Bom dia
Gostaria de esclarecer uma questão relacionada com a passagem de cablagem através de uma manga ou tubo anelado.
É possivel a passagem na mesma manga ou tubo da linha de tomadas(2,5mm) e da linha de iluminação(1,5mm)? A manga tem o diâmetro suficiente para todos os condutores, a duvida é saber se é boa prática ou se não devo fazê-lo.
Obrigado
Paulo
Dúvida instalação elétrica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 27 abr 2011, 15:20
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Re: Dúvida instalação elétrica
Está mal a pergunta! e não dá para perceber!
A instalação é interior ou exterior?
A manga será para exterior.
O tubo para interior ?
Tecnicamente será má prática !
Anos atrás fazia-se esse tipo de instalação!
Hoje circuitos separados!
Depende do que quiser fazer?
Pelo que dá entender quer fazer na tubagem de circuito tomadas existente passar condutores para uma tomada ligada com interruptor ? será?
Tem dar mais dicas.
Não somos bruxos!
A instalação é interior ou exterior?
A manga será para exterior.
O tubo para interior ?
Tecnicamente será má prática !
Anos atrás fazia-se esse tipo de instalação!
Hoje circuitos separados!
Depende do que quiser fazer?
Pelo que dá entender quer fazer na tubagem de circuito tomadas existente passar condutores para uma tomada ligada com interruptor ? será?
Tem dar mais dicas.
Não somos bruxos!
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
O Regulamento não o permite. Circuitos diferentes só com protecções adequadas. Já foi debatido aqui no Fórum.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 27 abr 2011, 15:20
Boa tarde
Peço desculpa por não ter sido suficientemente claro na minha dúvida, mas pelo que li das respostas, deu para perceber que o que pretendo não é de todo correto.
Devo para cada linha ter manga(interior) independente.
Obrigado pelo esclarecimento.
Paulo
Peço desculpa por não ter sido suficientemente claro na minha dúvida, mas pelo que li das respostas, deu para perceber que o que pretendo não é de todo correto.
Devo para cada linha ter manga(interior) independente.
Obrigado pelo esclarecimento.
Paulo
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Regulamentarmente deverá utilizar tubagens independentes para circuitos de iluminação e para circuitos de tomadas.
Regulamentarmente deverá utilizar tubagens independentes para circuitos de iluminação e para circuitos de tomadas.
oliveiralopespaulo Escreveu:Bom dia
Gostaria de esclarecer uma questão relacionada com a passagem de cablagem através de uma manga ou tubo anelado.
É possivel a passagem na mesma manga ou tubo da linha de tomadas(2,5mm) e da linha de iluminação(1,5mm)? A manga tem o diâmetro suficiente para todos os condutores, a duvida é saber se é boa prática ou se não devo fazê-lo.
Obrigado
Paulo
Cpts.
Energy
Energy