?
E esse flutuador é pressostato, ou é só para ligar quando existe circulação de água?
Cps
A. Castro
Caro colega, pelo que tive oportunidade de ver o seu desenho não vai funcionar, ou melhor, só vai funcionar uma vez.
Depois de ter ligado a 1ª vez, o relé XA com controlo remoto e o botão pressão ON não vão fazer nada. Esse seu sistema só vai desligar pelo botão de pressão OF, ou pelo relé XA 12V, ou pelo térmico...
O sr quer uma operação automática, onde só lhe interessa carregar no botão para encher os depósitos, ou quer estar agarrado aos botões
à espera que a água transborde para tirar o dedo?
E esse flutuador é pressostato, ou é só para ligar quando existe circulação de água?
Cps
A. Castro
A intenção é ligar pelo botão ON ou pelo controlo remoto(um extra que não sei se vou meter) e desligar com o botão OFF ou pelo acionamento do relé em conjunto com o flutuador(aproveito para referir que não é pressostato, funciona tipo a boia de autoclismo).
Não percebi a parte que diz "estar agarrado aos botões à espera que a água transborde para tirar o dedo?". Se é o que penso acho que com o que esquematizei não preciso de estar com o dedo no ON para o contactor estar ligado porque assim que se carrega no ON, a corrente para o manter ligado passa a ir por(a cor magenta):

Não percebi a parte que diz "estar agarrado aos botões à espera que a água transborde para tirar o dedo?". Se é o que penso acho que com o que esquematizei não preciso de estar com o dedo no ON para o contactor estar ligado porque assim que se carrega no ON, a corrente para o manter ligado passa a ir por(a cor magenta):

-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Mas não era isso que queria evitar? Esquecer-se da bomba ligada, com o consequente consumo de energia e desperdicio de água? É que dessa forma, vai ter que estar atento, seja utilizando o radio comando, seja utilizando os botões de pressão... Aliás, mesmo utilizando o rádiocomando para ON, vai ter quer usar o botão de pressão OFF para parar, porque nunca o vai conseguir com o rádio comando.
Vai fazer alterações para quê? Para ficar com mais do mesmo?
Uma outra coisa: tem que explicar melhor o que é isso de mini flutuador, quantos vai instalar e onde, porque as boias de autoclismo não são eléctricas. Ou é uma simples boia de nível? Se assim fôr só mete uma no ultimo depósito?
Cps
A. Castro
Mas não era isso que queria evitar? Esquecer-se da bomba ligada, com o consequente consumo de energia e desperdicio de água? É que dessa forma, vai ter que estar atento, seja utilizando o radio comando, seja utilizando os botões de pressão... Aliás, mesmo utilizando o rádiocomando para ON, vai ter quer usar o botão de pressão OFF para parar, porque nunca o vai conseguir com o rádio comando.
Vai fazer alterações para quê? Para ficar com mais do mesmo?
Uma outra coisa: tem que explicar melhor o que é isso de mini flutuador, quantos vai instalar e onde, porque as boias de autoclismo não são eléctricas. Ou é uma simples boia de nível? Se assim fôr só mete uma no ultimo depósito?
Cps
A. Castro
Exato, um flutuador/boia simples no topo do último depósito(como disse os outros depósitos não transbordam), e quando esse último depósito transborda a boia começa a deixar passar a corrente para o relé que muda para aberto, o que faz desligar o motor, daí ser automático na parte que eu queria.
Quando o último depósito transborda o motor desliga automaticamente para não ter de ir desligar manualmente pelo botão.
Aproveito para deixar novamente as minhas dúvidas:
1) Não sei os amperes que preciso para os relés e botões de pressão, estava a ver 30A nos relés(será demais?), mas nos botões não encontro de 30A.
2) Também estou com dificuldade em encontrar um relé 30A com controlo 12V sem entrada IN(Trigger) do arduino e boards afim, só queria com DC+ e DC-
3a) Existem problemas nos +- 50 metros de cabo a transportar os 12v do transformador passando pelo flutuador até ao relé?,
3b) existe vantagem em utilizar outras voltagens(5v 12v 24v)?
4) Vêm algum problema no esquema que fiz?
Quando o último depósito transborda o motor desliga automaticamente para não ter de ir desligar manualmente pelo botão.
Aproveito para deixar novamente as minhas dúvidas:
1) Não sei os amperes que preciso para os relés e botões de pressão, estava a ver 30A nos relés(será demais?), mas nos botões não encontro de 30A.
2) Também estou com dificuldade em encontrar um relé 30A com controlo 12V sem entrada IN(Trigger) do arduino e boards afim, só queria com DC+ e DC-
3a) Existem problemas nos +- 50 metros de cabo a transportar os 12v do transformador passando pelo flutuador até ao relé?,
3b) existe vantagem em utilizar outras voltagens(5v 12v 24v)?
4) Vêm algum problema no esquema que fiz?
-
- Curioso
- Registado: 11 dez 2011, 18:22
Boa noite a todos.
Se os depósitos estão interligados e o último é que transborda , coloca nele uma bóia esférica.
Tem um mecanismo que pode ligar e desligar o motor através de um relé/contactor que até poderá já existir.
Pode regular o nível mínimo e máximo da água. Ligar e desligar o motor.
Se tem poucos conhecimentos de electricidade é de contactar um electricista da especialidade.
Espero ter dado contribuição positiva.
Bom trabalho.
Se os depósitos estão interligados e o último é que transborda , coloca nele uma bóia esférica.
Tem um mecanismo que pode ligar e desligar o motor através de um relé/contactor que até poderá já existir.
Pode regular o nível mínimo e máximo da água. Ligar e desligar o motor.
Se tem poucos conhecimentos de electricidade é de contactar um electricista da especialidade.
Espero ter dado contribuição positiva.
Bom trabalho.
Os 50m serão certamente problema,a menos que coloque uma cabo com a secção bem calculada e depende da intensidade do transformador.
O senhor está a pedir a nossa opinião para o seu problema e julgo que ninguám aqui concorda que a solução que apresenta como sendo a melhor solução para o seu problema.
Agora se esse esquema funciona,sim é claro que funciona,pode é não funcionar como queria,e não me parece que faça aquilo que pretende.
O senhor está a pedir a nossa opinião para o seu problema e julgo que ninguám aqui concorda que a solução que apresenta como sendo a melhor solução para o seu problema.
Agora se esse esquema funciona,sim é claro que funciona,pode é não funcionar como queria,e não me parece que faça aquilo que pretende.
-
- Curioso
- Registado: 11 dez 2011, 18:22
Olá a todos
Isto está complicado.
Nesta situação e atendendo a tudo o aqui já se disse / escreveu eu recomendo vivamente que o sr. Azumark contacte um electricista da especialidade, ou uma Empresa de instalações eléctricas especiais.
Cumprimentos
Reis Lagarto
Isto está complicado.
Nesta situação e atendendo a tudo o aqui já se disse / escreveu eu recomendo vivamente que o sr. Azumark contacte um electricista da especialidade, ou uma Empresa de instalações eléctricas especiais.
Cumprimentos
Reis Lagarto
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Como funciona o telecomando?
Carrega uma vez e ele faz ligar o contacto, carrega outra vez e ele desliga, ou é tipo botão de pressão ON, só ligando o contacto enquanto o botão do telecomando está pressionado?
Cps
A. Castro
Como funciona o telecomando?
Carrega uma vez e ele faz ligar o contacto, carrega outra vez e ele desliga, ou é tipo botão de pressão ON, só ligando o contacto enquanto o botão do telecomando está pressionado?
Cps
A. Castro
@CF,Lda tem 3 modos:
1) momentâneo
2) alternado
3) dois botoes(funções diferentes)
no meu caso é o primeiro modo.
1) momentâneo
2) alternado
3) dois botoes(funções diferentes)
no meu caso é o primeiro modo.
Estive a dar mais uma olhadela no contactor Danfoss CI12 que já tenho no quadro elétrico, e acho que me estava a preocupar demais com a amperagem que os reles e botões suportam, pois a energia que vai passar por eles é só para alimentar a bobina do contactor, não para alimentar o motor.
Assim, lista de material que vou precisar:
- 2 botões de pressão momentânea, um naturalmente fechado(OFF) e um naturalmente aberto(ON),
- 1 sensor de nível horizontal,
- 1 relé com controlo remoto naturalmente aberto,
- 1 relé 250v - 12v naturalmente fechado,
- 1 caixa estanque,
- tubo para passar o fio até à caixa estanque,
- fio(já tenho),
- transformador 12v 500ma(já tenho).
Assim, lista de material que vou precisar:
- 2 botões de pressão momentânea, um naturalmente fechado(OFF) e um naturalmente aberto(ON),
- 1 sensor de nível horizontal,
- 1 relé com controlo remoto naturalmente aberto,
- 1 relé 250v - 12v naturalmente fechado,
- 1 caixa estanque,
- tubo para passar o fio até à caixa estanque,
- fio(já tenho),
- transformador 12v 500ma(já tenho).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
eu sou um pouco pr'o "lento" e estou a achar estranho aínda ninguém ter pedido esclarecimentos sobre o circuito hidráulico e toda a gente ter avançado com dicas sobre a parte eléctrica.
Ninguém ter levantado dúvidas sobre depósitos em "série" e o último é que transborda e agora é vai ser controlado o nível.
Ohmico
eu sou um pouco pr'o "lento" e estou a achar estranho aínda ninguém ter pedido esclarecimentos sobre o circuito hidráulico e toda a gente ter avançado com dicas sobre a parte eléctrica.
Ninguém ter levantado dúvidas sobre depósitos em "série" e o último é que transborda e agora é vai ser controlado o nível.
Ohmico