Alternar equipamentos será necessário?

Responder
maravedi
Curioso
Curioso
Registado: 22 ago 2014, 20:06

Alternar equipamentos será necessário?

Mensagem por maravedi »

Caros,

tenho uma instalação com 2 motores trifásicos (Grupo de Frio e Bomba de água) cujo arranque acontece por "ordem" de contactores ligados a sensores (de temperatura para o frio e de nivel para a bomba de água.

O problema é que por vezes quando estão em simultãneo fazem disparar o limitador da EDP... acredito que seja a potencia que esteja a trabalhar no limite, mas acho estranho nunca disparar no arranque que seria quando teoricamente existe maior esforço. O que acontece é que só ao fim de 3/4 minutos a trabalhar em simultâneo é que fazem disparar o limitador....

Mas pronto, acreditando que seja da falta de potencia, lembrei-me de alternar o funcionamento dos equipamentos, pois a bomba de água apenas trabalha 10 minutos por dia... e por tão pouco não queria estar a pagar por mais potencia na EDP.

Assim,
Eu queria que quando a bomba agua está a trabalhar, o frio não desse arranque e só arrancaria quando a bomba desligasse.

Existe alguma solução simples?

Estou a pensar colocar um temporizador no sensor do contactor do Frio que impedia que ele disparasse no periodo de X minutos que coincidira com a hora que a bomba de água funciona. Esta parece uma solução que funcionaria, mas queria saber se existem outras alternativas.
O ideal era que um dos contactores (o da bomba por exemplo) funcionasse como "ponte", ou seja,quando armado, cortava a corrente do grupo de frio, mas honestamente não sei se isso será possivel e se seria viável.

Alguma ideia?
Obg
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Alternar equipamentos será necessário?

Mensagem por Mário »

Boas
maravedi Escreveu:Caros,
tenho uma instalação com 2 motores trifásicos (Grupo de Frio e Bomba de água) cujo arranque acontece por "ordem" de contactores ligados a sensores (de temperatura para o frio e de nivel para a bomba de água.
O problema é que por vezes quando estão em simultãneo fazem disparar o limitador da EDP... acredito que seja a potencia que esteja a trabalhar no limite, mas acho estranho nunca disparar no arranque que seria quando teoricamente existe maior esforço. O que acontece é que só ao fim de 3/4 minutos a trabalhar em simultâneo é que fazem disparar o limitador....
Mas pronto, acreditando que seja da falta de potencia, lembrei-me de alternar o funcionamento dos equipamentos, pois a bomba de água apenas trabalha 10 minutos por dia... e por tão pouco não queria estar a pagar por mais potencia na EDP.
Assim,
Eu queria que quando a bomba agua está a trabalhar, o frio não desse arranque e só arrancaria quando a bomba desligasse.
Existe alguma solução simples? Sim
Estou a pensar colocar um temporizador no sensor do contactor do Frio que impedia que ele disparasse no periodo de X minutos que coincidira com a hora que a bomba de água funciona. Esta parece uma solução que funcionaria, mas queria saber se existem outras alternativas.
O ideal era que um dos contactores (o da bomba por exemplo) funcionasse como "ponte", ou seja,quando armado, cortava a corrente do grupo de frio, mas honestamente não sei se isso será possivel e se seria viável. Sim é.
Alguma ideia?
Obg
Sim, não é necessário temporizador!
Se a bomba de agua em funcionamento é mais importante que o "frio" é só teres um contacto ou dois a dar "cortar" o sinal.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
maravedi
Curioso
Curioso

Mensagem por maravedi »

Mário Escreveu: Se a bomba de agua em funcionamento é mais importante que o "frio" é só teres um contacto ou dois a dar "cortar" o sinal.
Mas como posso fazer isso se os contactores estão ligados a sensores?
Punha mais um contactor ligado a seguir ao que já existe?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

maravedi Escreveu:
Mário Escreveu: Se a bomba de agua em funcionamento é mais importante que o "frio" é só teres um contacto ou dois a dar "cortar" o sinal.
Mas como posso fazer isso se os contactores estão ligados a sensores?
Punha mais um contactor ligado a seguir ao que já existe?
Independente dos sensores, quem manda são as bobines.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Tens contactos auxiliares no contactor da bomba de água, é só jogares com eles de forma a fazeres encravamento eléctrico no contactor do grupo de frio, no máximo tens de usar um relé intermédio.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Antes de fazer qualquer manobra, uma pergunta:
qual a relação entre o grupo de frio e a bomba de água?

Cps
A. Castro
nonuke
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Has thanked: 1 time

Mensagem por nonuke »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Antes de fazer qualquer manobra, uma pergunta:
qual a relação entre o grupo de frio e a bomba de água?

Cps
A. Castro

De acordo com a informação fornecida, não existe qualquer relação entre os dois, mas podem funcionar em simultâneo.

Para clarificar o que já foi escrito anteriormente, deve intercalar no arranque do grupo de frio um contacto auxiliar NF do contactor da bomba de água.
Se o contactor não tiver esse contacto, deve adicioná-lo ou então ligar um relé em paralelo com o contactor para que possa ter o contacto NF disponível.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Não vi escrito que não estavam interligados... mas também não li que estavam...
Imaginemos que estarão e que o grupo de frio não pode trabalhar sem a bomba... Vai ser o caos se se utilizar esses contactos.
Qustões importantes para quem está de fora da situação:
O grupo de frio é para arrefecer água ou ar?
Se for para arrefecer ar, tudo bem, não haverá problema, excepto se for para a condensação a água
Se for para água fria que relação existe entre a bomba e o grupo de frio?
Cps
A. Castro
maravedi
Curioso
Curioso

Mensagem por maravedi »

Boas,

Obrigado por todas as respostas... estive de férias e deixei este assunto arrefecer :D

O que tenho é:
Um equipamento de frio (frigorífico)
Bomba de água de um furo para alimentar agua a um sistema de rega. O furo dispara com sensor de pressão

Ambos os equipamentos têm obviamente contactores.

As minhas duvidas são:
- Porque o limitador da EDP só dispara ao fim de 3/4 minutos de trabalho em simultâneo e não no arranque que é quando teoricamente há maior necessidade de potência? alguma ideia?
- Como posso fazer uma ligação viável sem implicar aumentar a potencia contratada, já que a bomba de água apenas trabalha 10min/dia?

A minha ideia era: sempre que a bomba de água disparasse, desligava o equipamento de frio, mas o contactor que esta na bomba de água é NO logo não consigo fazer isso de forma "simples".

O que fiz foi:
coloquei um relógio temporizador na alimentação do frio, programado para desligar à hora que a bomba de água arranca. volta a ligar ao fim de X minutos que é o tempo que a bomba necessita estar ligada.

Por segurança, e como o contactor do equipamento de frio possui uma via livre NC, liguei lá o sensor de pressão que faz disparar a bomba de água, assim se por acaso a pressão cair num momento em que o frio esteja em esforço, a bomba de água não arranca para que os 2 equipamentos nunca trabalhem em simultâneo e com isso corria o risco de um quadro disparar num momento que ninguém notava e lá perdia eu tudo o que estava no frio.

Esta solução tem resultado, mas preferia algo do gênero, se a bomba da agua liga, então o frio desliga... mas não vejo alternativa a não ser que eu substituísse o contactor da bomba de agua por um que tivesse uma via NC e ai fazia passar a alimentação do frio no lugar do relógio temporizador.

Conseguem vislumbrar alguma outra solução?

Uma vez mais obrigado pelos comentários e votos de boas energias.
Cumprimentos
RR
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Como é que o colega Maravedi se dá com a electricidade?
O facto de só ter um contacto NO não é impedimento para a realização de encravamento
electrico entre a bomba e o frogorifico.
Esse frigorifico é monofásico ou trifásico?

Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Dúvidas”