Moradias multifamiliares - como fazer o projecto
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Moradias multifamiliares - como fazer o projecto
Boas.
ja me tem passado pelas maos varias moradias multifamiliares, e tenho feito só um projecto por edificio.
Mas divido-me no que toca à distribuição ITED a montante do ATI.
Por exemplo: quando sao duas moradias coladas, por vezes uso duas CEMUs e faço 1 projecto mas com duas insalaçoes totalmente independentes. na mesma situação tambem ja fiz o projecto com um ATE mas na parte dos cabos coaxiais, coloquei amplificadores dentro dos ATIs, porque nao tinha tomadas no ATE.
A minha pergunta é como voces andam a fazer estes projectos, uma vez que nestas moradias nao existem serviços comuns nem um quadro do "condominio" para ir buscar alimentaçao para os amplificadores.
ja me tem passado pelas maos varias moradias multifamiliares, e tenho feito só um projecto por edificio.
Mas divido-me no que toca à distribuição ITED a montante do ATI.
Por exemplo: quando sao duas moradias coladas, por vezes uso duas CEMUs e faço 1 projecto mas com duas insalaçoes totalmente independentes. na mesma situação tambem ja fiz o projecto com um ATE mas na parte dos cabos coaxiais, coloquei amplificadores dentro dos ATIs, porque nao tinha tomadas no ATE.
A minha pergunta é como voces andam a fazer estes projectos, uma vez que nestas moradias nao existem serviços comuns nem um quadro do "condominio" para ir buscar alimentaçao para os amplificadores.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Re: Moradias multifamiliares - como fazer o projecto
Projectos em separado. Apesar de serem geminadas (coladas) são duas instalações completamente independentes.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
entao e quando é que nas moradias germinadas se fazem o projecto em conjunto? só quando ha serviços comuns?
no manual ited diz que as moradias germinadas devem ser vistas como predios horizontais..
no manual ited diz que as moradias germinadas devem ser vistas como predios horizontais..
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
sim existindo serviços comuns(nas habitações geminadas) penso que podes optar ou faxer projecto em separado ou ver esse edificio como colectivo. quando não existem serviços comuns fazes um projecto para cada moradia.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
vi uma vez fazerem um so projecto com 2 CEMU e duas instalaçoes independentes num unico projecto numa situaçao parecida com esta. isto pk na camara é so um projecto de arquitectura que deu entrada. está correcto ou devo fazer 2 projectos?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Boas.carlos_cfr7 Escreveu:vi uma vez fazerem um so projecto com 2 CEMU e duas instalaçoes independentes num unico projecto numa situaçao parecida com esta. isto pk na camara é so um projecto de arquitectura que deu entrada. está correcto ou devo fazer 2 projectos?
A meu ver, 2 moradias geminadas são independentes (2 contadores de energia, etc...) logo, faz-se 2 projectos ITED.
Se tiverem serviços comuns, concordo com o exposto pelos users: trata-se de predio horizontal.
Agora, na Camara, embora só tenha dado entrada de 1 só projecto de arquitectura, acabam por ser 2 feacções autonomas certo? Então....2 projectos!
E qualquer duvida, coloca-se a questão na Camara em causa
(sim, porque por mais que queiramos nem todas processam as coisas por igual, com resultados finais semelhantes.... NOTA: soube ontem que uma Camara aqui perto não pedia os certificados de vistoria ás instalações eléctricas das moradias, algo que é necessário por Lei desde 1999...)
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
humm mas aqui na minha empresa, a arquitectura, estrutura, as aguas e esgotos e a termica é um projecto apenas. porque o edificio é apenas um. e sao especialidades que sao feitas por edificio. tinha pensado tambem fazer um projecto apenas, mesmo que fizesse as instalaçoes independentes. Na camara o termo de responsabilidade de arquitectura deu entrada como a construçao de moradia multifamiliar e nao como construçao de fracçoes autonomas. daí as minhas duvidas.
Vejam esta questao FAQ:
TG5. O que se deve ter em conta na elaboração de projectos ITED para moradias em banda? ___
___
De uma forma geral, as moradias em banda podem ser projectadas como se fossem um edifício desenvolvido na vertical, com as respectivas redes colectivas e individuais.
Importa ter em conta duas situações:
1) Se as moradias forem edifícios separados, pode considerar-se uma Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU) para cada moradia unifamiliar; e
2) Caso as moradias constituam apenas um edifício, pode considerar-se um Armário de Telecomunicações de Edifício (ATE) exterior.
A inexistência de um Quadro Eléctrico de Serviços Comuns conduz a que não exista instalação eléctrica no ATE. O facto deve ser referido e justificado no projecto.
Vejam esta questao FAQ:
TG5. O que se deve ter em conta na elaboração de projectos ITED para moradias em banda? ___
___
De uma forma geral, as moradias em banda podem ser projectadas como se fossem um edifício desenvolvido na vertical, com as respectivas redes colectivas e individuais.
Importa ter em conta duas situações:
1) Se as moradias forem edifícios separados, pode considerar-se uma Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU) para cada moradia unifamiliar; e
2) Caso as moradias constituam apenas um edifício, pode considerar-se um Armário de Telecomunicações de Edifício (ATE) exterior.
A inexistência de um Quadro Eléctrico de Serviços Comuns conduz a que não exista instalação eléctrica no ATE. O facto deve ser referido e justificado no projecto.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Duas moradias geminadas não é uma propriedade horizontal. Apenas nas propriedade horizontal se faz o projecto como se fosse um prédio. De resto é normalmente, fazes um projecto para cada moradia, pois cada lote pertence a uma só pessoa.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
telefonei para a anacom e disseram-me que se é um edificio e um projecto de arquitectura, o ited é so um projecto. mas é feito com 2 CEMUs e duas infraestruturas independentes.
e é um só lote, uma so moradia, mas multifamiliar. parece-me que o proprietario das duas fracçoes terá de ser o mesmo, mas poderá ser alugado a duas pessoas diferentes. deve ser a vantagem destas moradias.
e é um só lote, uma so moradia, mas multifamiliar. parece-me que o proprietario das duas fracçoes terá de ser o mesmo, mas poderá ser alugado a duas pessoas diferentes. deve ser a vantagem destas moradias.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Ok, boa explicação e boa dica 
Mas agora, se souberes responde:
1 fracção
1 moradia
2 proj ITED
mas...
e quanto ao abastecimento de energia eléctrica?
1 contador ou 2 ??

1 fracção
1 moradia
2 proj ITED
mas...
1 contador ou 2 ??
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
se é sobre esta moradia que estou a referir, é 1 moradia, 2 fracçoes, 1 projecto.gemini Escreveu:Ok, boa explicação e boa dica
1 fracção
1 moradia
2 proj ITED
mas...
1 contador ou 2 ??
1 projecto com 2 CEMUs e duas redes distintas. 2 contadores de electricidd, agua e gas.
é tipo: a propriedade é só uma. mas é para 2 utilizadores.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
O que perguntaste ao certo? A Anacom deve de estar maluca. Então eu compro uma moradia que está geminada com outra, e a moradia que compro é só metade.... Uma moradia geminada, quer dizer que é colada a outra moradia e não tem que ser o mirror da outra moradia. Hás-de perguntar aos senhores da Anacom como é que se faz na escritura lol.
Épa tou a comprar uma moradia mas está dividida em duas fracções, o que faz com que é só meia moradia... Sr. notário como faço???
A Anacom devia de estar a falar de propriedade horizontal, que muitas vezes se faz com moradias geminadas, que depois ou têm as garagens em comum, ou os pátios (jardins). Tens de ter em atenção a isso apenas. Se for esse o caso fazes como um prédio, se for como o exemplo que deste neste tópico, fazes um projecto para cada moradia, pois vais ter de entregar um projecto ao proprietário, e o proprietário do Lote "x" não tem nada que ver o projecto da casa do Lote "y". Já fiz vários projectos de moradias geminadas, e sempre fiz um projecto para cada moradia.
Épa tou a comprar uma moradia mas está dividida em duas fracções, o que faz com que é só meia moradia... Sr. notário como faço???
A Anacom devia de estar a falar de propriedade horizontal, que muitas vezes se faz com moradias geminadas, que depois ou têm as garagens em comum, ou os pátios (jardins). Tens de ter em atenção a isso apenas. Se for esse o caso fazes como um prédio, se for como o exemplo que deste neste tópico, fazes um projecto para cada moradia, pois vais ter de entregar um projecto ao proprietário, e o proprietário do Lote "x" não tem nada que ver o projecto da casa do Lote "y". Já fiz vários projectos de moradias geminadas, e sempre fiz um projecto para cada moradia.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
pois quando se faz um predio o proprietario é so um. o predio é um edificio e é feito um projecto de cada especialidade. independentemente do numero de fracçoes. O principio é o mesmo para as moradias germinadas. quer haja serviços comuns quer nao.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Não é bem assim, pelo que percebi, tem a ver é com o terreno. Eu posso ter um terreno e o meu vizinho outro e termos as moradias geminadas. O meu terreno estar em meu nome e o do meu vizinho no nome dele. Ai já são duas moradias, duas fracções, dois projectos.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
sim, concordo, se forem dois requerentes distintos, o termos tem que ser diferentes, logo tem que ser 2 projectos diferentes. mas a contruçao nestes casos normalmente é em nome de um só, ate costuma ser em nome do construtor, talvez para facilitar estas coisas e ser so um projecto para cada especialidade.