Estou com um dúvida referente a combinação de bitolas de cabos, em minha casa estou com a seguinte situação, quando a casa foi construída foi utilizado nos condutores que vem do quadro geral do poste até o ponto de distribuição da casa as seguinte bitolas:
1 fio 10mm para fase
1 fio 2.5mm para Neutro
Eu ainda não tinha visto essa combinação e gostaria de perguntar aos senhores qual o risco desse tipo de combinação de cabos e se é permitido esse tipo de combinação?
Até onde eu sei deveria ser 2 bitolas 10mm 1 para fase e outra para neutro.
Não sei se postei a mensagem na secção correta, peço desculpas se estiver errado.
Dúvida combinação bitolas
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 ago 2015, 15:23
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Dúvida combinação bitolas
Boa noite.
Eu diria que esse cabo de 2,5mm2 está ai muito mal, mas sendo uma instalação no Brasil, e não conhecendo a legislação, é difícil ter a certeza.
De qualquer maneira, sendo a tensão de alimentação ai mais baixa do que aqui em Portugal, esse fio parece-me muito incorrecto.
Problemas que se podem verificar são o aquecimento e consequente destruição do fio, isto dependendo da potência dos equipamentos em uso na instalação.
Eu diria que esse cabo de 2,5mm2 está ai muito mal, mas sendo uma instalação no Brasil, e não conhecendo a legislação, é difícil ter a certeza.
De qualquer maneira, sendo a tensão de alimentação ai mais baixa do que aqui em Portugal, esse fio parece-me muito incorrecto.
Problemas que se podem verificar são o aquecimento e consequente destruição do fio, isto dependendo da potência dos equipamentos em uso na instalação.
-
- Registado: 22 ago 2015, 15:23
Quando era aprendiz, cheguei a ouvir uma barbaridade:
"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..."
Num circuito monofásico a corrente que circula na fase, circula no neutro.
Caso a secção seja diferente, o condutor de menor secção pode sofrer aquecimento (como já foi explicado pelo rainbow).
"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..."

Num circuito monofásico a corrente que circula na fase, circula no neutro.
Caso a secção seja diferente, o condutor de menor secção pode sofrer aquecimento (como já foi explicado pelo rainbow).
-
- Registado: 19 fev 2014, 12:32
pmoreira Escreveu:Quando era aprendiz, cheguei a ouvir uma barbaridade:
"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..."![]()
Boa tarde colegas.
Esta frase é fruto de uma certa confusão na parte teórica dos transformadores com a saída em estrela.
A teoria diz que em um sistema trifásico balanceado a soma das correntes das fases se anulam no Neutro. Isso é sim verdade é claro, mas somente a partir do ponto onde todas elas convergem. Antes disso acontecer toda corrente que passa pela fase também passa pelo neutro.
A ABNT recomenda que o condutor neutro seja da mesma seção do condutor fase até 25 mm.
Ao nosso amigo recomendo que se possível realize a substituição do cabo sim, pois como já foi dito antes, nesta situação ele está altamente susceptível ao sobre aquecimento.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Paulo Muynarsk Escreveu:pmoreira Escreveu:Quando era aprendiz, cheguei a ouvir uma barbaridade:
"este (fase) é que leva a corrente e por isso tem que ser mais "grosso", este (neutro) pode ser "fininho", pois só serve para potencial..."![]()
Boa tarde colegas.
Esta frase é fruto de uma certa confusão na parte teórica dos transformadores com a saída em estrela.
A teoria diz que em um sistema trifásico balanceado a soma das correntes das fases se anulam no Neutro. Isso é sim verdade é claro, mas somente a partir do ponto onde todas elas convergem. Antes disso acontecer toda corrente que passa pela fase também passa pelo neutro.
A ABNT recomenda que o condutor neutro seja da mesma seção do condutor fase até 25 mm. Em Portugal as regras técnicas vai mais longe ainda, só é possível reduzir a secção do neutro quando justificado e o condutor deve ter proteção contra sobre-intensidades, como se de fase tratasse. Para isso existem os disjuntores tetrapolares de In/2.
Ao nosso amigo recomendo que se possível realize a substituição do cabo sim, pois como já foi dito antes, nesta situação ele está altamente susceptível ao sobre aquecimento.