Aerogeradores - duvida

Responder
analista
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 ago 2015, 19:46

Aerogeradores - duvida

Mensagem por analista »

Olá camaradas,

Tenho recentemente tido alguma curiosidade em perceber o funcionamento de aerogeradores, no entanto encontro-me com uma duvida em relação da necessidade do uso de um rectificador/inversor electrónico. Para quê da sua necessidade? Todas a maquinas possuem um, por norma? Agradecia um esclarecimento por parte de alguem com conhecimentos nesta area especifica.

Grato.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Aerogeradores - duvida

Mensagem por nelmindo »

analista Escreveu:Olá camaradas,

Tenho recentemente tido alguma curiosidade em perceber o funcionamento de aerogeradores, no entanto encontro-me com uma duvida em relação da necessidade do uso de um rectificador/inversor electrónico. Para quê da sua necessidade? Todas a maquinas possuem um, por norma? Agradecia um esclarecimento por parte de alguem com conhecimentos nesta area especifica.

Grato.
O conceito por detrás, é o mesmo do alternador dos carros. O alternador é uma máquina bastante simples, isto quando usa imans permanentes. Quando começa a deixar de os usar (quando começamos a aumentar o tamanho para acompanhar a potência exigida), começa a ter manutenção, mas não tanta como a dos dínamos, já que não tem coletor/escova, mas sim aneis/escova. Logo continua a ser uma máquina atractiva para produzir energia, em prol dos dínamos.

Ora se usa-se um alternador e quando é preciso converter para corrente continua logo usa-se o rectificador. Isto acontece nas potências baixas, em que se "consome-se" ou "armazena-se" tal e qual como sai.
Nos alternadores de alta potência, o melhor é converter em corrente continua e depois usar uma etapa de ondulação para obter corrente alternada. Como a corrente alternada tem uma característica, que é perfeitamente definida e com tolerâncias muito apertadas, os "vendedores" dessa energia, devem controlar a energia muito bem, dentro desse parâmetros definidos e uma das maneiras mais fáceis, é ter um inversor que permite fazer isso tudo... Já agora a característica apertada é a frequência e as rotações de um alternador, influência proporcionalmente essa mesma frequência. Se um alternador rodar a 300rps e produz uma tensão a 50hz, se diminuir para metade, vai diminuir para metade. Está a ver o problema dos produtores de energia, o vendo muda, logo...
Já agora o limite é
49,5 e 50,5 Hz (-1% e +1% de 50 Hz), durante 95% do tempo de medição de uma semana;
• 47 e 52 Hz (–6% e +4% de 50 Hz), durante 100% do tempo de medição de uma semana

Ou seja, nunca mas mesmo nunca pode passar acima dos 52Hz e abaixo dos 47Hz e deve-se manter +/-0.5Hz!!! durante a maior parte da semana (95% dessa semana) que se está a "vigiar"
https://provedordocliente.edp.pt/Files/ ... 060117.pdf
mitrax
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 15:40
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Re: Aerogeradores - duvida

Mensagem por mitrax »

Se não estou enganado, no caso dos geradores síncronos muitos vezes também são usados para fazer a excitação dos enrolamentos da máquina. Estou certo?
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”