Mau contato aumenta consumo
Mau contato aumenta consumo
Porque dizem que um mau contato aumenta o consumo? Não seria mais correto dizer que desperdiça energia ?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Mau contato aumenta consumo
Os dois conceitos estão corretos. Eu como utilizador consumo energia. Posso é desperdiçar alguma dela, se não produzir trabalho com ela.kurt Escreveu:Porque dizem que um mau contato aumenta o consumo? Não seria mais correto dizer que desperdiça energia ?
Se você tem um chuveiro de 5000w em 220v você tem 22,7a. Se a conexão do chuveiro tem mau contato a corrente
diminúi, então como é que tem aumento no consumo?
Isso não sei mas eu compraria um extintor, não fosse o azar acontecer...kurt Escreveu:Se você tem um chuveiro de 5000w em 220v você tem 22,7a. Se a conexão do chuveiro tem mau contato a corrente

A verdade é que não existe aumento de consumo, como alguns dizem ,
mas apenas, desperdício de energia com risco de incendio.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
E se for um motor trifásico, também se processa da mesma maneira?kurt Escreveu:A verdade é que não existe aumento de consumo, como alguns dizem ,
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Com certeza, Mario. O que acontece no mau contato é que temos um ponto de resistencia consideravel que com a circulação da corrente se transforma num elemento em série gerando calor.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, o seu ponto de vista está correto.kurt Escreveu:Se você tem um chuveiro de 5000w em 220v você tem 22,7a. Se a conexão do chuveiro tem mau contato a corrente
O meu ponto de vista estava virado para a parte de que se um determinado processo precisa de uma determinada quantidade de energia, se a potência diminui, o tempo necessário para entregar a mesma energia, terá que ser maior. Quanto mais tempo estiver a desperdiçar energia, maior será o consumo global.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
tem a certeza que diminiu????kurt Escreveu:Se você tem um chuveiro de 5000w em 220v você tem 22,7a. Se a conexão do chuveiro tem mau contato a corrente
com maus apertos normalmente tem quedas de tensão elevadas.....mas a potencia é a mesma....a lei de joule mantem-se...
o mais certo é arder tudo , pois com o respectivo mau aperto a secção diminui...e a corrente admissivel é menor , mas a verdade é que existe um aumento exponencial de corrente a passar no mesmo ponto...lei de joule...essa não muda!!!
é a minha ideia...se calhar estou errado
Jaime Reis
Jaime,
O mau contato significa colocar mais resistencia em série, onde a corrente diminúi e a tensão se divide entre a carga e o mau contato.
Como potencia é tensão x corrente, a menor corrente provoca uma menor potencia.
O mau contato significa colocar mais resistencia em série, onde a corrente diminúi e a tensão se divide entre a carga e o mau contato.
Como potencia é tensão x corrente, a menor corrente provoca uma menor potencia.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
resistências em serie a corrente baixa?
reveja um simples circuito resistivo como divisor de tensão...para uma mesma carga, vá colocando resistências...meça a tensão....é esta que diminui...a corrente não
mas sim, aceito que no caso de um mau aperto existam perdas....por calor.....
reveja um simples circuito resistivo como divisor de tensão...para uma mesma carga, vá colocando resistências...meça a tensão....é esta que diminui...a corrente não
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
E o que acontece ao motor? gasta mais amperes?kurt Escreveu:Com certeza, Mario. O que acontece no mau contato é que temos um ponto de resistencia consideravel que com a circulação da corrente se transforma num elemento em série gerando calor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,jaimereis Escreveu:resistências em serie a corrente baixa?
E a lei de ohm? Ao aumentar a resistência não baixamos a corrente? Penso que sim. A tensão baixava se colocássemos mais resistências em paralelo e a fonte não tivesse capacidade de fornecer a corrente solicitada.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Exatamente, em dúvida, usem a lei de Ohm.
220V : 10R = 22A, aumentando a resistencia para 20R, temos:
220V : 20R = 11A, simples.
E resistencias em paralelo não fazem baixar a tensão, a tensão
se mantém, mas a corrente é dividida entre as resistencias.
220V : 10R = 22A, aumentando a resistencia para 20R, temos:
220V : 20R = 11A, simples.
E resistencias em paralelo não fazem baixar a tensão, a tensão
se mantém, mas a corrente é dividida entre as resistencias.
Última edição por kurt em 28 jul 2015, 17:47, editado 1 vez no total.