Obrigatoriedade de Disjuntores Bipolares ou 1P+N

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Obrigatoriedade de Disjuntores Bipolares ou 1P+N

Mensagem por parreirajoao »

Sim, enganei-me.

Aqui vai:

Num local de habitação, terei de instalar disjuntores bipolares (2P) ou unipolares com corte de neutro (1P + N)?

Com vista a aumentar a segurança das pessoas, recomenda-se que, neste tipo de instalações, o seccionamento dos circuitos seja feito numa única manobra e afecte todos os condutores activos (incluindo o condutor de neutro) (RTIEBT 801.5.5.2)

nelmindo Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Nas FAQs da Certiel

Numa habitação, poderei executar um circuito para uma placa/forno/fogão a 2,5 mm2?

Não, segundo as RTIEBT este circuito deverá ser executado com uma secção mínima de 4mm2 (RTIEBT 801.5.8)

Assunto fora do contexto
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Não tenho conhecimento que seja obrigatório, mas sim aconselhável. Faço uso do conselho mesmo com neutro de secção igual ao de fase. Utilizo o DPN em quadros (distribuição parcial, anexos/automatismos/motores) e o bipolar/tri/tetra na ligação de máquinas/equipamentos. A única desvantagem é naturalmente o preço. Temos vantagem na protecção e resolução de problemas.
Cump,
maintenance
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2012, 17:14

Mensagem por maintenance »

boas, inscrevi me agora porque achei este forum magnifico bem como os membros que postam.

exponho a minha 1ª duvida relacionada com este topico:

posso usar 1 diferencial tetrapolar 400 V 30ma no lugar de um monofasico bipolar para 230 V? aproveitando 2 dos polos do tetrapolar em questao?

grato pelo que me possam esclarecer
johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Mensagem por johnytalker »

Sim, pode.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

maintenance Escreveu:boas, inscrevi me agora porque achei este forum magnifico bem como os membros que postam.

exponho a minha 1ª duvida relacionada com este topico:

posso usar 1 diferencial tetrapolar 400 V 30ma no lugar de um monofasico bipolar para 230 V? aproveitando 2 dos polos do tetrapolar em questao?

grato pelo que me possam esclarecer
Como disse o colega anterior pode, mas atenção que deverá utilizar o pólo do neutro, que normalmente está identificado no aparelho.

Cumps.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não se esqueça que deve utilizar o polo de fase que também alimenta o botão de teste.

ohmico
eengcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2015, 18:17

Mensagem por eengcabral »

Boas a todos os intervenientes nesta "discussão", mas deparo-me que por hábito se apelidou os disjuntores 1P+N de bipolares, não sendo de todo correcto fazê-lo, pois os Bipolares têm utilizações especificas e diferênciadas dos 1P+N.
Corrijam-me se estiver errado

Cumprimentos
CABRAL
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

eengcabral Escreveu:Boas a todos os intervenientes nesta "discussão", mas deparo-me que por hábito se apelidou os disjuntores 1P+N de bipolares, não sendo de todo correcto fazê-lo, pois os Bipolares têm utilizações especificas e diferênciadas dos 1P+N.

Cumprimentos
Continua a ser um disjuntor bipolar, apenas com proteção na fase. Da mesma maneira existe tetrapolares, em que não existe proteção do neutro e ainda existe aqueles em que a proteção no neutro é apenas de metade da intensidade estipulada das fases...

Desta forma, quando indicamos um 1P+N, apenas estamos a diferenciar dos 2P.
Não vamos dizer que é um disjuntor unipolar, com interruptor para neutro incorporado...
Depois, que a polaridade não é exclusiva das fases.
quantidade de pólos: 2
http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /18322.htm
eengcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2015, 18:17

Mensagem por eengcabral »

Nelmindo, não concordo, o bipolar utiliza-se para protecção de duas fases como por exemplo circuitos que são alimentados por transformador de isolamento.
1P+N (foi o link que colocou) não faz protecção ao Neutro, nem nunca ouvi tal coisa de montar disjuntor em neutros...quanto muito o equipamento faz corte ao neutro.
att
CABRAL
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

eengcabral Escreveu:Nelmindo, não concordo, o bipolar utiliza-se para protecção de duas fases como por exemplo circuitos que são alimentados por transformador de isolamento.
1P+N (foi o link que colocou) não faz protecção ao Neutro, nem nunca ouvi tal coisa de montar disjuntor em neutros...quanto muito o equipamento faz corte ao neutro.
att
E? O neutro não é um condutor activo? Não é um pólo o neutro? Não reparou no catálogo do fabricante, que diz "quantidade de pólos: 2"? Se tem dois, por alma de quem é vai-se chamar unipolar?
Porque é que por não fazer protecção ao neutro, o disjuntor perde "um pólo"?
E já agora, sim esse disjuntor faz corte do neutro... pode não o proteger, mas fica cortado quando há um defeito na fase.
hf999
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 jul 2015, 10:56

Mensagem por hf999 »

segue ajuda
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”