Bomba monofasica

Responder
saturno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 ago 2015, 19:18

Bomba monofasica

Mensagem por saturno »

Boa tarde, desde já agradeço toda ajuda e dicas que me possam dar.
Tenho um poço com 25 metros, e para tirar água tenho um motor monofasico submersível de 1,5 CV que debita 2900 litros, segue um tubo de polegada até ao autoclave de 200 litros, tudo ligado a um quadro eléctrico, no quadro eléctrico tem um condensador de 35 (), o motor não usa sondas, tem um mostrador no quadro que dá o valor de 6,0 EIL sem puxar água e a puxar água dá 9,5. Esta instalação tem 2 anos, no mostrador está regulado até 11,5 EIH ou seja deve ser uma protecção, e nos últimos tempos chega atingir 17 EIH e este desliga no quadro, tenho de rearmar e volta a funcionar, se não funcionar tenho de sangrar parte do autoclave e rearmar novamente, aí fica a funcionar 1 ou 2 dias até que surge novamente o problema. Ontem com um picheleiro foi substituído o condensador e uma válvula de retenção que está no tubo, o problema é que continua por ser descoberto o gato. :D
Anexos
Foto do quadro eléctrico
Foto do quadro eléctrico
Melhores cumprimentos.
saturno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Bomba monofasica

Mensagem por saturno »

Alguém tem uma dica onde posso encontrar o problema. Agradeço.
Melhores cumprimentos.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

mas substituiu o condensador porquê???

estava avariado?? mediu????

esse mostrador de que fala é um rele de protecção, se este desliga é porque excede a corrente de arranque e para evitar maior azar desliga-se

deve contactar um técnico de electricidade.....tenho a certeza que o picheleiro não lhe vai resolver o problema, normalmente agravam....e muito....
Jaime Reis
saturno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por saturno »

Obrigado, já contactei um electricista vem cá a casa amanhã, a ideia de substituir o condensador foi do picheleiro e não o vi a medir, de qualquer forma está guardado para uma eventualidade. Cumprimentos
Melhores cumprimentos.
saturno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por saturno »

Já agora há possibilidade de uma bomba avariar tão cedo?
Não é um pouco estranho, nestas situações não poderá ser de outro componente eléctrico, já que as tubagens foram revistas?
Melhores cumprimentos.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Pode ser de várias coisas, inclusivé problemas mecânicos ou electricos da bomba. Aguarde pela intervenção do técnico e diga algo.
Cps
A. Castro
saturno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por saturno »

Depois de uma "breve conversa" rasgadinha com o instalador na próxima terça-feira irá me substituir o motor por um novo já que parece que o defeito está no motor e não nos circuitos do quadro eléctrico. Desde já agradeço a vossa atenção e partilha. Cumprimentos
Melhores cumprimentos.
MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Mensagem por MPChambel »

um poço com 25 metros ? Não será um furo ? A água vem limpa ? A bomba deve ficar com aproximadamente menos 10% da profundidade do furo.
Podem tê-lo enganado e a bomba estar a apanhar "lixo".
Tenta subir o motor 1 ou 2 metros e vê se persiste.
Mas o electricista pode ter razão.
EIL é disparo por minma e EHL é por máxima.
mas parece-me que os valores estão muito dispares,eu quando instalo uma bomba com o consumo que essa tem de 10,1 deixo a máxima em 10,7 por ai e a minima em 9,5,podem existir problemas se tiver numa zona onde existam muitas oscilações de tensão o que também tem um código é o EUL e EUH que funciona entre tensões de 195 a 240V
esse relé tem um regulação de máxima e mínima,não tem sondas,mas dá para meter,se a bomba estiver presa ou parcialmente o consumo aumenta e dispara se existir falta de água o consumo diminui uma vez que não está sobre esforço e o consumo diminui,quem as vende diz para montar sem relés,caso a bomba tenha sido aplicada abaixo das indicações de quem abriu o furo e quem o abriu esteja certo em relação ao caudal tudo bem,mas senão não vejo que esse quadro possa ser uma grande protecção para a falta de água. È a minha opinião pessoal.
saturno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por saturno »

Obrigado MPC, pela informação que tive do técnico, o problema reside mesmo no motor e não na programação, a dúvida está num problema com as turbinas que podem estar com demasiada folga que poderá levar ao bloqueio ou no próprio motor, contudo fiquei satisfeito depois de ter falado com a pessoa certa que prontamente se prontificou a substituir a bomba por uma nova. Cumprimentos
Melhores cumprimentos.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”