Contadores "parciais"

Responder
PedroMartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jul 2015, 16:15

Contadores "parciais"

Mensagem por PedroMartins »

Boa tarde,
Tenho uma questão, que talvez algum de vós me possa esclarecer...
Tenho um projecto para aluguer de espaços independentes, cerca de dez, mas precisava de saber os consumos electricos de cada um deles em separado, para divisão da conta global no final de cada mês.
As instalações são tipo contentores escritório, com fornecimento electrico através de uma tomada. Existe algum periférico simples que possa ser ligado a cada um, ou terei que fazer um super quadro com contadores parciais?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Contadores "parciais"

Mensagem por Mário »

Boas
PedroMartins Escreveu:Boa tarde,
Tenho um projecto para aluguer de espaços independentes, cerca de dez, mas precisava de saber os consumos electricos de cada um deles em separado, para divisão da conta global no final de cada mês.
As instalações são tipo contentores escritório, com fornecimento electrico através de uma tomada. Existe algum periférico simples que possa ser ligado a cada um, ou terei que fazer um super quadro com contadores parciais?
Podes pôr cada contentor com um contador na entrada, já não ficam todos juntos. Há contadores que podem ficar junto dos disjuntores e ocupam 6 módulos (creio eu). Mas fala com o projectista.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

PedroMartins Escreveu:Boa tarde,
Cuidado com a revenda de energia, já que a mesma não tem apoio legal.
PedroMartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado pelas respostas.
Quanto à revenda, não é essa a situação, pois é apenas uma forma de divisão da conta mais justa, mas passo a explicar melhor o que preciso, ou queria conseguir:
Tenho um projecto de criação de um núcleo para aluguer de espaços a artistas plásticos. Uma das opções passa por espaços no exterior, que tinha pensado serem contentores escritório. Uma vez que conforme a utilização o consumo de energia varia muito, uma das opções seria cada um pagar só a percentagem que consumia, daí querer tentar obter uma forma de o quantificar.
A opção nunca poderia ser muito dispendiosa, pois nesse caso mais valia ser eu a pagar qualquer consumo excessivo, pois tenho a ideia que um contador com equipamento de contagem nos disjuntores seria muito caro.
Qualquer ideia ou solução que tenham será muito bem vinda
luisprs@gmail.com
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 jul 2015, 00:12

Mensagem por luisprs@gmail.com »

Olá,

Consegues comprar um contador de energia por cerca de 15 euros... tem de ser é analógico e teres espaço para o montar...

Abraço,
LPRS
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

PedroMartins Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Quanto à revenda, não é essa a situação, pois é apenas uma forma de divisão da conta mais justa, mas passo a explicar melhor o que preciso, ou queria conseguir:
Tenho um projecto de criação de um núcleo para aluguer de espaços a artistas plásticos. Uma das opções passa por espaços no exterior, que tinha pensado serem contentores escritório. Uma vez que conforme a utilização o consumo de energia varia muito, uma das opções seria cada um pagar só a percentagem que consumia, daí querer tentar obter uma forma de o quantificar.
A opção nunca poderia ser muito dispendiosa, pois nesse caso mais valia ser eu a pagar qualquer consumo excessivo, pois tenho a ideia que um contador com equipamento de contagem nos disjuntores seria muito caro.
Qualquer ideia ou solução que tenham será muito bem vinda

Continua a ser revenda.
Imagine que um deles exige factura do que paga? Está no seu direito, porque lhe interessa não trabalhar no "escuro" e precisa declarar onde gasta os rendimentos dele. Quem vai passar a parte dele?
Imagine que um deles se recusa a pagar. Vai-lhe cortar a luz? Com que direito ou onde se vai basear para fazer essa "retaliação"?

Já reparou que os parques de campismo não lhe cobram a quantidade, mas sim o acesso? É por essa razão mesmo. Não se pode fazer revenda de energia.
PedroMartins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado pela info sobre o valor dos contadores, e penso que espaço não será problema, mas é uma questão para ver com o técnico.
Quanto à revenda, obrigado pela chamada de atenção... Já tive uma situação de espaços anterior e, como eram todos amigos, a coisa funcionava bem, mas sem dúvida que existem questões que será preciso acautelar. Vou ter de pensar mais um bocadinho no assunto.
Muito obrigado a todos pela ajuda
Responder

Voltar para “Dúvidas”