Balanced AC.

Responder
xandcg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jul 2015, 01:14

Balanced AC.

Mensagem por xandcg »

Boas!

Poderiam me informar se é permitido o uso doméstico de "Balanced AC" em Portugal? No caso estou falar do uso de transformador com o painel de distribuição e a fiação à passar pela parede e não de equipamentos portáteis.

Exemplo: http://equitech.com/products/wall/wall.html

Para a eventual instalação é necessário que o electricista possua alguma qualificação específica, ou algo assim?

A coisa não seria para toda a casa e sim limitada à algumas tomadas que seriam permanentemente utilizadas exclusivamente por equipamentos de áudio e, talvez, também para os computadores.

Obrigado,
Alexandre.
kurt
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2010, 18:06
Enviou: 1 vez

Re: Balanced AC.

Mensagem por kurt »

Boas,
Qual a principal razão de quereres usar este transformador?
att
xandcg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por xandcg »

Desde já agradeço a resposta!

Resposta objectiva: eliminação de todo ruído proveniente da rede eléctrica. Naturalmente ele não corrige problemas de variação de voltagem.

Resposta:

Para o final desse ano início do próximo vou mudar permanentemente para Portugal devido a negócios e, vou aproveitar para finalmente montar um sistema de áudio de dois canais que venho cuidadosamente planeando (e me preparando) nos últimos 5 anos.

Esses transformadores são utilizados principalmente em estúdios de gravação para os fins já citados. Consegue-se eliminar quase completamente todo tipo de ruído proveniente da rede eléctrica - coisa que nem sempre acontece com «transformadores isoladores» até porque os mesmos costumam gerar algum tipo de ruído próprio.

Não vou entrar no mérito técnico de seu funcionamento uma vez que não sou capaz de fazê-lo adequadamente, mas adiciono linkonde pode encontrar algumas explicações rápidas se interessar:

http://equitech.com/FAQ/whatis.html
http://equitech.com/FAQ/faq.html
https://www.gearslutz.com/board/masteri ... power.html

No meu caso em particular utilizarei em equipamentos valvulados ligados à colunas com cornetas extremamente eficientes (~112db/1W/1m) onde qualquer ruído por menor que seja, que numa coluna «normal» nem se quer é audível, nesse caso ficam mesmo altos. Assim todo ruído deve ser eliminado o quanto for possível.

As versões portáteis não são viáveis pois as colunas possuem sub-woofers activos, cada uma com 6 woofers de 16" com seu próprio amplificador independente de 1200W, precisaria de vários.

O maior problema do «Balanced AC» (não sei qual seria a tradução mais correcta), está em eventualmente/acidentamente ligar a algum equipamento que ainda possua o terra ligado na carcaça e levar uma bela «pancada».

Alexandre.
kurt
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2010, 18:06
Enviou: 1 vez

Mensagem por kurt »

Estudos sérios chegaram na conclusão que tais sistemas são ineficientes.
Artigo sobre estudo:http://www.byknirsch.com.br/artigos-03-03-rbav.shtml
att
xandcg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por xandcg »

Essa coisa dos ruídos provenientes da rede eléctrica é uma coisa que me deixa louco e nunca encontrei uma solução que funcionasse a 100%, sempre tem algum outro problema como consequência. De todos eles a rede balanceada é a mais fácil de solucionar os problemas resultantes da solução inicial.

Já pensei em utilizar baterias, mas então tem o problema que o inverter costuma ser mais «barulhento» que a rede eléctrica em uma zona residencial. A princípio seria possível ter um inverter «para áudio», silencioso, mas não faço a menor ideia onde conseguiria um para o tanto de corrente que preciso. Só ví esses inverters «silenciosos» em implementações bem pequenas dentro do próprio equipamento.

Os problemas apresentados no artigo, que inclusive é bem interessante e traz a tona algumas informações que não tinha conhecimento*, não são tão difíceis de resolver na prática:

1 - os ruídos electromagnéticos que entram após o transformador, pelos cabos etc., podem ser muito reduzidos com cabos «blindados»;
2 - no caso particular da Equitech, ela própria vende filtros RFI/EMI que podem ser instalados na saída do quadro;
3 - a questão do equipamento não desligar, eu já havia pensado e não teria problemas para o fabricante colocar dois fusíveis (um para cada fase balanceada);

A questão do aterramento é mesmo crucial para o funcionamento dos sistema! A minha ideia é ter um aterramento isolado somente para isso e, se o sítio permitir (ainda não comprei a a casa em que viverei) utilizar mesmo uma malha de aterramento maior que conseguir.

O que realmente me surpreendeu no artigo foi o resultado final, onde o som ficou pior do que antes e de forma exactamente inversa ao relatado por pessoas que conheço e que não gostam desse tipo de solução, por terem experimentado agudos e graves mais pronunciados do que gostariam. De facto a questão do pronunciamento maior dos graves é bem conhecido.

Também, os casos que presenciei em pequenos estúdios domésticos de amigos e outras pessoas que utilizam os equipamento portáteis, foram sempre de satisfatórios a um quase milagre (numa zona industrial). Todos eles utilizam equipamentos da Equitech ou BPT (Balanced Power Technologies) - o que poderia ter de diferente nesses equipamento? Não faço ideia.

EDIT: a única coisa que talvez seja diferente, pois creio que não há essa informação no artigo, é que as pessoas que conheço compraram transformadores com no mínimo o dobro da capacidade que precisavam. Isso poderia fazer a diferença nos resultados sonoros? Creio que dependendo da potência dos amplificadores, em especial dos graves, sim - nos chamados transientes.

Já não consigo pensar em outras soluções melhores... essas coisas todas dos ruídos é muito frustrante. Felizmente não compro nada sem antes presenciar ao menos uma implementação da coisa. Não que isso realmente garanta o bom funcionamento para mim, mas é melhor do que comprar baseado em marketing. :?

*Primeira conclusão: os sistemas balanceados têm por objetivo primordial a eliminação dos ruídos eletromagnéticos da linha de sinal! Porém não eliminam o conteúdo harmônico da rede elétrica!

Obrigado! :)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas "xandcg"

Actualmente com a electrónica nos equipamentos (lâmpadas, frigoríficos, máquinas de lavar,etc.) todos eles produzem harmónicas.
Harmónicas, só consegues "anular" com filtros "preparados" para a frequência em questão.
Se utilizares um transformador de isolamento, em que tenhas uma espira intermédia à terra, anula alguma interferência da rede, e depois filtros.
Podes usar um "sistema" que funciona bem num andar, e não funcionar correcto no andar do lado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
xandcg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por xandcg »

Boas!

Agradeço as colocações «kurt» e «Mário». :)

Assumo que não haveria problemas legais quanto a instalação do transformador, em todo caso devo continuar pesquisando as opções e ao que indica-se a melhor opção seria algo, ao menos parcialmente, «personalizado» às necessidades do caso concreto. Mas, creio que algo como indicado abaixo dariam o resultado procurando (assumindo que tudo caberia no orçamento):

Regulador de Voltagem -> Transformador Balanceado -> Filtros Eventualmente Necessários -> Cabos Double-Shield OFC

Se puderem fazer algum comentário relativamente aos efeitos desse «power conditioner» (a título de referência - link abaixo) em equipamentos de áudio, seria muito bom:

http://www.ustpower.com/sure-volt/

Obrigado!
Responder

Voltar para “Dúvidas”